Novo Mundial de Clubes da FIFA acontecerá em 2025

O Mundial de Clubes de 2022 está bem próximo de acontecer e coloca os melhores clubes do mundo em uma competição rápida da FIFA, entre os campeões de cada continente. Dessa vez, o Brasil será representado pelo Flamengo, que segue na busca pelo seu bicampeonato, o clube carioca chegou bem próximo dessa conquista em 2019, mas perdeu por 1 a 0 para o Chelsea, na busca do título que não conquista, desde 1980.

O Flamengo é um dos times mais cotados para vencer a competição, porém, outro que também está disputando novamente o troféu do Mundial de Clubes de 2022 é o Real Madrid, equipe que mais venceu a competição em todos seus formatos, desde 1951. Além dessas equipes, ainda competem o Al-Hilal, Al-Ahly, Auckland City, Seattle Sounders e o time dos anfitriões, Wydad Casablanca.

Independentemente do que as odds no Mundial de Clubes apontam, o torneio, organizado no Marrocos entre os dias 1º e 11 de fevereiro, pode ser o último no formato que conhecemos.

O Mundial de Clubes, organizado desde 2000 pela FIFA, é um evento muito prestigiado e histórico, repleto de partidas memoráveis. Entretanto, a FIFA tem planos para dar uma nova cara e mais notoriedade à competição mundial de clubes.

 

FIFA pretende dar novo formato ao Mundial de Clubes

 

A competição, que vêem mudando sempre de formato – onde o atual foi adotado a partir dos anos 2000 – anteriormente, acontecia como Copa Intercontinental e não era organizado pela FIFA. Inclusive, durante o começo da década de 2000, ambos os torneios chegaram a acontecer paralelamente.

 

Rincón ergue o troféu do Mundial de Clubes em 2000

Rincón ergue o troféu do Mundial de Clubes em 2000

 

Apesar do 1º Mundial de Clubes da FIFA, vencido pelo Corinthians, ter acontecido em 2000, somente em 2005 a competição voltou a acontecer novamente. Nesse meio tempo a Copa Intercontinental foi quem supriu essa lacuna em eventos internacionais. A Copa Intercontinental era a principal competição internacional entre clubes, sendo organizada em conjunto pela Conmebol e UEFA. Acontecia desde 1960, quando o Real Madrid levou o 1º título.

Após o ano de 2005, a FIFA colocou o Mundial de Clubes em prática, fechando um acordo com a Conmebol e UEFA, que organizavam a outra competição durante todo esse período, para que o Mundial de Clubes da FIFA fosse único e exclusivo. A partir desse momento, os jogos do Mundial de Clubes passaram a ser disputados também por clubes da Concacaf, CAF, OFC e AFC, além da Conmebol e UEFA.

Anteriormente a esses eventos, o Mundial passou por algumas mudanças de formato e alguns títulos inclusive, demoraram a ser reconhecidos pela FIFA. O Mundial de Clubes do Palmeiras é um bom exemplo disso. A competição que aconteceu em 1951, chamada de Copa Rio Internacional, e foi organizada pela CBD. Contava com 8 clubes, entre eles, europeus e sul-americanos, onde a FIFA levou décadas para reconhecer a premiação. Mas agora, parece que a competição mudará de maneira drástica.

 

Mundial de Clubes a cada 4 anos e com 32 participantes

 

A FIFA quer mudar radicalmente o formato da competição a partir de 2025. Atualmente, o Mundial de Clubes acontece anualmente, com 7 clubes participantes. A partir de 2025 acontecerá com 32 clunbes, a cada 4 anos, como a Copa do Mundo. Com isso, a FIFA pretende trazer mais visibilidade à competição, tendo um formato expandido do torneio.

A Entidade já tinha planos para colocar essa ideia em prática, em 2021, reunindo 24 clubes. Porém, essa ação foi frustrada pela pandemia da Covid-19. Agora, o Mundial de Clubes está confirmado e acontecerá nesses moldes em 2025. A decisão do presidente Gianni Infantino foi tomada já em dezembro do ano passado e o local provável será nos Estados Unidos, México e Canadá, sedes da próxima Copa do Mundo, será um ambiente e uma ótima preparação para um evento dessa magnitude.

 

Gianni Infantino, presidente da Fifa desde 26 de fevereiro de 2016

Gianni Infantino, presidente da Fifa desde 26 de fevereiro de 2016

 

Além do novo formato, a FIFA também realizará o Mundial de Clubes Feminino, ainda sem muitos detalhes sobre a competição. Aliás. ainda não existe nada confirmado em relação à premiação, vagas ou patrocinadores. A FIFA espera lucrar muito mais com essas mudanças e colocar o Mundial de Clubes em relevância parecida com a da Copa do Mundo de Seleções.

 

Fotos: Divulgação

 

 

Categorias: CampeonatosPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: