Viva Costa Rica!
Até 2013, a Seleção Costarriquenha de Futebol é a mais bem-sucedida seleção da América Central, com seis conquistas da Copa Centro-americana (1991, contra Honduras; 1997, 1999 e 2003, contra a Guatemala; 2005, contra Honduras; e 2007, contra Panamá) e a 3ª maior força da CONCACAF, com três títulos organizados pela Confederação (1963, contra El Salvador; 1969, contra Guatemala; 1989, contra os Estados Unidos), atrás apenas de México, com nove, e Estados Unidos, com cinco.
Entre outras façanhas, é a primeira seleção da América Central a ter vencido uma partida de Copa do Mundo e a única do continente a ter avançado à fase final. Ambos os feitos foram realizados na Copa do Mundo de 1990, ano em que o país latino estreou em mundiais. As outras participações da Costa Rica, na maior competição de futebol do mundo, foram em 2002 e 2006, porém não passou da fase de grupos. O país também está garantido no Mundial de 2014.
A seleção costarriquenha costuma jogar com camisas vermelhas com detalhes azuis e brancos, as três cores da bandeira nacional. Nos jogos contra Brasil e Suécia na Copa do Mundo da Itália em 1990, a Costa Rica adotou um uniforme alternativo. Para ganhar a simpatia dos torcedores da Juventus, dono da maior torcida do país, a seleção atuou com uniforme alvinegro listrado verticalmente. Atualmente, os jogadores carregam no peito, o escudo da Federação Costarriquense de Futebol, mas há alguns anos, as camisas chegaram a estampar a bandeira do país.
Texto: Gabriel Godoy.
Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial