Celtic
Celtic Football Club
Scottish Football Association - SFA
Data de fundação: 06/11/1888
Apelidos: The Bhoys, The Hoops
Cidade: Glasgow
Site oficial:
História:
O Celtic foi fundado em 1888 na Igreja de St Mary Hall, em Glasgow, pelo monge Walfrid Kerins, nascido na Irlanda. O objetivo central era arrecadar fundos para ajudar seus compatriotas que viviam no leste de Glasgow e passavam por sérias dificuldades financeiras. Dessa maneira, a torcida do Celtic (o nome é uma homenagem ao país do fundador) é formada, sobretudo, por escoceses católicos e descendentes de irlandeses.
Até 2014, com 45 títulos do Campeonato Escocês, 36 da Copa da Escócia e 14 da Copa da Liga Escocesa, o Celtic é um dos maiores campeões nacionais do mundo. No entanto, sua maior façanha extrapola os limites do país e mesmo da Grã-Bretanha. Na temporada 1966-67, o Celtic ganhou a Liga dos Campeões da UEFA, sendo o primeiro representante britânico a conquistar a mais importantes competição de clubes da Europa. Na decisão, venceu a Internazionale por 2x1 na capital lusitana, e por isso, o clube recebeu a alcunha de Leões de Lisboa. O detalhe curioso é que apesar de a Liga dos Campeões da UEFA reunir jogadores de todos os cantos do mundo, naquele ano, a equipe do Celtic era formada somente por jogadores nascidos nas proximidades de Glasgow.
No Celtic Park, The Bhoys atuam com camisas listradas horizontalmente em verde e branco (o verde é a cor mais associada à Irlanda, e está presente na bandeira nacional representando os cristãos do país). O escudo também é uma alusão à origem de seu fundador e de boa parte da torcida. Além de ser formado pelas cores verde e branca, já carregou uma Cruz Céltica, um shamrock (trevo usado pelo santo e padroeiro da Irlanda, São Patrício) e desde os anos 70, é representado por um trevo de quatro folhas. Em 2007, para comemorar os 40 anos do título europeu, o Celtic utilizou um escudo contendo as frases 25 MAIO 1967 – LEÕES DE LISBOA – 40º ANIVERSÁRIO.