Fla-Flu: Dérbi Flamengo x Fluminense
Quase todas as grandes cidades do mundo têm uma rivalidade futebolística famosa. O Milan está dividido entre AC Milan e Internazionale ; o norte de Londres viu Arsenal e Tottenham Hotspur lutarem durante décadas; Buenos Aires tem sem dúvida a discórdia mais intensa no futebol entre Boca Juniors e River Plate, e não é diferente quando se trata do Rio de Janeiro, no Brasil.
O Brasil sempre foi uma nação que respira futebol. Embora muitas vezes as pessoas apontem o sucesso da seleção nacional como a maior indicação do amor eterno do país pelo esporte, ela também possui uma magnífica liga nacional completa com vários derbies no Campeonato Brasileiro Série A que fervem com paixão e intensidade e fazem difícil palpites de especialistas. Na verdade, de todos os clássicos, não há nenhum mais sedutor ou cativante do que o épico carioca, amplamente conhecido como ‘Fla-Flu’, disputado entre Flamengo e Fluminense.
A gênese da rivalidade Fla-Flu começou como outras rivalidades intensas no futebol. Em 1911, integrantes descontentes do Fluminense deixaram o clube e foram para o Flamengo e formaram a ala de futebol do clube. Desde então, as partidas têm sido intensas e com ação imperdível. ‘Fla-Flu’ é um termo cunhado pelo lendário jornalista esportivo brasileiro Mário Filho e é um clássico que remonta aos primeiros estágios do século 20, quando os dois lados se encontraram pela primeira vez em 7 de julho de 1912, com o Fluminense vencendo a disputa 3 -2 na frente de 800 pessoas.
O Maracanã é um símbolo da magnitude da rivalidade, e a arena esportiva mais famosa do Brasil nunca esteve tão viva como quando sedia um desses famosos clássicos. O majestoso anfiteatro do futebol foi inaugurado em 1950 , mas só recebeu um Fla-Flu em 1963, quando os dois times se encontraram para decidir o campeonato carioca. A partida estava longe de ser um clássico, um empate monótono em 0 a 0 entregou o título ao Flamengo. No entanto, a partida entrou para o folclore devido ao público monumental que atraiu. O público oficial de 177.656 é o maior público do Fla-Flu de todos os tempos e uma medida do quão fanático é o apoio a esta grande partida.
As partidas do Fla-Flu são conhecidas por seu drama de alto risco, muitas vezes apresentando demonstrações apaixonadas de apoio de ambas as torcidas. O Estádio do Maracanã, local histórico que já sediou inúmeras Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, frequentemente se torna um caldeirão de barulho e emoção durante os confrontos do Fla-Flu. Os cantos, cantos e pirotecnia criam uma atmosfera elétrica incomparável no futebol brasileiro.
A rivalidade vai além do campo de futebol, com os torcedores muitas vezes expressando sua paixão por meio de arte de rua, mercadorias e mídias sociais. A rivalidade também produziu vários momentos icônicos, incluindo jogadores lendários, gols inesquecíveis e reviravoltas dramáticas. O clássico Fla-Flu é mais do que uma partida de futebol, é um fenômeno cultural que reflete a paixão e a intensidade da cultura futebolística do Rio de Janeiro.
Presente
Flamengo e Fluminense são os dois grandes dominadores do Campeonato Carioca, onde se enfrentam novamente a cada temporada. Um campeonato antigo, vencido 37 vezes pelo Flamengo e 33 pelo Fluminense, e onde os artilheiros históricos são homens da estatura de Roberto Dinamite , Zico e Romário.
Hoje, apesar de ser o mais jovem dos dois, o Flamengo é um dos clubes mais torcidos do Brasil, com cerca de 35 milhões de torcedores. Para comparar, isso é mais do que a população da Austrália, Holanda ou Peru que faz a Naçao Rubro -Negra é uma dinastia em seu país de origem. É fácil entender porque o Fla-Flu é um encontro tão único no Brasil: esses dois times representam duas almas da mesma cidade. Não há divisão baseada na religião ou na política, é apenas uma questão de orgulho – como uma guerra entre irmãos.
Houve muitos confrontos significativos entre os dois ao longo das décadas, como o encontro em 1963, quando 194 mil pessoas lotaram o Estádio do Maracanã. Este foi o terceiro maior público já registrado no local, atrás apenas do Maracanazo – a final da Copa do Mundo de 1950 entre Brasil e Uruguai – e uma partida entre Brasil e Paraguai quatro anos depois. Infelizmente, a partida entre Flamengo e Fluminense não foi tão dramática e terminou em 0 a 0.
Foto de capa: divulgação
Categorias: ClubesPágina inicial