Direitos de transmissão da Série B podem ter conflitos com a chegada do Santos
O Santos teve um 2023 para se esquecer. Pela primeira vez na história a equipe foi rebaixada no Campeonato Brasileiro, portanto, disputa a Série B em 2024 e busca dar uma resposta rápida, retornando para a elite nacional.
Porém, com um gigante pela primeira vez na competição, isso deve impulsionar os jogos como um todo. Inclusive, a Série B é uma divisão secundária, mas de destaque no cenário brasileiro e em operadores como a Betnacional.
Dessa forma, os torcedores, apostadores e até secadores, ficam de olho nos jogos e isso gera impulsionamento, favorável para as marcas que patrocinam os clubes e, consequentemente, os detentores dos direitos de transmissões.
As transmissões na Série B com o Santos
Diferente do Campeonato Brasileiro Série A, que tem os direitos ligados a Globo na TV Aberta, a Série B é de responsabilidade da Band, que tem um acordo com o Brax Sports Assets desde o ano passado.
Dessa forma, transmitiram 152 jogos de 360 na última temporada, média de dois por rodada, regionalizando alguns duelos para suas afiliadas. O acordo com a Band vai até 2026, portanto, a expectativa é que mantenha o mesmo padrão em 2024.
O que pode mudar com o Santos na Série B 2024 é que a emissora pode optar por transmitir todos os jogos do Peixe, principalmente para o Estado de São Paulo. Como comparativo, o clássico entre Palmeiras x Santos no Paulistão rendeu a Record 12,3 pontos na Grande São Paulo, vice-líder isolada e recorde de audiência até aqui na competição.
Porém, existe um ponto de atenção. Como estava na elite, o contrato do Santos é com o Grupo Globo. Como eles não tem os direitos da TV Aberta na Série B, não poderiam passar o Peixe, mas existe uma cláusula que muda isso, onde o Santos poderia acionar e receber uma receita via pay-per-view de 3,1% do valor total que a emissora destina aos clubes da divisão.
Com base em 2023, seriam R$ 11,5 milhões. Se acionar a regra, a Globo poderia passar os jogos do clube na TV aberta, TV fechada, pay-per-view e streaming, desde que sejam os donos da casa, como manda a Lei do Mandante.
Série B: Adversários do Santos e regulamento
Assim como na Série A do Campeonato Brasileiro, são 20 equipes disputando pontos corridos, turno e returno. Após as 38 rodadas, os quatro melhores garantem o acesso, enquanto os quatro piores são rebaixados para a Série C. No momento, o Santos joga o Campeonato Paulista e venceu a última rodada contra o São Bernardo.
Em 2024, o Santos terá pela frente o Goiás, Coritiba e América Mineiro, que também foram rebaixados; Novorizontino, Sport, Mirassol, Vila Nova, CRB, Guarani, Ceará, Botafogo-SP, Avaí, Ituano, Ponte Preta e Chapecoense, que já estavam na Série B; além de Amazonas, Brusque, Paysandu e o Operário-PR, que subiram da Série C.
Na tabela base que ainda será desmembrada, os jogos começam em 20 de abril e a última rodada está prevista para 26 de novembro.
Foto de capa: Divulgação | Santos
Categorias: FutebolPágina inicial