Cruz Azul
Cruz Azul Fútbol Club
Federación Mexicana de Fútbol
Data de fundação: 22/05/1927
Apelidos: La Máquina Azul, Los Blanqui-Azules
Cidade: Cidade do México
Site oficial: www.cruzazulfc.com
História:
O Cruz Azul foi fundado em 22 de maio de 1927 por iniciativa de funcionários da Compañía Cementos Cruz Azul, empresa de construção civil situada na cidade de Jasso, estado de Hidalgo, no México – posteriormente, o clube mudaria a sede para a Cidade do México. Foram mais de 30 anos no amadorismo até que em 1960, o diretor Guillermo Álvarez Macías resolveu inscrever o clube na 2ª divisão da liga nacional.
Quatro anos mais tarde, o clube conquistaria o acesso à elite e já em 1968-69 chegou aos títulos do Campeonato e da Copa do México. Muitos se surpreenderam com sua rápida ascensão e mal podiam imaginar que o Cruz Azul dominaria o futebol nacional entre os anos de 1970 e 1980 com outros sete títulos do Campeonato Mexicano. Não bastasse o sucesso no país, o Cruz Azul ainda foi tricampeão da Liga dos Campeões da CONCACAF (1969-71), algo inédito até então, o que lhe rendeu a alcunha de “Máquina Celeste”.
Sem conseguir grandes resultados nos anos 80, o clube se reergueu em meados da década de 90, quando foi campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF em 96 e 97. Em 1997 ainda venceu a Copa México e o Campeonato Mexicano (Torneio Invierno). Em 2001, o Cruz Azul chegou ao vice-campeonato da Copa Libertadores, sendo derrotado pelo Boca Juniors (ARG) nos pênaltis. Em 2014, conquistou seu 6º título da Liga dos Campeões da CONCACAF se tornando, o maior campeão isolado do torneio continental.
O azul, obviamente, é a cor principal do clube. Seu escudo circular é formado por oito estrelas referentes aos títulos de campeão mexicano, o nome de seu país de origem e do próprio nome do clube, além de um quadrado vermelho, que traz uma cruz azul ao centro, bem similar ao logo da empresa que o fundou.