TOP 10 FILMES SOBRE FUTEBOL – VL 1

O Futbox preparou uma lista com os 10 maiores filmes sobre futebol de todos os tempos! Presença obrigatória em sua playlist no Youtube, Now, Netflix ou mesmo na estante da sua casa (para quem é colecionador de DVDs históricos).

Muitos filmes bons ficaram de fora, claro, mas os listados abaixo são pérolas para quem gosta de futebol, cinema e história. Alguns, inclusive, já foram citados em matérias anteriores aqui no Blog, como “Política FC – Futebol, Cinema e História“, “Mundialito. A Copa que a FIFA escondeu” e “A História do Brasileirão“.

Vamos então ao “Top 10”! A lista foi disponibilizada em dois volumes, começando pelo Volume 1:

1º) Mat4 – “O Jogo da Morte” (Ucrânia, 2012) de Andrêi Maliukov.

Em 1941, a cidade de Kiev (Ucrânia) foi ocupada por tropas nazistas. O acontecimento foi a motivação para um grupo de jogadores do país formarem um time de futebol imbatível em campo. Nascia em 1942 o FC Start, com camisa vermelha e short branco. O clube realizou sete amistosos, com 100% de aproveitamento. A cada jogo a torcida aumentava. Os nazistas, preocupados com o sucesso do novo clube, marcaram um amistoso contra o Flakelf, equipe da força aérea alemã que era usada como instrumento de propaganda pró Hitler. O FC Start não deu chances e goleou por 5×1.

Hitler, obcecado em mostrar a “superioridade” ariana, marcou a revanche. O jogo teve cenário de guerra, com muitos soldados dentro e fora do estádio. Trusevich e seus companheiros saíram vitoriosos no 1º tempo, mas no intervalo, os nazistas ameaçaram os ucranianos de morte caso não entregassem a partida. Apesar da intimidação, o FC Start venceu por 5×3. Muitos jogadores foram torturados, outros foram mortos. Trusevich antes de ser fuzilado, teria gritado: “o time de vermelho nunca vai morrer”.

Veja a matéria da BBC sobre o filme que foi retirado do ar em 2012 às vésperas da Eurocopa.

Abaixo o filme na íntegra. (Trailer não encontrado).

 

2º) I Believe In Miracles – “O Milagre Do Nottingham Forest” (Inglaterra, 2015) de Jonny Owen.

No final dos anos 1970 o modesto clube da Inglaterra, Nottingham Forest, comandado por Brian Clough, técnico que ninguém queria na época e conhecido por ser extremamente temperamental, conquistou duas Ligas dos Campeões da Europa, uma Supercopa Europeia, um Campeonato Inglês, uma Copa da Liga Inglesa e uma Supercopa da Inglaterra. Todos os títulos entre 1977 e 1980.

O documentário é primoroso, com imagens históricas em excelente qualidade. Direção, trilha e fotografia impecáveis.

 

3º) Maradona (França-Espanha, 2008) de Emir Kusturica.

O consagrado diretor sérvio, Emir Kusturica, retrata Diego Armando Maradona de uma forma inédita e com uma cumplicidade e admiração impressionantes. Uma viagem desde a origem pobre do jogador até o auge da sua fama, além da dependência às drogas, álcool e o excesso de peso. Mostra ainda imagens da Igreja Maradoniana na Argentina. Impressionante. Nenhuma adoração aos ídolos brasileiros, atuais ou do passado, se aproxima disso.

 

4º) Maracaná, La Película – “Maracanã” (Uruguai, 2014) de Sebastián Bednarik e Andrés Varela.

“O filme mostra a visão uruguaia do “Maracanazo” de 1950, um filme com imagens preciosas, inéditas e com um texto sensível, coisa de quem sabe ganhar.” (Juca Kfouri).

Depois dessa introdução só há mais uma coisa a dizer: o filme começa com o Concerto número 2 de “As Quatro Estações”, de Vivaldi. O melhor documentário sobre a Copa de 1950.

 

5º) Looking For Eric – “À Procura de Eric” (Inglaterra, 2009) de Ken Loach.

Um carteiro de meia idade em decadência. Sua única motivação para viver é o ex-jogador do Manchester United, Éric Cantona. Numa mistura de realidade e alucinação o carteiro inglês começa a reconstruir sua vida a partir da paixão e dos “conselhos” do seu ídolo.

A relação do humilde e inquieto carteiro com o craque Cantona é muito bem trabalhada durante o filme com diálogos curtos e bem-humorados.

 

Esse foi o Volume 1 dos melhores filmes sobre futebol de todos os tempos! Alguma sugestão? Sentiu falta de algum país realizador? Confira o Volume 2 aqui.

 

Fontes:

Futbox – Centro De Pesquisa Gráfica Sobre Futebol
Verminosos Por Futebol
Manual do Homem Moderno

 

 

Categorias: Fora das 4 linhas / FutebolPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: