Instagram Facebook Twitter Youtube Pinterest Linkedin

PT ES EN
Colo-Colo

Colo-Colo

Club Social y Deportivo Colo-Colo

Federación de Fútbol de Chile

Data de fundação: 19/04/1925

Apelidos: El Colo, Eterno Campeón, Cacique

Cidade: Santiago

Site oficial: www.colocolo.cl

História:

Em 1925, uma crise entre dirigentes e jogadores do Club Social y Deportivo Magallanes culminou com a saída de alguns atletas que exigiam mudanças no clube. Os “rebeldes”, liderados por David Arellano, decidiram então, fundar uma nova agremiação. Dessa maneira, em 15 de abril do mesmo ano, surgia em Santiago, o Colo-Colo Foot-Ball Club – o nome é uma homenagem ao cacique Colo-Colo, herói indígena da tribo Mapuche, na Guerra de Arauco durante o século XVI.


Graças às excursões que fazia pelo Chile e pela Europa, o Colo-Colo já em seus primórdios se transformara em um dos clubes mais populares do país. Em 1937, quatro anos após a profissionalização do futebol chileno, os ”Caciques“ alcançavam seu primeiro título nacional. Até 2012, é o maior vencedor de campeonatos chilenos, com 29 conquistas. No entanto, o sucesso do Colo-Colo extrapola as fronteiras do país. No início dos anos 90, o clube viveu sua época de ouro, tendo conquistado a Libertadores de 1991, contra o Olímpia (PAR) e a Recopa e Copa Interamericana de 1992, em cima do Cruzeiro (BRA) e Puebla (MEX), respectivamente.


Desde os primórdios, o Colo-Colo adotou o branco, que simboliza pureza, e o preto, que representa seriedade, como suas cores oficiais. Reinaugurado em 1989, o Estádio Monumental David Arellano costuma receber as partidas do clube. Em casa, atua com camisa branca, short preto e meiões brancos. A disposição do uniforme reserva é, justamente, a contrária. No peito esquerdo, os jogadores carregam o escudo do clube que a partir da década de 50 passou a trazer a imagem de um índio. Acima do distintivo, o Colo-Colo usa uma tarja preta em luto pela morte de seu principal fundador (até 1971, a tarja preta permanecia no braço). David Arellano morreu em 03 de maio de 1927, vítima de peritonite devido a um golpe sofrido no dia anterior em um amistoso contra o Real Valladolid, na Espanha.

Veja também

Google+