Por que investir em jogos de tabuleiro?

É verdade que eles seguem presentes em nosso dia a dia.Alguns prefirem as versões mais tradicionais, outros já se rendem à modernidade dos jogos de tabuleiro online. O certo é que, dominó, xadrez e outros tantos jogos, que foram concebidos sobre uma estrutura plana e lisa, continuam encantando a todos!

Os jogos de tabuleiro vêm divertindo e ensinando as pessoas durante anos, e muitas escolas continuam a mantê-los em seus métodos de ensino para melhorar o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico nas crianças. Conheça as histórias de alguns deles.

 

Xadrez

 

Jogo de xadrez

Jogo de xadrez

 

A origem do xadrez continua sendo motivo de muito debate ao redor do mundo entre historiadores e fanáticos. A teoria mais aceita é que o jogo tenha realmente surgido na índia, no século III a.C. e depois, se espalhado pelo resto do mundo. O Xadrez é um dos jogos mais clássicos e também difíceis, dentre os jogos de tabuleiro.

Na maioria das vezes o jogo é associado aos grandes gênios, já que suas regras e estratégias estão fundamentadas em conceitos matemáticos, onde cada peça realiza movimentos específicos dentro do tabuleiro.

Apesar disso, temos uma estimativa de que no mundo, existem mais ou menos, 605 milhões de jogadores de xadrez, onde 7,5 milhões estão associados às federações nacionais presentes em 160 países.

 

Dominó

 

As peças clássicas do jogo de dominó

As peças clássicas do jogo de dominó

 

Esse é um clássico brasileiro, mas pouca gente sabe que o jogo de dominó surgiu na China. São inúmeras as teorias que tentam decifrar a origem desse jogo. A versão mais aceita até o momento, é que ele tenha sido inventado por um soldado chinês, por volta dos anos de 243 a 181 a.C. Seu nome era Hung Ming e até hoje segue associado com a origem so dominó.

Alguns pesquisadores afirmam que o jogo pode ter surgido de outra forma, já que as peças do dominó possuem todas as combinações possíveis ao se lançar dois dados, fato que reforça a teoria. O certo é que o jogo se espalhou por todo o mundo, passando pelos europeus e hoje, continua sendo um dos jogos de mesa mais vendidos e de fácil aprendizagem.

Um dado curioso é que o nome “dominó” deriva do termo “Domino Gratis” que, em latim, significa: “graças a Deus”, frase dita pelos padres europeus enquanto jogavam suas partidas.

 

Dama

 

Jodo de damas: um dos mais antigos do mundo

Jodo de damas: um dos mais antigos do mundo

 

Se você pensava que o tradicional jogo de damas era brasileiro, se enganou. O jogo remota ao antigo Egito, cerca de 2.000 anos a.C! E pasmem: ele não era um jogo para diversão e sim, possuía um caráter místico, sendo utilizado como ferramenta de adivinhação muito adotada pelos Faraós. Mais tarde, o jogo de dama foi levado para a Europa pelos árabes, sob o nome de “Albuquerque”, até se popularizar em todo o mundo, principalmente na América Latina, onde é quase impossível encontrar alguém que não saiba como jogá-lo.

O jogo de damas está oficializado como esporte, para ambos os gêneros no Brasil, desde 1930. A verdade é que os jogos de tabuleiro são práticos, baratos e ajudam no desenvolvimento humano há milênios, e vale a pena seguir se divertindo e aprendendo com eles!

 

 

Fotos: divulgação.

 

 

Categorias: Fora das 4 linhasPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: