Consultoria Futbox para o projeto de NFTs: camisas históricas do Galo

Em junho de 2021 o Futbox prestou consultoria ao Atlético-MG, no Projeto concebido pelo clube, para lançamento dos NFTs de suas camisas históricas. O Galo consultou a página do Clube no Portal Futbox, que contém toda a história ilustrada do Atlético-MG, um dos principais clubes do Brasil e do mundo.

Esse, inclusive, é um dos vários serviços, produtos e soluções que o Futbox oferece aos mercados do futebol e eSports. Para quem não conhece, o Futbox é um Centro de Pesquisa Gráfica sobre Futebol e disponibiliza, em três idiomas, o maior acervo ilustrado do mundo sobre o tema, preparado para alimentar e enriquecer projetos de marketing, branding e inovação de clubes, empresas e marcas com ativação no esporte.

Dessa forma, os modelos de negócios em questão são validados de fato, e se tornam mais eficientes, aliando a expertise e o know-how do Futbox aos objetivos e estratégias traçados pelos clubes. Por exemplo, o primeiro ativo digital, criado para a campanha dos NFTs do Galo, foi a sua camisa utilizada em 1914, na Taça Bueno Brandão, primeiro título oficial no futebol conquistado pelo clube.

 

Ilustrações Futbox: uniformes históricos do Atlético-MG

 

Ilustrações uniformes históricos do Atlético-MG: acervo Futbox

Ilustrações uniformes históricos do Atlético-MG: acervo Futbox

 

Ilustrações escudos e camisas históricas do Atlético-MG: acervo Futbox

Ilustrações escudos e camisas históricas do Atlético-MG: acervo Futbox

 

Outros NFTs fizeram parte dessa coleção, como a camisa de 1927, marcando a vitória de 9×2 sobre o maior rival; a camisa de 1971, quando o time ganhou o primeiro Campeonato Brasileiro; e a série de 2013, que incluía as camisas usadas no título da Libertadores da América daquele ano.

 

Página do Galo no Portal Futbox

 

Futbox.com/Galo (Ilustração Modelo 1914)

Futbox.com/Galo (Ilustração Modelo 1914)

 

Futbox.com/Galo (Ilustração Modelo 1927)

Futbox.com/Galo (Ilustração Modelo 1927)

 

A coleção foi um dos destaques no lançamento da plataforma de NFTs da Binance, uma das maiores  corretoras de criptomoedas do mundo. A campanha foi anunciada como “The 100 Creators”, que teve como objetivo, apoiar e promover criadores inovadores e destacar obras de diferentes culturas. Com isso, os usuários que já faziam suas negociações na plataforma, puderam acessar o mercado de NFTs sem precisar se cadastrar.

Ao todo, o Atlético-MG lançou uma Série de 13 camisas históricas em formato NFT. A coleção foi desenhada (Modelo 3D abaixo) por Flávio Markiewicz, autor do conceito utilizado no projeto “Manto da Massa”, a partir das ilustrações presentes na página do clube no Portal Futbox, somado às pesquisas em bancos de imagens.

 

Ilustração 3D - foto divulgação: Atlético-MG

Ilustração 3D – foto divulgação: Atlético-MG

 

Quanto Vale uma Consultoria?

 

Um projeto desse porte envolve muitos recursos financeiros, técnicos e intelectuais. O Futbox colabora com os dois últimos, principalmente o “capital intelectual”, uma vez que é o maior centro de pesquisa gráfica do mundo. Ter uma chancela dessa qualidade permite a todos os profissionais envolvidos uma tranquilidade essencial no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções, sejam físicas ou digitais, além de possibilitar um retorno financeiro considerável, como podemos observar na matéria abaixo. Mais detalhes aqui.

A fidelidade histórica de um NFT, por exemplo, é um dos fatores de segurança para o retorno financeiro do projeto.

 

Fidelidade histórica: um dos fatores de segurança para o retorno financeiro

Fidelidade histórica: um dos fatores de segurança para o retorno financeiro

 

 

Podcast:

 

Clique na imagem abaixo e confira o bate-papo na íntegra no Bora Pra Resenha Podcast onde falamos sobre a revitalização das marcas dos clubes de futebol, seleção brasileira, calendário, VAR, regras atualizadas, as novas demarcações do campo e muitas outras curiosidades sobre a história do futebol:

 

Futbox no Bora Pra Resenha 

Futbox no Bora Pra Resenha

 

 

Veja também:

 

Há 8 anos acontecia uma partida histórica de futebol na Palestina: equipes de Gaza e Cisjordânia se encontravam após 15 anos do bloqueio imposto por Israel

Guia do Mundo Árabe FC: Os significados dos nomes de 250 clubes de 23 países

Política FC: Futebol, Cinema e História 

Para mulheres, jogar futebol já foi caso de polícia durante a ditadura

Honduras contra El Salvador: A partida de futebol que iniciou uma guerra

Mundialito: a Copa que a Fifa escondeu

Fatos Históricos e Reconhecimentos

A história do Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro: nomenclatura e significado histórico

Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus

10 Novas Regras para o Futebol

As Novas Demarcações do Campo de Futebol

O Novo Calendário do Futebol Brasileiro

 

Categorias: Futebol e DesignPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: