Logotipo da Copa do Mundo de 2026: seguro, porém incômodo

A Fifa apresentou ontem, quarta, 17 de maio, o logotipo da Copa do Mundo de 2026, durante o evento de lançamento no Griffith Observatory, em Los Angeles, uma das 16 cidades que sediarão o torneio, realizado pela primeira vez em três países: Canadá, Estados Unidos e México.

A primeira impressão do logotipo pode nos passar uma simplicidade incômoda, pois é a aplicação “real” do troféu, sem grafismo ou ilustração, inserida numa animação do próprio, sobre os números “2” e “6”, fazendo menção ao ano da edição (2026).

Nitidamente é uma solução para ser animada, no sentido de “movimento”, e sua forma estática já causou estranhamento nas pessoas acostumadas com games, eSports, tiktok, etc.

A solução foi segura e, para os mais atentos, segue o conceito do logo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2028, em Los Angeles, apresentado no final de 2020.

 

 

Entretanto, o logo da Copa de 2026 não atinge a mensagem presente no logo LA28, que utiliza o movimento de forma inovadora para transmitir a pluralidade e a diversidade presentes, desde sempre, no mundo, sem perder o link com os apectos culturais e comportamentais com a cidade de Los Angeles, sede dos jogos.

 

Comparativo logos: LA28 e Copa do Mundo de 2026

Comparativo logos: LA28 e Copa do Mundo de 2026

 

Criou-se portanto, uma tendência ou mesmo, um resgate dos projetos gráficos dos anos 1980, pelos ou menos nos Estados Unidos, que é a utilização de fontes encorpadas (bold), onde foi adicionado agora um novo “ingrediente”, o movimento, determinante para promover uma sensação agradável ao expectador. Esse ponto, inclusive, merece uma crítica mais profunda, pois a aplicação estática ou somente do logo (símbolo e letter), que é a síntese gráfica ou digital de qualquer identidade visual, separa os projetos atemporais dos comuns.

No caso em questão, a Copa do Mundo não apresentou esse diferencial, já os Jogos Olímpicos, sim, pois o seu logo (síntese) está em constante mutação e não depende do projeto gráfico para ser compreendido.

 

Lançamento do logo da Copa do Mundo de 2026

Lançamento do logo da Copa do Mundo de 2026

 

Os organizadores da Copa do Mundo de 2026 defenderam a identidade visual apresentada ontem, dizendo que sua simplicidade é proposital e permitirá a customização das peças (gráficas e digitais) por parte de cada anfitrião. O que pode, de fato, enriquecer muito toda a comunicação sensorial do torneio.

 

Imagem de capa: Divulgação

 

Podcast:

 

Clique na imagem abaixo e confira o bate-papo na íntegra no Bora Pra Resenha Podcast onde falamos sobre a revitalização das marcas dos clubes de futebol, seleção brasileira, calendário, VAR, regras atualizadas, as novas demarcações do campo e muitas outras curiosidades sobre a história do futebol:

Futbox no Bora Pra Resenha

Futbox no Bora Pra Resenha

 

 

Veja também:

 

Há 8 anos acontecia uma partida histórica de futebol na Palestina: equipes de Gaza e Cisjordânia se encontravam após 15 anos do bloqueio imposto por Israel

Guia do Mundo Árabe FC: Os significados dos nomes de 250 clubes de 23 países

Política FC: Futebol, Cinema e História 

Para mulheres, jogar futebol já foi caso de polícia durante a ditadura

Honduras contra El Salvador: A partida de futebol que iniciou uma guerra

Mundialito: a Copa que a Fifa escondeu

Fatos Históricos e Reconhecimentos

A história do Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro: nomenclatura e significado histórico

Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus

10 Novas Regras para o Futebol

As Novas Demarcações do Campo de Futebol

O Novo Calendário do Futebol Brasileiro

 

 

FUTBOX – Centro de Pesquisa Gráfica Sobre Futebol:

 

Projetos desenvolvidos para clubes de futebol, marcas esportivas, empresas e festivais de cinema

Canais e Redes Sociais

Artigos sobre futebol e esporte a partir do equilíbrio entre tradição e inovação

Categorias: Futebol e DesignPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: