Uruguai: a Celeste Olímpica

Fundada em 1900, a Associação Uruguaia de Futebol foi um dos membros fundadores da CONMEBOL. O apelido de Celeste veio já nos anos iniciais após o primeiro triunfo da seleção Uruguai em Montevidéu, em 15 de agosto de 1910. A camisa azul que hoje é um emblema nacional, na ocasião, foi adotada em reconhecimento ao triunfo, dias antes, do River uruguaio, que utilizava essas mesmas cores, ante o poderoso Alumni portenho.

Mexico v Uruguay: Group A - 2010 FIFA World Cup

Copa do Mundo de 2010: Celeste retorna ao cenário mundial terminando o Mundial em quarto lugar.

A Seleção Uruguaia de Futebol é a primeira campeã da Copa do Mundo e uma das cinco seleções com mais de uma conquista em Mundiais. O primeiro título veio em território uruguaio após vitória sobre a rival Argentina por 4×2, em 1930. A Celeste também se orgulha de ter vencido de virada, os anfitriões brasileiros no quadrangular final da Copa de 1950, garantindo assim o bicampeonato. Até 2013, além dos mundiais e dos ouros olímpicos nos Jogos de 1924, contra Suíça e 1928, em cima da Argentina, a seleção uruguaia é a maior vencedora de Copa América, com 15 conquistas. Completam a lista de títulos oficiais do Uruguai, o Mundialito de Campeões do Mundo em 1980, contra o Brasil e os Jogos Pan-americanos de 1983, com vitórias sobre Guatemala e novamente, o Brasil, na fase final.

Uruguay v Argentina - FIFA World Cup 2014 Qualifiers

Estádio Centenário: caldeirão da Celeste nos jogos em solo uruguaio.

Há alguns anos, o Uruguai viveu um período de escassez de conquistas e grandes aparições em Copas do Mundo. No entanto, o 4º lugar no Mundial de 2010 – liderado pelo atacante Diego Forlán, eleito o melhor da competição – parece ter trazido novos ares para a Celeste, que já no ano seguinte sagrou-se campeã da Copa América pela 15ª vez, acabando com um jejum de 16 anos sem títulos oficiais. A seleção uruguaia classificou-se para a Copa de 2014 (sua 12ª) na repescagem ao vencer a Jordânia por 5×0 no placar agregado – o 6º lugar no Ranking FIFA o credenciou a ser cabeça de chave.

Uruguay v Argentina - FIFA World Cup 2014 Qualifiers

Edinson Cavani forma o trio mágico do Uruguai junto com Forlán e Suarez.

Uruguay v Argentina - FIFA World Cup 2014 Qualifiers

Luiz Suarez: maior artilheiro da Celeste em todos os tempos com 35 gols.

Hoje, no jogo decisivo contra a Itália, seu centroavante e herói em 2010 quando impediu o gol de Gana com as mãos, Luizito Suarez é a maior esperança para a Celeste avançar no Mundial de 2014 e conquistar mais um título para sua galeria.

Texto: Gabriel Godoy.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: