Mercado Europeu: um setor que move milhões

O futebol europeu é conhecido internacionalmente pelo grande investimento realizado nesse esporte proporcionando um ecossistema próprio e milionário. A seguir alguns dados e curiosidades sobre o mercado futebolístico mais rico do mundo: a Europa.

O tempo em que o futebol era meramente um passatempo já passou faz décadas. Cada vez mais o futebol é um negócio e, como todos os negócios, opera numa lógica particular de mercado. As contratações e as transferências no futebol europeu vêm surpreendendo o mundo pelos milhões de euros envolvidos em transações que visam lucros inimagináveis para as pessoas comuns.

As principais Ligas da Europa têm demonstrado bem como o futebol pode ser jogado também nas mesas de negociações quanto à aquisição ou troca de determinados jogadores/ativos. Em campo a maioria desses jogadores são decisivos e fazem vibrar plateias inteiras em todo o mundo, independentemente de qual seja o país e ou clube desses fãs.

Um continente em crescimento

Atualmente nos deparamos com esses números do mercado futebolístico e conseguimos avaliar bem como esse nicho move milhões, além de detectar melhor quais as principais Ligas responsáveis por todas essas cifras gigantescas.

Uma análise rápida dos gastos na janela de transferências do futebol europeu entre 2008 e 2018 é suficiente para entendermos o quanto o mercado futebolístico impacta e determina os demais mercados financeiros ao redor do mundo.

Os números divulgados pela Annual Review of Football Finance (Análise Anual das Finanças do Futebol) divulgada pela Deloite sobre a época de 2017-2018 revela que a Europa vêm ultrapassando todos os limites e gerado valores históricos com o mercado do futebol. A análise desse documento revela gastos na ordem dos 28 milhões de euros, somente nesse periodo.

Embora não possamos atribuir esse valor a apenas alguns países, é verdade que as cinco principais Ligas de futebol da Europa são as maiores impulsionadoras desse cenário milionário, sendo os seus Campeonatos Nacionais os responsáveis por quase toda a movimentação e geração de receita em questão, provenientes dos dias de jogo, dos direitos de transmissão, dos patrocínios e de outras atividades comerciais.

As Ligas com as maiores receitas na Europa

Entre as várias Ligas europeias algumas são mais rentáveis do que outras. Países como Inglaterra, Alemanha e Espanha dominam o mercado realizando as maiores transações econômicas da história.

Na Temporada 2017-18 a mais lucrativa entre as Ligas foi a Inglesa, com uma margem de 72% superior à da Alemanha, que recentemente ultrapassou a Liga Espanhola. Ao todo, os clubes europeus gastaram nada menos que 5.443.798.000 de euros, mais do que o dobro em relação a cinco anos antes, e com um acréscimo substancial de 25% somente em comparação com a temporada de 2016/17.

Mais atrás, mas com um aumento na ordem de 8% e atingindo os 2,2 milhões de euros, encontramos a Série A da Itália. O futebol italiano terá, sem dúvida, seus investimentos aumentados ao final da Temporada 2018-19, devido à contratação de algumas das maiores estrelas internacionais de futebol, como Cristiano Ronaldo, pela Juventus de Turim.

juve ronaldo 01
(Cristiano Ronaldo marca para seu novo Clube – a Juve de Turim)

Por fim a França gerou a menor receita entre todas as principais Ligas da Europa, recebendo menos recursos de patrocinadores e direitos de transmissão em comparação às Ligas Inglesa, Alemã, Espanhola e Italiana. Ainda assim, as receitas de outros serviços comerciais referentes ao Campeonato Francês aumentaram consideravelmente nesse período.

Patrocinar o mercado europeu é certeza de audiência, segurança e de retorno mais do que triplicado do capital investido.

Categorias: Campeonatos / Colaboradores / FutebolPágina inicial

Alexa Coleman

Veja todos os posts de

Veja também: