FC Barcelona, de mais um escândalo ao título espanhol?

O FC Barcelona está a fazer uma forte temporada desportiva, sobretudo nas competições nacionais em Espanha, e pode estar a caminho da conquista de La Liga. No entanto, fora dos jogos de futebol, está envolvido em mais uma grande controvérsia que promete marcar a atualidade futebolística nos próximos meses.

 

Temporada desportiva

 

O início de época do FC Barcelona nem foi o ideal no campeonato: entrou com um empate, mas conseguiu depois uma sequência de vitórias entre as segunda e oitava jornadas que valeram a liderança.

Depois da primeira derrota da época, os catalães regressaram ao topo na 13.ª jornada, pouco antes da pausa para a Copa do Mundo. De lá nunca mais saíram e começaram a distanciar-se do Real Madrid.

A segunda derrota para La Liga aconteceu no fim de fevereiro, mas nem isso tirou tranquilidade ao Barcelona, que neste momento lidera isolado com um dos melhores ataques e, de longe, a melhor defesa da prova.

Com o FC Barcelona a praticar um futebol consistente, não parece que os bons resultados em Espanha estejam com os dias contados. Por isso mesmo, os blaugrana têm grande favoritismo para serem campeões pela primeira vez desde 2018/2019. Mais: têm na equipa o melhor marcador do campeonato neste momento, Robert Lewandowski.

 

FC Barcelona 1x0 Valencia, La Liga. Foto: Silvestre Szpylma | Quality Sport Images - Getty Images

FC Barcelona 1×0 Valencia, La Liga. Foto: Silvestre Szpylma | Quality Sport Images – Getty Images

 

Ao nível nacional, o FC Barcelona conseguiu ainda ganhar a Supertaça de Espanha e está a lutar pela final da Taça do Rei. Nas competições europeias, as coisas não são tão encorajadoras: foi eliminado da Liga dos Campeões, também não conseguiu o acesso à Liga Europa, com a derrota no playoff contra o Manchester United.

 

Novo escândalo

 

Se dentro do campo o FC Barcelona mostra-se um forte candidato ao título espanhol, que é uma das conquistas mais importantes da temporada, a mesma tranquilidade não se vive fora das quatro linhas. Nos próximos tempos, os jogos mais importantes do clube podem ser na Justiça.

A meio de fevereiro, a rádio espanhola Cadena SER lançou uma notícia que chocou o mundo do futebol. O FC Barcelona é suspeito de ter pago cerca de um milhão e 400 mil euros (R$ 7,6 milhões) ao antigo vice-presidente do Comitê Técnico de Arbitragem da Federação Espanhola, José María Enríquez Negreira, entre 2016 e 2018.

Na altura, Josep María Bartolomeu era o presidente do Barcelona. Enríquez Negreira alegadamente recebeu o dinheiro ao longo de três anos através da empresa de que é proprietário. Terá justificado às autoridades fiscais espanholas que foram pagamentos de serviços de assessoria prestados ao clube.

Fonte da federação de futebol espanhola assegura ao jornal Marca que Enríquez Negreira nunca teve participação ativa na escolha dos árbitros para os jogos dos campeonatos profissionais espanhóis. Contudo, a polêmica envolveu até a UEFA, que tutela o futebol continental europeu e procurou informações junto da federação espanhola.

Os clubes rivais expressam “profunda preocupação” com o já chamado «Caso Negreira». Mas deve o FC Barcelona estar preocupado com as consequências desportivas em meio de uma época que pode ser coroado como campeão espanhol?

A Lei do Esporte de Espanha prevê que as infrações prescrevem em três anos, e como os factos remontam ao período entre 2016 e 2018 não há risco para o FC Barcelona. Mas isso não significa que o FC Barcelona pode respirar de alívio.

De acordo com o jornal El País, a UEFA e a FIFA podem impor penalizações ao clube espanhol. A entidade máxima do futebol mundial pode até retirar pontos e ditar o rebaixamento do clube catalão. A UEFA também pode afastar o clube das competições europeias de clubes, como já fez no passado com outros infratores.

 

Controvérsias «habituais»

 

Esta já não é a primeira polêmica em que o FC Barcelona se vê envolvido nos últimos anos. Desde a transferência de Neymar desde o Santos até ao «Barçagate», muitos são os exemplos.

Em 2021, o antigo presidente do clube, Josep María Bartolomeu, foi detido no meio de um escândalo em que foi acusado de contratar uma empresa para manchar a imagem de algumas lendas do clube (incluindo Gerard Piqué e Lionel Messi).

Já no ano passado, o FC Barcelona foi acusado de inflacionar falsamente as suas contas usando seu próprio dinheiro para registar novos jogadores. O clube teve dificuldades para cumprir os regulamentos financeiros da La Liga e só perto do fecho do mercado do verão passado foi permitido a inscrever jogadores.

Essa foi a primeira controvérsia da temporada de 2022/2023, que agora tem mais um caso para o FC Barcelona. Será que os problemas fora de campo vão afetar o rendimento esportivo da equipa? Até agora, parece que tudo está calmo, e resta esperar pelos cerca de três meses de época que ainda há pela frente.

 

Foto de capa: Pau Barrena | AFP (Joan Laporta, presidente do Barcelona)

 

Categorias: Fora das 4 linhasPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: