Na era do dinheiro acima de tudo, Bayern mantém-se fiel e vitorioso à sua proposta

O Bayern de Munique pode ser considerado um exemplo de extremo sucesso, tanto em campo como fora dele. Fundado em 1900 o clube possui várias modalidades além do futebol. Com o famoso uniforme vermelho e branco e o escudo da Baviera, desfila em seu espetacular estádio, o Allianz Arena.

Tudo que é necessário para chamar um clube de gigante o Bayern possui. Seu maior ídolo da história é nada menos que Franz Beckenbauer, que jogou de 1967 até 1977, conquistando três títulos de Champions League e ainda, sendo o capitão na conquista da Alemanha Ocidental na Copa de 1974. Posteriormente, tornou-se presidente do clube por mais 15 anos.

Com um elenco atual avaliado em 366 milhões de euros, mais de 2 bilhões de reais, O Bayern de Munique tem como estrela o atacante polonês, Robert Lewadowski, eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo em 2020.

 

Lewandowski | Foto: Getty Images

Lewandowski | Foto: Getty Images

 

Por tudo isso, em toda competição em que o Bayern entra ele é favorito para as casas de apostas, inclusive a Champions League, que já venceu seis vezes, a última delas em 2020. Você pode conferir neste artigo quais são as melhores plataformas.

 

Competente e independente

 

A situação financeira dessa equipe alemã é invejável, mesmo para os novos padrões, refletindo na quantidade de títulos conquistados. O Bayern é o time que mais venceu o Campeonato Alemão, a famosa Bundesliga, com 29 taças, alén da Copa da Alemanha com 19 taças e os citados seis títulos europeus.

A última conquista teve um gostinho especial. Com a chegada de investidores americanos, sheiks endinheirados com fundos soberanos e outros titãs financeiros, é normal que clubes tradicionais que não sejam comprados fiquem um pouco para trás financeiramente. O Barcelona é um exemplo disso. Mas a situação financeira do Bayern vai de vento em popa, tendo apresentado lucros por 27 anos seguidos! Isso possibilita manter-se competitivo e até bater o PSG de Neymar e companhia na final da Champions.

Sua receita bruta foi um verdadeiro recorde atingindo 750 milhões de euros, tendo no último ano um superávit de 52 milhões de euros. Suas ações estão bem diversificadas no mercado, sendo o clube proprietário de 75%, a Audi com 8,33%, a Adidas com 8,33% e a seguradora Allianz com 8,33%.

É um clube organizado, disciplinado e totalmente profissional com pessoal altamente capacitado ocupando todos os cargos do clube. O Bayern é a quinta marca mais valiosa no futebol, com valor estimado em quase R$ 2,5 bilhões atrás apenas de Real Madrid, Manchester United e Barcelona.

 

A base é uma solução sempre

 

Clubes com problemas financeiros sempre irão recorrer à base, o que inspira a pergunta sobre o por quê abandonar as categorias inferiores quando o período é de maior sucesso. O Bayern com certeza não comete esse erro.

O clube inaugurou recentemente um novo CT para as suas categorias de base, com um custo de 82 milhões de euros. A intenção é dinamizar ainda mais seu poder de revelação de talentos seguindo os passos de Schweinsteiger, Philip Lahm e Tony Kroos.

O novo centro de treinamento possui oito campos de futebol para atender às categorias desde o sub-9 ao sub-19, além do futebol feminino do Bayern.

 

Allianz Arena: Bayern de Munique. Foto: Pixabay

Allianz Arena: Bayern de Munique. Foto: Pixabay

 

O CT possui 35 apartamentos para atletas, instalações de handebol, de basquete e várias outras modalidades, além de um estádio para 2.500 pessoas. A área total do empreendimento mede aproximadamente 30 hectares.

Desde setembro a equipe do Bayern vem disputando a Champions League sob o comando de Julian Nagelsmann, ex-futebolista alemão de 34 anos que teve uma curta carreira jogando como zagueiro até se contundir gravemente. Nagelsmann acertou sua ida para o Bayern de Munique em abril deste ano e tem um contrato até 2026.

Para sua transferência ser efetivada o Bayern de Munique precisou pagar 25 milhões de euros ao RB Leipzig pela rescisão contratual com o clube. Esse valor tornou Julian Nagelsmann o treinador mais caro do mundo. Ou seja, o Bayern está pronto para o futuro sem ter que vender sua identidade e seu controle. Se há um exemplo no futebol europeu moderno, esse é sem dúvida o clube da Baviera.

Veja todas as fotos do novo CT do Bayern aqui.

 

Categorias: Clubes / ParceirosPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: