Os melhores livros sobre esportes

O esporte é uma esfera da existência humana, na qual o sucesso só pode ser alcançado por aquelas pessoas que estão dispostas a dedicar toda sua vida a ele – sua juventude, infância e adolescência. Os atletas profissionais quase não têm tempo e energia para se desenvolverem em outras áreas da vida, portanto, desistir do esporte para cada um deles se torna uma tragédia pessoal comparável à síndrome pós-traumática. Muitos deles fracassam e se tornam alcoólatras.

No entanto, o esporte traz ao homem muitas qualidades que podem ser úteis na vida cotidiana. No caminho para o topo, qualquer atleta deve passar por uma série de obstáculos. O esporte promove a competitividade de uma pessoa, a vontade de vencer e a capacidade de trabalhar nos limites do corpo.

Aplica-se até mesmo às apostas. O clube de apostadores bet90 de clientes ativos realiza uma análise profunda antes de criar uma previsão sobre um evento esportivo.

Na vida cotidiana, essas qualidades ajudarão qualquer pessoa a superar uma crise. É por isso que os livros sobre atletas, e escritos por atletas, são tão populares. Eles não apenas permitem que você olhe por trás da bela tela do mundo esportivo com muito dinheiro, para enriquecer sua visão, mas também para se inspirar, para encontrar e experimentar em si mesmo os princípios da vida de pessoas famosas, usando os quais eles foram capazes de chegar ao sucesso financeiro e social.

 

Nicky Lauda em 1982 e Arnold Schwarzenegger hoje.

Nicky Lauda em 1982 e Arnold Schwarzenegger hoje.

 

Esse artigo fala sobre os livros mais inspiradores sobre esportes, que todos deveriam ler. Deve-se notar que a lista é subjetiva, ou seja, no final, reflete a visão de mundo do autor. Portanto, o leitor tem o direito de discordar dele e oferecer sua versão da lista.

 

“Minha Autobiografia”, Alex Ferguson

 

O nome Ferguson é familiar a qualquer pessoa que esteja pelo menos um pouco familiarizada com o mundo do futebol. Ele tem muitas vitórias e escândalos de alto nível sob seu comando, mas é mais conhecido como o treinador principal do Manchester United no auge de seu poder.

Como treinador, Alex Ferguson se destacou fortemente entre seus pares. Ele não era politicamente correto, não tinha medo de dizer o que pensava, e não tolerava mentiras e falsidades. Por isso, ele era adorado por jornalistas e não gostava dos colegas. O livro, escrito pelo treinador, é interessante para o leitor por duas razões.

Ele levanta o véu do mistério sobre sua personalidade de Ferguson. Afinal, ele escreveu o livro sem qualquer ajuda externa, o que significa que seu conteúdo, o fluxo de pensamentos, a forma de escrever e a linguagem dirão muito sobre o lado de Alex.

No livro, o autor não se intimida em se deter nos escândalos e eventos mais importantes de seu tempo, não poupando nenhum detalhe. Esses incluem a troca de Ronaldo, as finais da Liga dos Campeões perdidas com o Barcelona e o conflito com Beckham.

Depois de lê-lo, o leitor fica pensando que apesar de todas as conquistas, Alex Ferguson sempre permaneceu um homem simples com suas fraquezas, com as quais ele sempre teve que lutar.

 

“Nossos Homens são Derrotados!” de Hunter Thompson

 

Ali vivia o lendário jornalista americano, Hunter Stockton Thompson. Sua fama foi muito além do esporte, embora ele nunca tenha construído uma cratera profissional como atleta. Ele foi o fundador de um ramo agora famoso do jornalismo esportivo, o jornalismo gonzo, que se caracteriza por uma apresentação extremamente subjetiva de informações que é absolutamente obscena e profana.

Thompson foi um clássico “gonzo” da era do rock n’ roll. Suas letras não eram apenas fontes de informação sobre eventos esportivos atuais, mas também análises profissionais com um toque de criatividade artística. Mais de uma ou duas vezes causaram uma tempestade de reações negativas, mas o velho Thompson sempre se safou. É verdade, sua vida terminou muito tristemente em 2005, quando ele tirou sua própria vida.

O livro “They’re Beating Us” (Eles estão nos vencendo!) é o mais recente livro de Thompson, que é uma compilação de suas colunas jornalísticas únicas. Não se trata de uma compilação, ou seja, todos os materiais saíram com o livro pela primeira vez. O autor escreve sobre tudo – sutilmente trolls os Jogos Olímpicos de Inverno, critica grosseiramente o futebol americano moderno, o basquetebol e o beisebol.

O livro levantará o espírito do leitor, dará uma atmosfera de verdadeiro rock n’ roll drive, e introduzirá os aspectos desagradáveis da maioria dos esportes americanos.

 

Meu destino, Nicky Lauda

 

Niki Lauda é considerado um dos motoristas mais subestimados na história da Fórmula 1. Ele se tornou tricampeão mundial e esteve engajado na gestão esportiva por muitos anos, mas nunca obteve a glória que merecia.

O livro é uma autobiografia do famoso corredor. Ela prova novamente para o leitor que o caminho de um atleta profissional não é tanto o triunfo brilhante, mas o incansável trabalho árduo de exaustão. Você tem que se empurrar todos os dias para obter um resultado, ou você pode fugir do esporte profissional.

Niki Lauda escreve muito facilmente. Em seu livro, você não vai encontrar termos técnicos complicados. Ele escreve sobre exatamente o que a maioria das pessoas está interessada – como encontrar forças para começar do zero em momentos em que parece que o mundo familiar finalmente entrou em colapso. Entre os principais enredos – estão um duro acidente no Nurburgring, deixando a equipe por causa do conflito com o gerente, e tentativas de sacudir o dinheiro que ele merece do lendário Enzo Ferrari. A história mostrará o lado desagradável dos esportes motorizados que poucas pessoas conhecem.

 

“Done Deal”, Daniel J.

 

Daniel Jay não é um atleta nem um escritor de ficção. Ele tem trabalhado com jogadores e clubes da Premier League inglesa por muitos anos, defendendo seus interesses através de contratos de mediação. Seu livro é desprovido de flores artísticas, mas escrito em linguagem simples. Jay ainda trabalha como advogado na APL.

O livro será útil para aqueles que querem saber como funciona o mundo do grande futebol por dentro. Jay examina meticulosamente o lado financeiro e jurídico de dentro para fora, usando tanto os dados disponíveis publicamente como sua própria experiência profissional extensiva. Após a conclusão do livro, o leitor terá uma compreensão completa de como o futebol funciona a partir de uma perspectiva empresarial.

Em particular, tais questões são abordadas como o preço de uma meta no nível de diferentes clubes, e a tecnologia de transição de jogadores de clube para clube (isto é um pouco mais complicado do que apenas pressionar o botão “Saltar” em um conhecido jogo de computador), as especificidades da comunicação entre gerentes e jogadores na sociedade digital de hoje, e as características dos contratos modernos dos jogadores. É curioso, por exemplo, que uma das cláusulas dos contratos de qualquer jogador no mundo de hoje seja um modelo elaborado de seu comportamento nas redes sociais.

 

“Eu sou Zlatan!”, Zlatan Ibrahimovic, David Lagerkranz

 

O nome Zlatan Ibrahimovic ainda é muito popular na Suécia, embora ele já tenha há muito ultrapassado o auge de sua carreira. Ele já foi capitão da seleção sueca de futebol, tendo liderado duas vezes nos campeonatos mundiais e três vezes nos campeonatos europeus. Até hoje, ele continua sendo o artilheiro da história da seleção sueca de futebol. Atualmente, o jogador continua sua carreira profissional, jogando pelo Milan da Itália desde 2019.

 

Zlatan Ibrahimovic em 2021 no Mialn

Zlatan Ibrahimovic em 2021 no Mialn

 

Fora de campo, Ibrahimovic foi inicialmente tratado de forma ambígua. Zlatan comportou-se de forma muito arrogante para com o público e os jornalistas, pelo que era ferozmente odiado por parte da comunidade esportiva. Por outro lado, os torcedores sempre apreciaram seu sincero compromisso com o futebol e o desejo de vencer todos os jogos, não importa o que aconteça.

O livro traz à luz o mistério do verdadeiro Zlatan. No livro, com a ajuda de David Lagercrantz, ele descreve os principais marcos de sua vida, como foi difícil para ele no início de sua carreira esportiva, quanto tempo teve que romper para a glória, para trabalhar no seu limite, dia após dia. A leitura do livro tem um efeito inspirador no leitor, fazendo-o acreditar que o impossível é possível.

 

“Dicas de um Campeão”, Arnold Schwarzenegger

 

Schwarzenegger não precisa de introdução. Ele é conhecido menos como atleta do que como ator e governador do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. No entanto, Arnie dedicou o livro ao componente esportivo de sua carreira, porque, em sua opinião, foi ele quem lhe deu o caminho para o grande mundo.

A narrativa do livro é construída por enredo, ou seja, do início ao fim Arnold conta sobre sua formação passo a passo. A certa altura, no entanto, ele não se afasta da deriva em direção à filosofia fundamental, a questão do autodesenvolvimento em particular.

Schwarzenegger conclui que o esporte lhe deu muita coisa. Foi o trabalho duro na academia com pesos que construiu seu caráter, e sua determinação inabalável em levar todo o trabalho e projetos que ele começou até o ponto final. Uma narrativa fascinante e uma afirmação positiva dos princípios básicos da vida não deixará nenhum leitor indiferente.

 

Fotos: Divulgação

 

 

Categorias: Fora das 4 linhasPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: