Craques que marcaram mais gols com a camisa da seleção brasileira em finais

Único país pentacampeão mundial no futebol masculino, o Brasil possui uma das equipes mais vencedoras da modalidade. Além das cinco estrelas no escudo, a seleção brasileira é a que mais vezes ganhou a Copa das Confederações (quatro) e a maior medalhista olímpica de todos os tempos (sete ao todo). Isso sem contar os nove troféus da Copa América.

Com tantas conquistas em sua centenária história, foram vários os craques que brilharam com a camisa nacional em finais e jogos decisivos. De todos os títulos mencionados até os vice-campeonatos, mais de 40 jogadores balançaram as redes pela Seleção em uma partida que valia a disputa direta por um troféu.

Dentre os atletas que deverão disputar o Mundial de 2022 pelo Brasil, três deles já fizeram gol em uma final com a amarelinha, curiosamente todos eles no Maracanã: Neymar (Copa das Confederações 2013 e Jogos Olímpicos Rio-2016), Gabriel Jesus e Richarlison, ambos na Copa América 2019.

 

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

 

Com eles em campo, a Seleção Brasileira chegará ao Catar como uma das favoritas nas apostas jogos Copa do Mundo não apenas pela sua tradição, mas por ter em seu elenco atacantes decisivos e acostumados a balançar as redes nas grandes partidas.

Mas, afinal, quem foram os craques que já marcaram gol pelo Brasil em uma final de competição e quais deles balançaram mais as redes adversárias nesses jogos?

 

Copa do Mundo

 

Desde a primeira edição do maior campeonato de futebol do mundo, em 1930, o Brasil disputou seis finais, ganhando cinco delas. Curiosamente, perdeu a única em que não marcou gols, nos 3 a 0 para a França em 1998. Já nos anos em que foi campeã, a equipe brasileira marcou 14 gols, sendo Pelé e Vavá os maiores artilheiros com três tentos cada um. Ronaldo tem dois, ambos na conquista do penta em 2002.

Outros jogadores que estufaram as redes adversárias em decisões de Copa foram Zagallo, Amarildo, Zito, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto, todos com um gol. Vale destacar também o ponta-direita Friaça, que anotou o gol do Brasil no fatídico “Maracazo” de 1950 contra o Uruguai, um jogo que, apesar de não ter sido uma final propriamente dita, reunia as duas únicas equipes com chances de título, ganhando o status de uma verdadeira decisão.

 

Copa América

 

Terceiro maior vencedor da competição mais importante da América do Sul, atrás de Argentina e Uruguai (15 cada uma), o Brasil soma nove conquistas e 12 vice-campeonatos. Considerando que o torneio teve vários formatos adotados e nem sempre o campeão foi coroado em uma final, a Seleção marcou 30 gols em jogos decisivos.

Ademir, com seu hat-trick em 1949, foi o que mais vezes venceu um goleiro adversário. Com dois tentos aparecem Formiga, Tesourinha, Jair, Baltazar, Ronaldo e Rivaldo. Marcaram um gol Friedenreich, Neco, Pelé, Jorginho Putinatti, Romário, Túlio, Edmundo, Zé Roberto, Luisão, Adriano, Júlio Baptista, Dani Alves, Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison.

 

Copa das Confederações

 

Das dez edições do extinto torneio, realizadas entre 1992 e 2017, o Brasil foi finalista em cinco, faturando o título em quatro oportunidades: 1997, 2005, 2009 e 2013. Somando todas essas partidas, foram 19 gols prós. Ronaldo e Romário marcaram três vezes cada, enquanto Adriano, Luis Fabiano e Fred anotaram dois. Com um tento, completam a lista Serginho, Roni, Zé Roberto, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Lúcio e Neymar.

 

Jogos Olímpicos

 

Apesar de ter conquistado seu primeiro título olímpico somente em 2016, no Rio de Janeiro, o Brasil é o país que mais vezes já subiu ao pódio do maior evento esportivo do planeta no futebol masculino. Foram sete medalhas ao todo: dois ouros, três pratas e dois bronzes.

Das cinco finais que disputou, a Seleção passou em branco em apenas uma e marcou cinco gols nas outras quatro. Romário e Hulk fizeram nas derrotas por 2 a 1 para União Soviética e México, em Seul-1988 e Londres-2012, respectivamente, enquanto Neymar marcou de falta no 1 a 1 contra a Alemanha no Rio-2016 (vitória brasileira nos pênaltis) e Matheus Cunha e Malcom foram os heróis do bicampeonato contra a Espanha em Tóquio-2020, com outro 2 a 1.

 

Os maiores artilheiros do Brasil em finais

 

Ao somar as quatro principais competições que já participou, a Seleção Brasileira marcou 68 gols em finais ou jogos decisivos valendo o título, excluindo os gols contra feitos a seu favor. Considerando Copa do Mundo, Copa América, Copa das Confederações e Jogos Olímpicos, os maiores artilheiros do Brasil nessas partidas foram Ronaldo (7), Romário (5) e Pelé (4).

Categorias: CampeonatosPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: