Fla-Flu: Os artilheiros que brilharam no clássico carioca

O futebol faz parte da história e da cultura do Brasil. Além de ser o país com a maior quantidade de Copas do Mundo conquistadas, também é um território no qual esse esporte vira paixão para muitos torcedores. O tradicional derbi entre Flamengo e Fluminense é prova disso.

Em 1912 foi disputada a primeira partida desse clássico carioca, vencida pelo Fluminense por 3×2, e ultrapassando mais de 420 confrontos até hoje, nos quais os fanáticos torcedores de ambos os clubes tiveram a oportunidade de assistir uma constelação de craques em campo.

Se você é torcedor rubro-negro ou tricolor carioca ou então, simplesmente gosta de fazer apostas esportivas para tentar “uma fezinha”, com certeza vai gostar de saber mais sobre o histórico desse confronto e descobrir os nomes dos maiores artilheiros do clássico mais charmoso do Brasil: o Fla-Flu.

Vamos lá? Conhecer os heróis desse duelo que acontece há mais de 100 anos enriquecendo a história do futebol brasileiro!

 

4 artilheiros que fizeram sucesso no clássico carioca

 

 

Zico

 

Nascido em Quintino, Rio de Janeiro, como Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como “Zico”, é considerado um dos melhores jogadores da história do futebol brasileiro e também o maior artilheiro do Flamengo. No clássico Fla-Flu marcou 19 gols em 24 partidas. Iniciou sua carreira num time local da sua cidade de nascimento. Em 1971 foi contratado pelo Flamengo, debutando em uma partida contra o Vasco da Gama. Zico permaneceu 11 anos no clube. Após esse período, foi jogar na Udinese da Itália. Em 1985 voltou para o Brasil para continuar sua atividade no Flamengo, mas não ficou por muito tempo. Em 1989 foi jogar no futebol japonês, no Kashima Antlers. Com o Flamingo o “Galinho de Quintino” conquistou mais de 30 campeonatos e atualmente é diretor técnico do Kashima Antlers.

 

Zico no Maracanã. Década de 1980.

Zico no Maracanã. Década de 1980.

 

Zico em 1987 com a taça da Copa União, oferecida pela Revista Placar

Zico em 1987 com a taça da Copa União, oferecida pela Revista Placar

 

Zico em 1971 ao lado de Buião

Zico em 1971 ao lado de Buião

 

 

Pirillo

 

Sylvio Pirillo nasceu em Porto Alegre, mas se consagrou como futebolista no Rio de Janeiro, especificamente no time do Flamengo. Participou de 26 Fla-Flus, marcando 18 gols, tornando-se um dos maiores artilheiros do clássico carioca. Além de jogar no clube carioca, mostrou suas habilidades no Internacional, Americano-RS, Botafogo e Peñarol de Montevidéu. Pirillo é protagonista de uma das anedotas mais curiosas do futebol local: foi campeão com o Flamengo como jogador e com o Fluminense como treinador. Ironias da vida, não?

 

Pirillo ao centro entre Zizinho e Jair Rosa Pinto em 1947

Pirillo ao centro entre Zizinho e Jair Rosa Pinto em 1947

 

Hércules

 

Hércules de Miranda, jogador com nome mitológico, foi uma das maiores estrelas do Fluminense e também um dos principais expoentes do futebol brasileiro. No clássico Fla-Flu marcou 14 gols em 25 partidas, sendo um dos artilheiros mais importantes do Derbi carioca. Com o Fluminense conquistou 5 Campeonatos Cariocas e vários torneios amistosos. Hércules também jogou no Juventus-SP, Corinthians e São Paulo da Floresta.

 

Hércules, o terceiro da direita para a esquerda, em 1938

Hércules, o terceiro da direita para a esquerda, em 1938

 

Russo

 

Não é novidade que na Argentina também se produz muitos craques para o mundo do futebol. Uma das inúmeras provas disso é que em seu território nasceu, Adolpho Milman, mais conhecido como “Russo”, um dos maiores atacantes desse esporte tão amado por argentinos e brasileiros. Astro dentro do time do Fluminense, Russo marcou 14 gols em 36 partidas contra o Flamengo. Além de ser um jogador excepcional e demonstrar suas habilidades tanto no Brasil como na França, Russo foi um dos 5 futebolistas que não nasceram no Brasil, mas que foram convocados para a Seleção Brasileira.

 

Russo em 1936. O primeiro em pé com a camisa do Flu, da esquerda para a direita

Russo em 1936. O primeiro em pé com a camisa do Flu, da esquerda para a direita

 

Adolpho Milman, o Russo no final dos anos 1930

Adolpho Milman, o Russo no final dos anos 1930

 

Não é a toa que o clássico Fla-Flu é, talvez, o confronto mais famoso na história do futebol brasileiro!

 

 

Categorias: Clubes / ParceirosPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: