Como a popularidade do futebol brasileiro chegou em outros mercados?

Ano após ano especialistas e comentaristas questionam o motivo pelo qual o Campeonato Brasileiro não é seguido por amantes do futebol no mundo inteiro. No caso específico do mercado português, a solução para se consumir o “Brasileirão” parece ter relação com a contratação dos técnicos portugueses.

Segundo novos estudos e métricas nesse cenário, o público português nunca assistiu tão ativamente e com tanta regularidade ao Brasileirão da Série A. Logo, faz sentido compreendermos todos os motivos envolvidos nessa relação, até porque, dada a condição financeira de alguns dos principais clubes brasileiros, novos mercados podem ser uma enorme chance para que os próprios clubes não só tenham maior saúde financeira, como também, consigam atingir novos públicos, aumentando os seus torcedores/consumidores.

Dessa forma, o mercado português , que nunca teve tanto interesse no talentoso e imprevisível futebol brasileiro, agora o consome com afinco.

 

Tecnologia no futebol brasileiro também permite se expandir

 

Ainda focado no mercado brasileiro, atualmente já existem soluções gratuitas e de alta qualidade, onde é possível assistir aos jogos de futebol no país, como a Brazil Serie A, que está revolucionando sua tecnologia com o VAR, da linha do gol e muito mais. Com certeza, essa API possibilitou uma grande audiência e muito mais facilidade para acompanhar os clubes e os grande jogos de futebol no Brasil.

Sem dúvida, essa maior expansão na cobertura terá um impacto financeiro gigante na gestão dos clubes, uma vez que alguns ainda estão passando por dificuldades financeiras.

Todo esse cenário de maior visibilidade, provavelmente, irá favorecer que os jogadores brasileiros possam chegar aos grandes clubes europeus com mais rapidez, uma vez que sua exposição é bem maior agora e, não será tão complicado para os “scouts”, descobrirem os novos talentos que surgem no futebol brasileiro a todo o momento.

 

A chegada de Jorge Jesus foi uma autêntica revolução

 

Não só pelos resultados, pelo seu carisma ou até mesmo, pela sua capacidade em montar elencos competitivos, a verdade é que Jorge Jesus teve um impacto gigante em interligar os mercados brasileiro e português, uma vez que o primeiro não tinha o hábito de observar os técnicos portugueses, como sendo soluções de alto nível para os seus principais clubes. O fenômeno Jorge Jesus mudou tudo radicalmente a partir de 2019.

Hoje, existem vários técnicos portugueses no Campeonato Brasileiro – Série A, com especial destaque para Vítor Pereira e claro Abel Ferreira, que em duas temporadas conquistou duas Libertadores pelo Palmeiras.

Já no segundo caso, em relação ao mercado português, a presença dos técnicos lusitanos em solo brasileiro, começando por Jorge Jesus, que também venceu uma Libertadores pelo Flamengo, ocasionou que milhares de torcedores portugueses começassem a acompanhar os jogos do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, elevando as audiências, bem como o surgimento do natural interesse de empresas do país em investirem no mercado brasileiro. Uma parceria, teoricamente improvável, mas que gerou muitos frutos para os dois lados!

 

 

Foto – Abel Ferreira e o ex-presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, com o troféu da Libertadores: Cesar Greco

 

 

Categorias: Fora das 4 linhasPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: