Como Daniel Alves pode mudar o São Paulo?
Se o mês dos Jogos Olímpicos foi a glória para o jogador Daniel Alves, o mesmo não se pode dizer de seu atual clube, o São Paulo. Isso porque o experiente jogador da seleção brasileira olímpica conseguiu somar seu segundo ouro consecutivo no futebol masculino. Ao mesmo tempo, o time do São Paulo passou por sérias dificuldades para vencer jogos na Série A.
Se no início dessa temporada a associação entre apostas esportivas e SPFC era em relação ao “Soberano” ser um dos favoritos para conquistar o Brasileirão, atualmente essa realidade mudou, uma vez que o time esteve na zona de rebaixamento durante várias rodadas e os próprios torcedores parecem não acreditar que o time vai conseguir terminar no G4.
Porém, a verdade é que, após quase um mês de ausência, o jogador mais experiente e carismático do time, Daniel Alves, retornou finalmente ao time e claramente motivado pelo resultado em Tóquio. Diante desse cenário é de esperar que o jogador, que conta com 44 títulos em sua vasta carreira, possa liderar o time na próximas partidas e conseguir salvar essa temporada, que começou de forma ruim para o histórico clube brasileiro.
Daniel Alves é um dos claros líderes do elenco
Não foi coincidência a ausência de Daniel Alves ter acontecido durante o pior “arranque” do São Paulo no Brasileirão desde há muitas temporadas. Na verdade, foram precisas 15 rodadas para que o time conseguisse somar sua 3ª vitória, o que claramente indica uma enorme dificuldade em conseguir desiquilibrar e marcar gols. O que estaria acontecendo, então, uma vez que o elenco do São Paulo é considerado um dos mais fortes e equilibrados do futebol brasileiro?
De acordo com o seu próprio técnico, Hernán Crespo, as lesões dos jogadores em nada contribuíram para o fraco desempenho da equipe. Entretanto, ficou clara que a ausência prolongada do maior líder do vestiário teve um impacto negativo no desempenho dentro de campo dos jogadores mais jovens do clube. Fica a pergunta: será que a liderança e a grande carreira do lateral bicampeão olímpico serão inspiradores para esses jogadores na segunda metade do Brasileirão?
Publicamente, Daniel Alves garantiu que sua participação bem-sucedida nos Jogos Olímpicos ajudou ainda mais a elevar o nome e reputação do time do São Paulo no mundo do futebol. Contudo, a verdade é que nesse período o time andou pela zona de rebaixamento, algo que em nada agradou aos torcedores, acabando por prejudicar a própria força e reputação do clube.
Como Daniel Alves irá se encaixar nessa equipe?
Tendo uma das carreiras mais bem-sucedidas do mundo do futebol nos últimos 20 anos, Daniel Alves sempre conseguiu somar muita qualidade a todas as equipes onde esteve presente, apresentando um jogo muito técnico, rápido e com facilidade em desequilibrar no setor ofensivo. Raramente o jogador não era um dos astros dos times, mesmo no Barcelona de Messi e Ronaldinho, por exemplo.
Não será tão difícil imaginar Daniel Alves no time titular do São Paulo nas próximas temporadas, uma vez que possui uma ótimo capacidade para “cobrir” a lateral direita e o meio de campo até hoje, sendo muito competente nos setores defensivo e ofensivo como poucos laterais no mundo.
Em uma fase em que o técnico do São Paulo admite a possibilidade de poder jogar com 5 zagueiros, incluindo dois laterais mais adiantados e com atuação mais ofensiva, Daniel Alves poderá se encaixar com perfeição nesse time.
Grandes clubes interessados no craque
Outra prova da qualidade de Daniel Alves é que o jogador, apesar de sua idade avançada (38 anos), continua sendo seguido e desejado por grandes clubes do futebol europeu. Atualmente, muitos são os rumores que garantem que o clube espanhol, Sevilha, tem interesse no retorno do jogador ao futebol espanhol, onde foi muito feliz durante tantos anos.
Mesmo com algumas questões no pagamento do seu “direito de imagem”, é verdade que, publicamente, o jogador já garantiu que está 100% no São Paulo e tem a ambição de levar o clube a vôos mais altos nessa temporada, no mínimo, de retornar a figurar no tão desejável G4 do Brasileirão.
Foto de capa: Divulgação
Categorias: Futebol / Opinião / ParceirosPágina inicial