Nigéria: as “Superáguias

A Seleção Nigeriana de Futebol foi a primeira representante da África a conquistar a medalha olímpica de ouro. A façanha foi alcançada em 1996, após vitórias nas semifinais e finais sobre os poderosos Brasil e Argentina, respectivamente. Até 2013, a Nigéria ainda venceu três vezes a Copa das Nações Africanas (1980, contra Argélia; 1994, contra Zâmbia; e 2013, contra Burkina Faso). Em 1994, estreou em Copas do Mundo e obteve a melhor das suas quatro participações, sendo eliminada nas oitavas-de-final pela Itália, na prorrogação. Em 2014, disputa seu 5º Mundial.

Nigeria teamgroup

Nigéria vs Paraguai: Copa do Mundo de 1998.

Uma marca registrada da seleção nigeriana é o futebol irreverente dentro de campo. Jogadores como Kanu e Jay-Jay Okocha encantaram o mundo com dribles e gols. Outro nigeriano que marcou época foi Rashidi Yekini, autor do primeiro gol da seleção em Copas do Mundo. Comemorou o feito de maneira efusiva, balançando as redes do goleiro da Bulgária, em uma das imagens mais memoráveis do Mundial de 1994.

A seleção nigeriana costuma mandar seus jogos com camisas, shorts e meiões verdes, uma alusão à bandeira nacional. Já o branco, é a cor predominante no “Away Kit”. Os jogadores carregam no peito esquerdo da camisa o escudo da Associação Nigeriana de Futebol que traz uma Águia ao centro. Por isso, são internacionalmente conhecidos como as “Superáguias”.

Greece v Nigeria: Group B - 2010 FIFA World Cup

Copa do Mundo de 2010: apenas 1 ponto conquistado na primeira fase. Sombra das equipes de 1994 e 1998.

Texto: Gabriel Godoy.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: