A seleção da Alemanha

A Alemanha é uma das grandes potências no cenário do futebol mundial. Até 2013, além de ser a maior vencedora da Eurocopa, ao lado da Espanha, com três títulos (em 1972, contra União Soviética; 1980, contra Bélgica; e 1996, contra a República Tcheca), a seleção alemã conquistou três Copas do Mundo (1954, contra Hungria; 1974, contra Holanda; e 1990, contra Argentina), atrás apenas do Brasil (cinco) e Itália (quatro). No entanto, considerando que o vice-campeonato do Brasil de 1950 foi conquistado em um quadrangular final, ninguém bate a Alemanha em número de decisões de Mundial: sete – além dos títulos, foi derrotada nas finais de 1966, para Inglaterra; 1982, para Itália; 1986, para Argentina; e 2002, para o Brasil.

Entre os destaques individuais, Gerd Müller e Miroslav Klose estão na segunda colocação na lista de artilheiros da Copa do Mundo com 14 gols cada. Oliver Kahn, em 2002, foi o primeiro goleiro a ser considerado o melhor jogador de um Mundial. Outros recordes individuais pertencem a Lothar Matthäus. Entre 1982 e 1998, atuou em 25 partidas de Copas do Mundo, recorde isolado. Apenas o goleiro mexicano Antônio Carbajal esteve em tantas Copas, porém disputou menos partidas.

Franz Beckenbauer of West Germany

Copa do Mundo de 1974 – Encontro histórico entre as duas alemanhas.

 

A poderosa seleção alemã também é muito marcada pela política. Seu primeiro uniforme consiste em camisas e meiões brancos e shorts pretos, cores da antiga monarquia do país. Entre 1938 e 1945, a Áustria ficou integrada à Alemanha Nazista. Com isso, jogadores austríacos de destaque passaram a ser também aproveitados pela seleção alemã, enquanto a austríaca (que tradicionalmente utiliza uniforme similar) foi extinta momentaneamente. Após a II Guerra Mundial, o país foi dividido em Alemanha Ocidental e Oriental. Enquanto a primeira conquistava o tricampeonato mundial, a Oriental classificou-se apenas para uma Copa do Mundo, justamente a de 1974, realizada na Alemanha Ocidental. A Alemanha reunificada (a partir de 1991) manteve os uniformes tradicionais da Ocidental e desde então, venceu apenas a Eurocopa de 1996.

Texto: Gabriel Godoy.

 

1990 WORLD CUP

Copa do Mundo de 1990 – Alemanha tri-campeã em cima da Argentina.

Real Madrid CF v Bayern Muenchen - UEFA Champions League Semi Final

Bastian Schweinsteiger – maior craque da Alemanha na atualidade.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também:

  • La selección de Argentina

    Messi, Maradona, Passarella, Batistuta, Di Stéfano. Seria a Argentina o maior berço do futebol mundial?

  • Rivalidade entre Brasil x Argentina na decisão da Libertadores 2019

    A final da Copa Libertadores 2019 será o duelo Brasil x Argentina! A maior rivalidade das Américas vai acontecer em mais uma decisão do torneio Sul-Americano. Quem serão os finalistas?

  • Top 5 Curiosidades das Copas: 1974, 78 e 82

    Atentado terrorista. Adidas com duas listras. Carrossel Holandês encanta o mundo. Craques dizem "não" a Copa. Gol 1000. Time amador entra para a história dos mundiais. Mais seleções! Redução de pena e conquista da taça. Top 5 Curiosidades das Copas!

  • OFICIAL É A PAIXÃO

    Baixe o escudo do Brasil e personalize a sua camisa! Aproveite a Copa. Curta a seleção, ela é de todos. Vibre com o futebol junto dos amigos, dos namorados e da família. Compartilhe fotos e seus momentos de alegria nessa Copa com a hashtag #OficialéaPaixão.

  • NOVO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO

    Relacionar o patrocinador ao clube de uma forma inteligente e que faça sentido para o torcedor possibilitará a manutenção desse ecossistema, sustentado por um calendário que se preocupe com a sua principal força de trabalho.

  • Copa do Mundo FIFA Feminina: a contagem regressiva já começou!

    Copa do Mundo FIFA Feminina: a contagem regressiva já começou! Chegou a vez das mulheres se tornarem o foco do espetáculo chamado futebol.