Viva México!

A Seleção Mexicana de Futebol é uma das potências do futebol na América do Norte com 15 participações em Copas do Mundo (já considerando 2014), atrás apenas de Brasil, Alemanha, Itália e Argentina. Desde 1994, os mexicanos não ficaram fora de nenhuma edição e suas melhores participações foram justamente quando sediaram os mundiais de 1970 e 1986, tendo chegado às quartas-de-final.

Dois goleiros figuram no rol de ídolos do México: Antônio Carbajal estreou na Copa do Mundo de 1950 e participou dos quatro mundiais subsequentes, se tornando o primeiro jogador a atuar em cinco Copas; e Jorge Campos, pelo seu estilo extravagante e habilidade com os pés. Mesmo com apenas 1.68m, defendeu o México em três mundiais (1994-2002). Outro com lugar cativo no coração dos mexicanos é Hugo Sánchez, que também atuou em três Copas do Mundo (1982, 1986, 1994) e para muitos é o maior jogador de futebol da história do país.

Mexico v USA

2004 – México vs EUA: realidades sociais distintas. Cumplicidade e rivalidade entre vizinhos.

Apesar de não obter resultados significativos em Copas do Mundo, até 2013, a seleção mexicana é a única da CONCACAF a conquistar títulos oficiais reconhecidos pela FIFA: a Copa das Confederações de 1999 e as Olimpíadas de 2012, ambas após vitórias sobre o Brasil. O México é também o mais bem-sucedido país na disputa da CONCACAF, com nove conquistas, além de ter vencido seis Copas Ouro da CONCACAF, uma Copa das Nações da América do Norte e dois Campeonatos NAFC (North America Nations Cup).

FIFA World Cup Qualifying: USA v Mexico

2005 – Eliminatórias para a Copa da Alemanha 2006.

Se nas primeiras Copas do Mundo, o México atuou de vermelho, hoje o uniforme verde é a marca registrada da seleção mexicana. Shorts brancos e meiões vermelhos completam seu “Home Kit”, baseado nas cores da bandeira nacional. Recentemente, o México adotou a camisa preta como uniforme reserva. Mas as mudanças na composição do uniforme estão, sobretudo, na utilização de detalhes vermelhos e brancos na camisa titular.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também:

  • NOVO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO

    Relacionar o patrocinador ao clube de uma forma inteligente e que faça sentido para o torcedor possibilitará a manutenção desse ecossistema, sustentado por um calendário que se preocupe com a sua principal força de trabalho.

  • Més Que Un Club

    O termo ou mesmo, o conceito de “Clube”, tornou-se um paradoxo no Século XXI. O que parece ser preciosismo agora pode se tornar determinante para as escolhas dos fãs e torcedores num futuro próximo.

  • TEXTOS ANTIGOS DE UMA VELHA COPA

    Muitas vezes nos deparamos com textos, fotos ou objetos antigos que estavam esquecidos em nossa memória, mas tiveram um papel importante em nossas vidas.

  • 7 curiosidades sobre os clubes brasileiros na Libertadores

    A participação do Brasil nas finais da Libertadores, além de ser totalmente mérito do bom desempenho dos clubes, está relacionada também à algumas curiosidades.

  • Top 5 Curiosidades das Copas: 1962, 66 e 70

    Top 5 Curiosidades das Copas! Terremoto coloca o Chile em xeque. Um basta à naturalização. Garrincha e o drible no tribunal. A Copa na TV, mas com dois dias de atraso.

  • Copa do Mundo FIFA Feminina: a contagem regressiva já começou!

    Copa do Mundo FIFA Feminina: a contagem regressiva já começou! Chegou a vez das mulheres se tornarem o foco do espetáculo chamado futebol.