Os escudos e uniformes dos clubes franceses e holandeses

Todas as sextas-feiras, até a primeira semana de outubro, o Blog do FUTBOX traz curiosidades com o tema “Futebol e design” sobre 23 grandes clubes da Europa (leia aqui, o 1º post da série).

Vamos ao que interessa:

• Olympique de Marseille

Escudo de fundação do Olympique de Marseille já estampava o lema do clube

Escudo de fundação do Olympique de Marseille já estampava o lema do clube

Fundado em 1899, o Olympique de Marseille é o único clube francês a conquistar a Liga dos Campeões da UEFA. O título (1992-93) está representado por uma estrela acima de seu escudo, formado pelas iniciais “O” e “M”. Com raras exceções, os escudos utilizados pelo L’OM trazem a inscrição “Droit Au But”, que significa direto ao gol, canto entoado por sua torcida, a maior da França. As cores oficiais do clube são o branco (predominante no 1º unifomre) e o azul-claro (uniforme reserva), as mesmas da bandeira da cidade de Marselha.

• As cores do Paris Saint-Germain são azul, vermelha (de Paris) e branca (de Saint-Germain-en-Laye, vizinha à capital francesa). Nos primeiros anos, o clube atuou com camisa vermelha, short branco e meiões azuis. A partir de 1973, o modelo mais tradicional foi adotado: camisa azul com uma barra vertical vermelha ao centro emoldurado por duas listras brancas. Short e meiões azuis completam o “Home Kit”.

O escudo do PSG sofreu algumas alterações para a temporada 2013-14. O nome da cidade de “Paris” ganha mais destaque, localizado na parte superior do círculo. A palavra “Saint-Germain” foi deslocada pra baixo. A torre Eiffel, maior símbolo da capital francesa continua no centro do distintivo. Abaixo do monumento, o berço que representava o Rei Luís XIV foi retirado, contudo, a flor-de-lis, outro símbolo do antigo governante continua presente.

• PSV

Em 2001, Zlatan Ibrahimović veste a tradicional camisa do Ajax.

Em 2001, Zlatan Ibrahimović veste a tradicional camisa do Ajax.

32 Campeonatos Holandeses. 18 Copas da Holanda. Quatro Liga dos Campeões, uma Liga Europa, três Supercopas Europeias e dois Mundiais. Essa galeria de títulos faz do Ajax o clube mais bem-sucedido do futebol holandês.

Fundado em 18 de março de 1900, o Ajax estreou com uniforme todo preto. No entanto, foi com a camisa alvirrubra que o clube se tornou reconhecido internacionalmente. Primeiro, com as listras verticais. E poucos anos depois já com a tradicional camisa branca nas laterais com uma faixa vermelha ao centro.

Já o primeiro escudo trazia o desenho de um jogador do clube, que seria substituído por outro jogador em 1921. Sete anos depois, o distintivo foi redesenhado, agora com a cabeça de Ájax, um herói da mitologia grega. Em 1990, o escudo foi novamente refeito, e passou a ser formado por 11 traços que representam os 11 jogadores que formam um time de futebol.

• Mal podiam imaginar os operários da fábrica Philips que naquele longínquo 31 de agosto de 1913 nasceria um dos grandes clubes da Holanda e do futebol europeu. O PSV nasceu do sonho desses trabalhadores que fundaram o clube como forma de comemoração ao centenário da independência dos Países Baixos. A sigla PSV é uma abreviação de Philips Sport Vereniging (União de Esportes Philips).

Assim como o Ajax, seu maior rival na disputa dos títulos do futebol holandês, as cores adotadas pelo PSV foram o vermelho e o branco, as mesmas da bandeira de Eindhoven, sua cidade de origem. Há décadas que o escudo do clube não sofre grandes modificações. É formado por uma elipse vermelha e branca (contornada em dourado) com uma bandeira branca e a inscrição PSV, em preto. Recentemente, o clube acrescentou duas estrelas douradas acima do escudo, representando os mais de 20 títulos do Campeonato Holandês.

Categorias: Clubes / Futebol e DesignPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também: