Sucesso do Cruzeiro como SAF será testado em 2023 no retorno à Série A

As últimas temporadas do Cruzeiro foram uma dor de cabeça para os torcedores, seja com a queda em 2019 ou então, com os fracassos na Série B, até ano passado. No entanto, desde a chegada de Ronaldo, a equipe mudou e começou a mostrar bom rendimento em campo. Conseguiu um forte domínio contra os adversários e vai chegar no final de setembro já com uma vaga carimbada para a Série A.

Como consequência positiva, a equipe mineira será testada como SAF em 2023. O sonho de alguns dirigentes é a luta por títulos, enquanto os torcedores só querem deixar para trás as passagens pela Segunda Divisão.

Vários clubes brasileiros estão se transformando em empresas, buscando assim, financiamento para montar elencos competitivos. É o caso, por exemplo, do Vasco da Gama com a 777 Partners. No entanto, se olharmos para os campeões mais recentes, veremos uma lista com Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro, nenhum deles convertidos para SAF. Ou seja, é uma estrutura que ainda não se provou, e o Cruzeiro pode ser o primeiro a desafiar isso.

 

Cruzeiro soberano no Mineirão em 2022 | Fonte: Unsplash

Cruzeiro soberano no Mineirão em 2022 | Fonte: Unsplash

 

Durante a boa campanha na Série B, quando conseguiu em 30 rodadas cerca de 70% de aproveitamento, a Raposa sonha alto com Ronaldo para a temporada 2023. O sonho é que o retorno para a elite do futebol nacional seja triunfal, com título e protagonismo nos principais campeonatos. Afinal, esse será o teste mais complicado para esse modelo, que tem no Cruzeiro, uma ótima oportunidade de brilhar no cenário atual. Outras equipes, como o Botafogo e o Vasco, podem se inspirar nesse possível sucesso.

 

Domínio da Série B

 

No começo do Campeonato Brasileiro – Série B, o Grêmio surgiu como o principal favorito ao título, deixando o Cruzeiro para trás. Porém, o momento da equipe mineira é tão forte que o título parece inevitável. Nas cotações de apostas online da KTO, por exemplo, os atuais líderes aparecem com mais de 90% de probabilidade em ficar com o título da Segundona. O time de Porto Alegre e o Bahia ficam em desvantagem, com menos de 5% de chance. Ou seja, a Raposa se provou em campo!

Esse domínio reforçou a ideia de que transformar o Cruzeiro em SAF foi a melhor saída, sobretudo, com a dívida bilionária administrada por Ronaldo. Resta saber se isso se manterá no próximo ano, quando a equipe vai subir de patamar e enfrentar os principais times brasileiros. Os dirigentes acreditam num bom desempenho e o planejamento já começou, desde o início de setembro agora.

O primeiro passo é acertar as condições do atual elenco e definir quem vai continuar e quem vai sair. O Cruzeiro possui vários jogadores emprestados, precisando de maneira urgente repensar algumas posições. Planejamento necessário para quem almeja tanto nos próximos meses. Será interessante ver isso acontecendo, sobretudo para uma equipe tão vitoriosa como a Raposa. É importante ressaltar que esse sucesso poderia fazer com que outras SAFs surgissem no Brasil.

 

Vasco também sonha com títulos

 

Não é só o Cruzeiro que deseja encerrar 2023 de uma maneira completamente diferente dos últimos anos. O Vasco também se transformou em SAF e tem tudo para voltar a ser protagonista do futebol brasileiro. No entanto, a campanha atual na Série B tem sido um problema e o time está muitos passos atrás dos mineiros. O lado bom é que não deve faltar dinheiro para arrumar o elenco vascaíno e começar 2023 de uma forma completamente diferente.

Em 29 rodadas na Série B, o Vasco sofreu para ganhar dos adversários e acumulou um aproveitamento próximo dos 50%. Isso deixou uma longa distância para o líder, Cruzeiro e evidenciou vários riscos para o futuro. O alento é que o acordo com a 777 Partners foi fechado no segundo semestre, então o elenco atual não tem nenhuma ligação com essa nova diretoria vascaína. A cobrança deverá vir apenas em 2023.

O futebol brasileiro está passando por um momento de mudanças e a ideia de SAF tomou conta dos clubes e também dos torcedores. Enquanto Palmeiras e Flamengo funcionam sem precisar disso, o Cruzeiro retorna à Série A disposto a mostrar que os clubes transformados em empresas vão ser protagonistas do futebol brasileiro e sul-americano. É apenas uma questão de tempo para isso acontecer.

 

Foto de capa: Reprodução Youtube | Cruzeiro

 

 

Categorias: Campeonatos / ClubesPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: