Novo Calendário do Futebol Brasileiro a partir da Temporada 2023/24

A proposta para o Novo Calendário do Futebol Brasileiro, desenvolvida pelo Futbox e concebida para ser implementada a partir de 2023/24, propicia a aproximadamente 600 clubes do país, uma temporada com jogos durante todo o ano e contempla: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Campeonatos Estaduais e Interestaduais (Regionais) de forma equilibrada, onde o Brasileirão é a vitrine maior e mais importante de toda essa reestruturação. E, principalmente, sem conflitos com as demais competições continentais e intercontinentais estabelecidas no calendário mundial.

 

Introdução

 

Tive a oportunidade e o grande prazer de elaborar essa proposta junto com mais 3 profissionais com muita experiência e projetos realizados dentro do tema em questão. São eles: Marcelo Paciello, Mestre em Gestão do Esporte, Luis Filipe Chateaubriand, autor de dois livros sobre o calendário, além de ter participado do Bom Senso e do Grupo de Estudos da CBF sobre o assunto e Guilherme Manzano, graduado em Educação Física pela Universidade Federal de SP e autor de outro livro sobre o calendário. Junto com minha experiência em branding e como CEO e fundador do Futbox.com – Centro de Pesquisa Gráfica sobre Futebol, conseguimos formatar uma proposta abrangente e estratégica para a implementação de um novo calendário no Brasil.

Na proposta todas as competições foram equilibradas e distribuídas ao longo da temporada sem utilizar nenhuma Data FIFA, o que proporcionará um elevado nível técnico e comercial ao Campeonato Brasileiro, ambiente favorável para o desempenho dos jogadores, além de um mapeamento eficiente do capital investido e o retorno bem maior para cada Real ou Dólar aplicados num jogador, clube ou campeonato.

 

Considerações

 

Um calendário eficiente e emocionante, com competições sólidas e de grande valor agregado, com grandes clubes e, principalmente, contemplando todos os demais que não estão nas primeira e segunda prateleiras do nosso futebol, proporcionará um ecossistema favorável e inovador para as grandes marcas, pois seus investimentos terão um grau de risco bem menor, sem surpresas durante uma competição.

 

Mais de 30 jogos de diferença numa mesma temporada entre clubes ingleses e brasileiros

Mais de 30 jogos de diferença numa mesma temporada entre clubes ingleses e brasileiros

 

A adequação do atual calendário brasileiro para a proposta em questão representa uma ação necessária e urgente, onde a comercialização inteligente das competições, o patrocínio eficiente aos clubes, a ativação das marcas envolvidas de forma que façam sentido para o torcedor (consumidor), o ambiente favorável para o jogador exercer sua profissão – que é jogar bola – e a satisfação aliada ao sentimento de pertencimento dos torcedores são os pontos-chaves para a organização e implementação do Novo Calendário.

 

Apresentação

 

Veja no link a seguir a apresentação que foi enviada à CBF, empresas patrocinadoras das competições e detentoras dos direitos de transmissão, streaming, presidentes e gestores dos principais clubes brasileiros, além de jornalistas especializados: Novo Calendário do Futebol Brasileiro

 

• Confira o bate papo com o jornalista Paulo Massini onde eu e Marcelo Paciello apresentamos alguns pontos iniciais da pesquisa que estava sendo realizada na época (julho de 2021) e que consta na apresentação do novo calendário:

 

 

Veja também:

• As Novas Demarcações do Campo de Futebol

• 10 Novas Regras para o Futebol

 

Categorias: Campeonatos / Clubes / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: