A seleção da Alemanha

A Alemanha é uma das grandes potências no cenário do futebol mundial. Até 2013, além de ser a maior vencedora da Eurocopa, ao lado da Espanha, com três títulos (em 1972, contra União Soviética; 1980, contra Bélgica; e 1996, contra a República Tcheca), a seleção alemã conquistou três Copas do Mundo (1954, contra Hungria; 1974, contra Holanda; e 1990, contra Argentina), atrás apenas do Brasil (cinco) e Itália (quatro). No entanto, considerando que o vice-campeonato do Brasil de 1950 foi conquistado em um quadrangular final, ninguém bate a Alemanha em número de decisões de Mundial: sete – além dos títulos, foi derrotada nas finais de 1966, para Inglaterra; 1982, para Itália; 1986, para Argentina; e 2002, para o Brasil.

Entre os destaques individuais, Gerd Müller e Miroslav Klose estão na segunda colocação na lista de artilheiros da Copa do Mundo com 14 gols cada. Oliver Kahn, em 2002, foi o primeiro goleiro a ser considerado o melhor jogador de um Mundial. Outros recordes individuais pertencem a Lothar Matthäus. Entre 1982 e 1998, atuou em 25 partidas de Copas do Mundo, recorde isolado. Apenas o goleiro mexicano Antônio Carbajal esteve em tantas Copas, porém disputou menos partidas.

Franz Beckenbauer of West Germany

Copa do Mundo de 1974 – Encontro histórico entre as duas alemanhas.

 

A poderosa seleção alemã também é muito marcada pela política. Seu primeiro uniforme consiste em camisas e meiões brancos e shorts pretos, cores da antiga monarquia do país. Entre 1938 e 1945, a Áustria ficou integrada à Alemanha Nazista. Com isso, jogadores austríacos de destaque passaram a ser também aproveitados pela seleção alemã, enquanto a austríaca (que tradicionalmente utiliza uniforme similar) foi extinta momentaneamente. Após a II Guerra Mundial, o país foi dividido em Alemanha Ocidental e Oriental. Enquanto a primeira conquistava o tricampeonato mundial, a Oriental classificou-se apenas para uma Copa do Mundo, justamente a de 1974, realizada na Alemanha Ocidental. A Alemanha reunificada (a partir de 1991) manteve os uniformes tradicionais da Ocidental e desde então, venceu apenas a Eurocopa de 1996.

Texto: Gabriel Godoy.

 

1990 WORLD CUP

Copa do Mundo de 1990 – Alemanha tri-campeã em cima da Argentina.

Real Madrid CF v Bayern Muenchen - UEFA Champions League Semi Final

Bastian Schweinsteiger – maior craque da Alemanha na atualidade.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também:

  • Trio brasileiro e River lideram favoritismo na Libertadores 2022

    Dentre todos os candidatos, quatro despontam como favoritos ao título continental, sendo três brasileiros e um argentino: Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e River Plate.

  • Top 5 Curiosidades das Copas: 1962, 66 e 70

    Top 5 Curiosidades das Copas! Terremoto coloca o Chile em xeque. Um basta à naturalização. Garrincha e o drible no tribunal. A Copa na TV, mas com dois dias de atraso.

  • As previsões para a Copa do Catar 2022

    Um grupo de analistas calculou as chances de cada seleção pelo sistema Elo, uma equação matemática usada no xadrez. Saiba as seleções com as maiores chances de título na Copa do Mundo do Catar.

  • Retorno dos torcedores aos estádios no Brasil, mas com cautela

    A ausência dos torcedores nos jogos tornou o espetáculo frio e chegou a impactar até mesmo no rendimento de alguns atletas, que admitiram sentir a falta da vibração nos estádios.

  • Ouro de Tolo

    A polêmica decisão da CBF no pódio olímpico na Tóquio 2020. A expressão “ouro de tolo” era utilizada na idade media para representar as pessoas que compravam ouro de falsos alquimistas e que na verdade eram pedras sem valor, pintadas de dourado.

  • Varsóvia, 1939: a última partida

    Durante seis anos, entre 1939 e 1945, cada partida de futebol poderia ser a última. E para muitos foi. A história da "Última Partida" em solo polonês antes da II Guerra Mundial.