Paysandu
Paysandu Sport Club
Confederação Brasileira de Futebol - CBF
Data de fundação: 02/02/1914
Apelidos: Alvi Celeste, Papão, Bicho-Papão
Cidade: Belém, PA
Site oficial: www.paysandu.com.br
História:
O Paysandu foi fundado no dia 2 de fevereiro de 1914. Liderados por Hugo Manoel de Abreu Leão, os integrantes do Norte Club entraram em litígio com a Diretoria da Liga Paraense de Foot-Ball e decidiram formar um novo clube no Estado. A reunião de fundação contou com a presença de 42 desportistas, a maioria do Norte Club. Hugo Leão, líder do movimento, propôs o nome Paysandu, em homenagem ao feito da Marinha de Guerra Brasileira ao transpor o Passo do Paysandu na guerra contra o Paraguai.
Desde 1918, o Paysandu costuma mandar seus jogos no Estádio Leônidas Sodré de Castro, o Curuzu. Em 1920, o clube alcançou o título paraense, o primeiro de um total de 45 conquistas estaduais (até 2013), se tornando assim, o maior vencedor da competição. Outro título regional é o da Copa Norte, em 2002. No âmbito nacional, além da Série B em 1991 e 2001, o Papão da Curuzu ainda faturou a Copa dos Campeões de 2002 em cima do Cruzeiro, classificando-se para a Copa Libertadores da América do ano seguinte. No torneio continental, o Paysandu chegou as oitavas-de-final ao vencer cinco partidas (entre elas, contra o Boca Juniors no La Bombonera) empatou duas e perdeu apenas uma. Ao conquistar 70% dos pontos disputados, tornou-se o clube com melhor aproveitamento na história da Libertadores.
O “Home Kit“ do Paysandu Sport Club é composto de camisa listrada verticalmente alviceleste e short e meiões azuis. A camisa reserva é, predominantemente, branca com detalhes azuis. O escudo tem as mesmas cores da camisa, com as iniciais P-S-C, em referência ao nome Paysandu Sport Club. Na parte inferior, existe um pé alado (com asas), criação de Mário Bayma, que explicou: “O objetivo da velocidade do ‘team’ jamais seria igualada ou superada por seus adversários, pois chegaria aos limites do voo”. Acima do escudo há duas estrelas douradas que representam as conquistas da 2ª divisão nacional, uma taça que simboliza o título da Copa dos Campeões de 2002, além da bandeira do Pará.