São todos chamados de futebol, mas qual é a diferença?

Não há dúvidas de que o esporte mais amado no Brasil seja o futebol, mas você sabia que nos Estados Unidos, também? A única diferença é que lá estamos falando do futebol americano. Há ainda o futebol de salão, uma modalidade onde grandes craques dos gramados passaram antes de iniciarem suas carreiras internacionais. Mas afinal, qual a diferença entre eles?

 

O Clássico Futebol

 

Futebol Clássico

Futebol Clássico

 

O futebol preferido dos sul-americanos tem possui campo muito grande, com um comprimento que pode variar de 90m a 120m. As regras exigem um gramado natural ou sintético, no qual são distribuídos 11 jogadores em cada time. Esses são o goleiro, os zagueiros, os laterais, os meio-campistas e os atacantes.

Obviamente, o objetivo do jogo é fazer o gol, algo que o maior jogador de todos os tempos, Pelé, conseguiu mais de 1.000 vezes. Além dessa conquista, o Rei Pelé foi campeão três vezes da Copa do Mundo, competição internacional que mais movimenta o esporte. Há ainda grandes competições como a UEFA Champions League, Copa Libertadores da América e os campeonatos nacionais: La Liga, Premier League e o Brasileirão.

 

Futebol Americano

 

Futebol Americano

Futebol Americano

 

Além do nome e do número de jogadores, não há muitas semelhancas entre o futebol americano e clássico, que no caso dos norte americaons, é chamado de “Soccer”. No futebol norte-americano, há tambem 11 jogadores em cada time, que tem como meta, marcar o “touchdown”. Ele ocorre quando a equipe ultrapassa a linha final no campo do adversário. Utiliza-se basicamente as mãos e o corpo para movimentar a bola, que é chutada em momentos especificos do jogo apenas.

O campo também possui dimensões parecidas, com a diferença de que há mais de 15 posições a serem distribuídas entre os jogadores. A grande competição é a NFL, que geralmente tem como astro o Quarterback, que tem a fução de distribuir o jogor e executar grandes lançamentos com as mãos. Para quem desconhece totalmente o esporte, pode ser difícil compreender, mas assistir aos campeonatos da NFL, com certeza, vai ajudar a criar mais identidade.

 

Futebol de Salão

 

Futsal Feminino

Futsal Feminino

 

Nesse esporte o campo é bem reduzido, sendo até 5 vezes menor do que os gramados no “futebol de campo”, com um comprimento máximo de 42m e mínimo de 25m. Também conhecido como Futsal, ele exige que os jogadores executem funções mais dinâmicas e menos fixas. As posições são apenas 5 e o jogo dura bem menos, com dois tempos de vinte minutos.

Suas grandes competições são o Campeonato do Mundo de clubs, a Copa do Mundo de Seleções e no Brasil, temos Ligas e Taças nacionais, regionais e estaduais, entre clubes. Seu campo é mais liso e rígido, por isso, cair nele pode ser um pouco mais arriscado. Se você for jogar, é bom ter cuidado.

 

Bônus: Rugby

 

Rugby: ritual dos "All Blacks"

Rugby: ritual dos “All Blacks”

 

Esse não é chamado de futebol, mas pode até ser confundido com o praticado nos Estados Unidos, principalmente. Qual a diferença então, entre Rugby e Futebol Americano? Bom, para começar, o Rugby tem mais de uma modalidade, mas a Union, uma das mais populares, conta com 15 jogadores em cada equipe.

Ele dura mais que o futebol americano, com uma duração total de 80 minutos, dividido em 2 periodos, enquanto o primeiro possui 4 tempos de 15 minutos, cada. As dimensões do campo de Rugby são parecidas, assim como as regras. A competição mais famosa é a Copa do Mundo, e a modalidade conta também com os campeonatos nacionais.

 

Conclusão

 

Em qualquer parte do mundo a palavra “futebol” atrai milhares de espectadores, embora isso ocorra de formas diferentes. Independentemente da modalidade, a garantia em todos eles é de muita emoção, seja assistindo, torcendo ou jogando Football Star Deluxe, do Platin casino vivo. No futebol clássico, americano ou ainda, no futsal, a disputa física é acirrada, bem como no Rugby, onde essa disputa pode ser mais intensa ainda. E para você, qual é o seu “futebol” preferido?

 

Fotos: Divulgação

 

Categorias: FutebolPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: