Gigantes em tradição e comemorações do acesso marcam presença nas Séries B, C e D
Subiram! A festa do acesso nas Séries B, C e D tem choro, promessa e invasão de campo
Analisando várias ligas espalhadas pelo mundo todo, está claro que não há nenhum lugar em que a torcida se sinta tão apaixonada como em solo brasileiro. Apesar da alta qualidade europeia, o Brasil sempre é lembrado com carinho e paixão reunida em equipes do Campeonato Brasileiro séries B, C e D, segue em alta.
Diante da falta de organização que começa na alta cúpula, alguns clubes sofreram nos últimos anos e muitos até amagaram até falta de divisão, o que prejudica bastante o planejamento de qualquer equipe.
Agora, diante dos palpites de futebol, o jogo parece ter virado e alguns clubes bem conhecidos começam a ressurgir, gerando uma competitividade ainda maior na próxima temporada, que promete ser ainda mais agitada.
Candidatos ao acesso se destacam em confrontos diretos na reta final do torneio
Sejamos sinceros, não dá para negar que o grande sonho de qualquer equipe nacional é chegar até a Série A do Campeonato Brasileiro. Para isso, é preciso trilhar vários obstáculos de olho no objetivo final.
A emoção pelo acesso é gigante e uma das cenas que mais chamaram a atenção aconteceu envolvendo a torcida do Náutico, um dos mais famosos times brasileiros, que garantiu uma vaga para disputar contra times da Série B 2026.
O time de Recife precisava de uma combinação de resultados para garantir a vaga e fez a sua parte, ao derrotar o Brusque por 2 a 1 dentro de casa, nos Aflitos, enquanto o Guarani acabou sendo derrotado por 2 a 0 diante da Ponte Preta, garantiu o acesso dos pernambucanos.
Os minutos finais foram de tirar o fôlego, já que o Náutico acabou tendo um pênalti assinalado aos 42 minutos do segundo tempo. Até aquele momento, a vaga estava do Brusque.
A vaga para o acesso estava embolada, com Náutico, Brusque e Guarani na disputa, gerando ainda emoção para quem ama o futebol. Mesmo com a não conquista do objetivo, o sentimento para muito é de ‘dever cumprido’.
Rumo à Série B 2026
Além do Náutico, que fez o seu embate ser ainda mais emocionante do que muitos imaginavam, alguns outros times conhecidos também ficaram com a vaga para o Campeonato Brasileiro Série B do próximo ano.
Londrina, do Paraná, Ponte Preta e São Bernardo, ambos de São Paulo, foram outros times que garantiram uma vaga para o próximo desafio. Divididos em grupos, os times foram bem demais na soma positiva e deixaram os torcedores animados pensando em um futuro próximo do Brasileirão 2026.
Campanhas de destaque em jogo de Série C 2025
No regulamento da Série C, fica definido que todos os times se enfrentam ao longo de 19 rodadas, com os oito mais bem colocados avançando para a disputa do acesso para a Série B em dois quadrangulares de quatro equipes em cada. Sendo assim, os dois melhores de cada chave conseguem subir, com os dois primeiros realizando a grande decisão.
Nesta edição, a final fica por conta de Ponte Preta e Londrina, duas equipes que foram bem e deram alegrias à torcida, principalmente na segunda fase da Série C. Sendo assim, ficou definido os times que subiram para a Série B com:
- Ponte Preta: Primeira colocada da segunda fase do Grupo C com 13 pontos, a Ponte é mais temida desta edição do torneio. Em seis participações na fase de grupos, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, totalizando 72% de aproveitamento.
- Londrina: Líder do Grupo B com 10 pontos, o time do Paraná também faz bonito na disputa do torneio. Em seis participações dento das quatro linhas, foram duas vitórias, quatro empates e nenhuma derrota, com 55% de aproveitamento.
- Náutico: Levando emoção para o seu torcedor, o Timbú alcançou oito pontos em seis jogos, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
- São Bernardo: A equipe paulista foi a segunda do Grupo B, com sete pontos. No total, foram seis participações, somando uma vitória, quatro empates e um revés.
Classificação geral da tabela da Série D 2025
Sempre emocionante, o Campeonato Brasileiro Série D novamente não ficou para trás e deu o que falar com duelos decisivos. A paixão da torcida segue viva e alguns times conhecidos do cenário nacional deram o que falar na busca pelo acesso.
Uma das grandes torcidas e apaixonadas, o Santa Cruz, que parecia estar no fundo do poço, recuperou-se e garantiu o acesso à Série C. A festa, claro, foi gigante, mas o título acabou não sendo possível.
Na grande decisão, o Santa bateu de frente com o Barra, que acabou levando a melhor e ficou com a taça. Na ida, vitória rival por 2 a 1, dentro de casa, na Arena Pernambuco, placar que complicou bastante a Cobra Coral, que entrou no bolo dos times que subiram para a Série C.
Na volta, dessa vez na casa do Barra, a igualdade sem gol prevaleceu, com o rival do Santa Cruz levando a melhor e ficando com a grande taça desta edição do Campeonato Brasileiro Série D 2025. Sendo assim, a classificação geral teve:
- ASA – AL: 41 pontos
- Inter de Limeira – SP: 39 pontos
- Barra – SC: 37 pontos, campeão e subiu para a Série C em 2026
- América – RN: 35 pontos (classificado após a segunda fase e com o Santa Cruz também promovido)
- Santa Cruz – PE: 32 pontos, sendo vice-campeão
Quem será rebaixado para a Série D?
Assim como as principais divisões do país como Campeonato Brasileiro Série A e Série B, a Série C também segue disputa e chamando a atenção. Neste cenário, tivemos surpresas e três equipes acabaram tendo um desfecho desagradável nesta temporada.
- Tombense
- Retrô
- ABC
- CSA
Classificação final das Séries B, C e D
Com idas e vindas, saídas de técnicos e modificações no elenco, o Campeonato Brasileiro Série B segue sendo um dos mais disputados, assim como a grande elite do futebol nacional.
Se a gente for analisando ponta a ponta, uma situação que chama bastante a atenção é a saída do G-4, que chegou até a líder do torneio. Recentemente, foi cravada a saída de Vagner Mancini para a entrada de Fábio Carille, que olha com carinho para a tabela do Brasileirão Série B.
- Coritiba: 57 pontos, que têm tudo para englobar a lista dos times que subiram para a Série A.
- Chapecoense: 54 pontos
- Criciúma: 54 pontos
- Remo: 54 pontos
- Novorizontino: 54 pontos
- Goiás: 52 pontos
- Athletico Paranaense: 50 pontos
- Cuiabá: 50 pontos
- CRB: 48 pontos
- Atlético Goianiense: 48 pontos
- Avaí: 45 pontos
- Vila Nova: 43 pontos
- Operário-PR: 42 pontos
- América Mineiro: 38 pontos
- Ferroviária: 38 pontos
- Athletic: 37 pontos Zona de rebaixamento
- Volta Redonda: 34 pontos
- Botafogo-SP: 34 pontos
- Amazonas: 32 pontos
- Paysandu: 27 pontos.
Na Série C, a primeira fase foi toda dominada pelo Caxias, que somou 37 pontos, mas não indo tão bem no segundo chaveamento. Na final, Ponte Preta e Londrina mediram forças.
- Caxias: 37 pontos
- Ponte Preta: 36 pontos
- Náutico: 36 pontos
- Londrina: 30 pontos
- São Bernardo: 30 pontos
- Brusque: 28 pontos
- Guarani: 27 pontos
- Floresta: 27 pontos
- Confiança: 26 pontos
- Ypiranga de Erechim: 25 pontos
- Maringá: 25 pontos
- Ituano: 24 pontos
- Botafogo-PB: 23 pontos
- Figueirense: 23 pontos
- Anápolis: 23 pontos
- Itabaiana: 22 pontos
- CSA: 22 pontos
- ABC: 18 pontos
- Retrô: 14 pontos
- Tombense: 14 pontos.
Na Série D, o Barra – SC ficou com o grande título do torneio. Na decisão, a equipe bateu de frente com o Santa Cruz, que contou com grande apoio da torcida para garantir o acesso.
- Barra – SC (Ficou com o título)
- Santa Cruz – PE (Vice-campeão)
- Inter de Limeira – SP (Terceiro Lugar)
- Maranhão-MA (Quarto Lugar)
Conclusão
Se as Séries B, C e D este ano deram o que falar, a da próxima temporada tem tudo para ser mais agitada ainda. É tradição, apoio da torcida, grande investimento e organização dentro das quatro linhas: os clubes não estão para brincadeiras.
Olhando para a elite, para a Série A, já temos quedas praticamente encaminhadas. Gigantes como Sport, mais perto do rebaixamento, Fortaleza, Juventude e Vitória não realizam boas campanhas e dificilmente permanecerão na elite.
Ou seja, acaba sendo mais um atrativo para a Série B, que além de times competitivos remanescentes, ainda contará com times vindo da própria Série A e da Série C. Quem não se planejar e não se aproximar da perfeição, ficará ainda mais para trás e com poucas probabilidades.
Foto de capa: Flickr/Ponte Preta (Ponte Preta e Guarani se enfrentaram em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro, dando ainda mais o que falar entre os torcedores).
Categorias: ClubesPágina inicial






























