São Paulo x Corinthians em 2000

Corinthians x São Paulo – o Majestoso

Corinthians e São Paulo é daqueles clássicos que mexe com todo o Brasil. Não apenas por terem a segunda e terceira maiores torcidas do país (Fonte: Pluri Consultoria, Datafolha, Lance!Ibope). Timão e Tricolor também estão na lista dos mais vitoriosos clubes do planeta, com títulos mundiais, continentais e nacionais e costumam fazer partidas de arrepiar.

Em 1942, Leônidas da Silvia estreava pelo São Paulo, justamente em um Derby contra o Corinthians. Após o 3×3 no Pacaembu, o jornalista Tomas Mazzoni batizou o clássico de Majestoso. Os clubes haviam se enfrentado pela primeira vez em 1930, com vitória alvinegra por 2×1. No ano seguinte veio o troco, com goleada de 4×1 que garantiu o primeiro título estadual ao Tricolor.

De lá pra cá, os clubes fizeram muitas decisões. Os irmãos Sócrates e Raí, ídolos de Corinthians e São Paulo, foram alguns personagens históricos.

Sócrates - Bicampeão Paulista 1982/83

Sócrates – Bicampeão Paulista 1982/83


Raí - Bicampeão da Libertadores 1991/92

Raí – Bicampeão da Libertadores 1991/92


Em 1982 e 83, os títulos paulistas foram para o Timão. O Doutor, como era conhecido o irmão mais velho, teve participação destacada nessas conquistas – na época, o clube vivia a Democracia Corinthiana.

Em 1991, foi a vez do caçula brilhar. Raí marcou três vezes no 1º jogo da final e ajudou o São Paulo a ficar com o título estadual. Em 1998, o camisa 10 retornou da França só para disputar a decisão e novamente se sagrou campeão paulista.

No entanto, o craque do São Paulo também tem más recordações dos clássicos. Na semifinal do Brasileirão de 99, o Tricolor podia vingar 1990, quando o Corinthians venceu o Majestoso e conquistou seu primeiro título nacional. No jogo de ida, o Timão vencia por 3×2 e Raí teve duas chances de empatar em cobranças de pênaltis, ambas defendidas por Dida. Na partida de volta, nova vitória do Corinthians e vaga carimbada para a final.

Em 2011, o goleiro-artilheiro Rogério Ceni marcou de falta seu 100º gol contra o Corinthians. Já no Campeonato Paulista de 2013, o ídolo são-paulino não teve a mesma sorte. Na decisão por pênaltis, o goleiro defendeu a cobrança de Alexandre Pato, mas como havia se adiantado, o juiz mandou voltar. Na segunda cobrança, o atacante não perdoou e garantiu os alvinegros em mais uma decisão.

Pela Recopa, o Majestoso decide um título continental pela primeira vez. No Morumbi, o São Paulo saiu derrotado por 2×1. Hoje, os clubes se enfrentam no Pacaembu. O certo é que mais uma vez, o clássico vai ferver. Façam suas apostas!

Categorias: Campeonatos / ClubesPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também: