FIFA divulga logo e detalhes da Copa do Mundo 2026

A próxima Copa do Mundo será um pouco diferente das demais e a FIFA já está se organizando para fazer a próxima edição da melhor maneira possível. Foi lançado na última quarta-feira, o novo logo da Copa do Mundo 2026 e, junto ao evento de lançamento do símbolo que representará a nova Copa também, vieram algumas novidades que acompanharão o novo formato da Copa do Mundo com 48 equipes.

 

Logotipo representa os 3 países da Copa do Mundo de 2026

 

Com o lema “Nós somos 26” (“We are 26”) a Fifa apresentou em um evento em Los Angeles, junto ao Presidente Gianni Infantino e Ronaldo Fenômeno, o novo logotipo da Copa do Mundo de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá.

O logo, que simboliza o Mundial a ser disputado em 3 países, carrega também consigo a singularidade de cada anfitrião da competição.

A última vez que a Copa do Mundo aconteceu em mais de um país foi em 2002, no Japão e Coreia do Sul, quando o Brasil foi pentacampeão mundial. Além dessa Copa ser a primeira em 3 países, ela possui outra particularidade: dessa vez o torneio passou de 32 para 48 países participantes. Só para ter uma ideia, a Copa de 2022 contou com 64 jogos, já a próxima, contemplará 104 jogos no total.

 

Copa do mundo de 2026 terá países agrupados por região

 

Copa do Mundo de 2026 terá países agrupados por Região

Copa do Mundo de 2026 terá países agrupados por Região

 

A FIFA, inclusive, já está se preocupando com a quantidade de partidas e também com o deslocamento das seleções e torcedores entre os jogos, por isso, a organização agrupará as seleções por regiões, diminuindo o tempo que gastariam em aviões pelo continente norte americano. A Copa do Mundo de 2026 contará com 16 sedes de disputa, sendo um desafio logístico, conforme salientado pelo Presidente da FIFA:

“É um continente, três países e não três países pequenos, são três países grandes. As distâncias, os horários, as diferenças climáticas também: altitude no México, nível do mar em outros lugares…”

Para adiantar, os jogos estão marcados para acontecer a partir de 11 de junho até 19 de julho de 2026, e essas mudanças significam um novo formato de Copa do Mundo, que pode ser alterado ainda mais, se depender do reeleito Presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Anteriormente ele tentou propor a Copa do Mundo a cada 2 anos, mas a ideia foi refutada, porque afetaria muito o calendário de competições organizadas pela CBF, como o Campeonato Série B, Série A e até mesmo, a Copa Libertadores da Conmebol.

 

Gianni Infantino é reeleito Presidente de FIFA até 2027

 

Essas ideias até geraram um desgaste com outras organizações, como a UEFA e a já citada, Conmebol. Porém, os planos de Infantino são vistos com bons olhos, principalmente pelos chefões da FIFA, que o reelegeram com unanimidade até 2027, ano pós-Copa do Mundo. Inclusive, ele ainda pode se reeleger mais uma vez, tendo a possibilidade de um mandato de 15 anos. Nem as críticas em relação a polêmica Copa de 2022 no Catar o abalaram.

 

Infantino e Ronaldo apresentam o novo logo da Copa de 2026

Infantino e Ronaldo apresentam o novo logo da Copa de 2026

 

Um dos fatores que constroem a boa imagem do atual presidente é a visão de negócio e lucratividade. Sob o comando do ítalo-suiço, foi repassado um valor 7 vezes maior de receita em relação ao seu antecessor, fora a própria FIFA se livrar da imagem desgastada e dos recentes escândalos que acometeram a Entidade durante a década passada.

Na continuidade do seu mandato como presidente da FIFA, Infantino pretende, nos próximos anos, tornar as competições de futebol cada vez maiores e com arrecadações envolvendo muito mais dinheiro. A Copa do Mundo (Masculina) com 48 equipes é um exemplo dessa mudança, que visa criar uma competição mais inclusiva. A Copa do Mundo Feminina também passou por uma expansão durante seu mandato, de 24 para 32 seleções, que já ocorre desde 2016 e pode estender-se por mais 15 anos.

 

 

Foto de capa: divulgação

 

 

Categorias: FutebolPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: