Como os patrocínios mudaram no mundo dos esportes
Os patrocínios esportivos começaram no início do século XIX. Foi nessa época que os primeiros acordos comerciais entre marcas e equipes ou organizações esportivas começaram a surgir e ganharam força ao longo do tempo. Atualmente, o cenário de patrocínio esportivo é muito diferente do passado.
As Olimpíadas tiveram um dos primeiros acordos de patrocínio
Um dos primeiros acordos comerciais da história do cenário esportivo aconteceu em 1928. Foi a mesma patrocinadora dos Jogos Olímpicos no Rio que inovou ao patrocinar as Olimpíadas pela primeira vez na história desse evento esportivo.
Naquela época, a parceria era muito limitada e longe de ser parecida com os acordos atuais, já que nem mesmo grandes banners eram permitidos em estádios.
O mercado de patrocínios seguiu com mudanças constantes desde o acordo entre as marcas e a organização dos Jogos Olímpicos. À medida que o século XIX avançava, os times começaram a construir estádios e receberam propostas de patrocinadores para colocar a marca no nome dos estádios.
Essa proposta de patrocínio segue ativa até hoje. Diversos exemplos desse tipo de acordo comercial podem ser encontrados no futebol brasileiro, como é o caso da mudança de nome do Morumbi para MorumBis, do Allianz Parque, e da NeoQuímica Arena.
Plataformas digitais abrem novos mercados de patrocínio
A grande revolução no mercado de patrocínios veio com a internet e as plataformas de streaming. A transmissão de eventos esportivos ao vivo tornou-se mais acessível, permitindo que empresas de tecnologia e entretenimento digital se tornassem grandes patrocinadoras — plataformas que viram no esporte uma oportunidade de atrair um público apaixonado.
Contudo, a estratégia moderna vai além da simples exposição da marca. Para manter os usuários engajados, essas empresas investem na criação de um ecossistema completo de entretenimento: após assistir a uma partida, o torcedor pode explorar outras opções na mesma plataforma, que incluem muitas vezes jogos temáticos que dialogam com diferentes culturas, bem como interesses que vão além do futebol.
Um exemplo de destaque nessa abordagem é a oferta de jogos online como o Fortune Tiger, conhecido popularmente como jogo do tigrinho, um caça-níquel virtual inspirado na cultura asiática que diverte os jogadores pela personalidade cativante do seu personagem principal.
Esse tipo de entretenimento, aliado ao serviço de transmissão ao vivo, torna os sites de apostas uma alternativa diferente para os fãs do esporte que desejam acompanhar jogos em tempo real.
Tendências apontam para novas estratégias
O cenário de patrocínio esportivo aponta para estratégias cada vez mais focadas em resultados mensuráveis. As empresas buscam um retorno claro sobre o investimento, e a tecnologia desempenha um papel fundamental nisso.
Nesse contexto, entender o que é o marketing personalizado é essencial para um mercado que passou por muitas mudanças nos últimos anos. Isso porque há uma clara tendência de personalização e necessidade de avaliar corretamente as iniciativas de patrocínio para entender se realmente é vantajoso para a empresa seguir com o acordo comercial.
Muitas mudanças serão observadas ao longo dos próximos anos, não somente no patrocínio do futebol, mas também de outros esportes. Tudo isso acontece aliado a inovações tecnológicas que abrem ainda mais portas para quem pretende alcançar uma maior audiência no esporte.
Foto de capa: Florian Schmetz | Unsplash
Categorias: ClubesPágina inicial