FUTBOX – Centro de Pesquisa Gráfica e Soluções para o Futebol

Entrevista para o site francês Startup.info onde falo sobre o FUTBOX, a Metodologia dos 3Ts, os projetos desenvolvidos para os clubes e o mercado do futebol em tempos de Covid-19. As projeções para o futuro e a relação patrocinador > torcedor no século XXI por meio dos clubes. Agradeço ao Kossi ADZO pelo convite e oportunidade. Abaixo a tradução da entrevista.

 

Em primeiro lugar, como está você e sua família nestes tempos do Covid-19?

Estamos bem. Eu e minha esposa e também os nossos pais e irmãos. Eu, por exemplo, posso trabalhar em casa e já costumo me reunir por video há alguns anos. É um privilégio em meu país, sou grato por isso e tenho a consciência dos deveres e obrigações que tenho a partir do conhecimento que adquiri ao longo da minha vida.

 

Conte-nos sobre você, sua carreira, como você fundou ou ingressou nesta empresa

Sou mineiro de Belo Horizonte, estado com muitas montanhas e cachoeiras. Me formei em Publicidade e Propaganda em 1997 e tive uma agência de design gráfico durante 10 anos. Em 2007 tive a ideia de unir minhas competências com a paixão pelo futebol, o Brasil é um país que respira esse esporte. Em 2011 consegui um sócio investidor para o portal. Foram dois anos preparando e enriquecendo o acervo de pesquisas e ilustrações que desenvolvi desde 1990, além do banco de dados e das animações stopmotion que produzimos sobre os principais gols marcados em Copas do Mundo. Essas animações, inclusive, são a origem do nome “Futbox” (“futebol de caixinha” em português). Na minha infância ao invés de brincar com futebol de botão e desenhava os uniformes e escudos, recortava tudo e colova nas caixas de fósforos, simulando os jogadores e goleiros. Brinco até hoje.

 

 

O Futbox.com disponibiliza hoje, em três idiomas, o maior acervo ilustrado do mundo sobre futebol. Pesquisamos e resgatamos a história do futebol mundial e a divulgamos por meio de ilustrações e gráficos detalhados e com um alto grau de fidelidade. Temos ainda todos os jogos das Copas (1930 a 2018) ilustrados, em cores, desde o modelo da bola utilizada em cada jogo, até os uniformes completos de cada partida. Contamos também com parcerias estratégicas de conteúdo como Getty Images e AFP para enriquecer a experência do usuário quando esse estiver navegando pelo Futbox.

Outras seções no portal chamam muita atenção como a Galeria de Troféus, Derbies e claro, as páginas dos Clubes e Seleções, onde visualizamos toda a história dessas instituições, seus troféus consquistados e a evolução dos escudos e uniformes, desde as suas fundações até os dias de hoje.

O Futbox.com é cocriativo, temos o botão “Colabore” onde fãs e pesquisadores, como outros centros de pesquisa, nos enviam, fotos, imagens, textos ou ainda, podem reportar um erro. Isso gera uma cumplicidade entre a marca e os seus fãs. Temos colaborações de vários países na Europa, Estados Unidos e Ásia e as nossas redes sociais, onde compartilhamos vários conteúdos autorais, promovem mais ainda essa relação.

 

 

Toda essa pesquisa ao longo de 30 anos nos possibilitou um conhecimento estratégico sobre o universo do futebol. Em 2017 inauguramos a área de branding no Futbox, onde trabalhamos a identidade visual dos clubes como ferramenta de geração de valor e receita. Tudo por meio da Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus, que desenvolvi para trabalhar junto aos departamentos de marketing dos clubes de futebol e esportes em geral. Com isso as soluções apresentadas fazem sentido para o mercado e, principalmente, para os torcedores, pois todo o processo criativo e de desenvolvimento é pautado no equilíbrio entre tradição e inovação, preservando os lastros e símbolos dos clubes, mas os atualizando e espandindo-os para o novo cenário do século XXI, de relacionamento, posicionamento, acessos mobile, costumes, desejos e necessidades contemporâneas.

Hoje atendemos 6 clubes no Brasil e estamos formando uma parceria nos Emirados Árabes para divulgação da marca Futbox e de todas as possibilidades envolvendo os nossos produtos e serviços, além da nossa filosofia de trabalho e de como nos relacionamos com o mundo. Você pode encontrar mais detalhes na seção “O que fazemos”.

 

 

O grande escritor uruguaio, Eduardo Galeano, disse uma frase muito significativa: “Não podemos deixar o dever de ganhar superar o prazer de jogar.” Aliás, Uruguai, Argentina e Inglaterra talvez sejam os países onde existe a maior cumplicidade entre o jogo e as pessoas, entre o futebol e o torcedor.

 

Como sua empresa inova?

Na forma de perceber o futebol e de se relacionar com o torcedor e parceiros comerciais. Entendendo que o Clube ou Instituição é o meio e não o fim. Esse fim é a satisfação do torcedor e a sua noção de pertencimento. Sempre que consiguimos isso, todos os investimentos realizados pelos patrocinadores, por exemplo, terão um retorno significativo e proporcionarão um ecossitema sustentável e rentável para o ambiente e mercado. A gestão de marca inteligente de um clube de futebol, campeonato ou evento, acontece quando geramos valor entre torcedor e patrocinador.

 

Como a pandemia de coronavírus afeta seus negócios e como você está lidando com isso?

A pandemia acelerou uma migração dos hábitos das pessoas para o ambiente digital. Isso revelou mais ainda a importância e a necessidade da produção de conteúdos de qualidade e relevantes para o dia a dia das pessoas. Conteúdo e comunidade são valores que a marca Futbox promove, defende e desenvolve desde a sua fundação, e os compartilha gratuitamente por todos os seus canais e também pelo blog onde escrevo matérias e publico também artigos de parceiros ao redor do mundo, sempre com um posicionamento mais politico, mas nunca partidário. O futebol é uma ferramenta fundamental para entendermos as pessoas e um ótimo instrumento para inclusão e resgate de causas ambientais, sociais e culturais, promovendo a igualdade entre raças, crenças, religião e respeitando as suas particularidades. Viva a diversidade.

 

Você teve que fazer escolhas difíceis e quais são as lições aprendidas?

“Eu gosto do futebol porque ele nos obriga a tomar posições.” Frase do escrito brasileiro Luis Fernando Verissimo, com a qual me identifico muito.

A lições mais importantes foram o entendimento que apenas recursos financeiros não são o suficiente, o empreendedor vende, mas quem comercializa são os investidores. É preciso que haja uma sinergia constante entre os envolvidos. Outro ponto é a resiliência, a capacidade do empreendendor fazer o que deve ser feito e não necessariamente o que ele pensou.

 

Como você lida com o estresse e a ansiedade, como você se projeta e se projeta para o futuro da sua empresa?

Buscando sempre o autoconhecimento. Olhando para dentro. O mercado já nos impulsiona muito para olhar para fora. Meu objetivo é realizar a gestão da marca Futbox como referência mundial em história, design e branding sobre futebol. Criar um escossistema estratégico com parceiros de pesquisa e TI ao redor do mundo.

 

Quem são seus concorrentes?

Até bem pouco tempo eram poucos. O Futbox fez parte de uma vanguarda na produção e no compartilhamento de conteúdos gráficos e autoriais sobre a história do futebol. Na divulgação da importância do design na assimilação das soluções por parte dos torcedores e empresas com ativação no futebol, por exemplo.

 

E como você planeja permanecer no jogo?

Jogando conforme as regras. Não do jogo, mas da ética.

 

Seus pensamentos finais

Resgatar o passado significa preservar o nosso presente para as gerações futuras. Todo projeto e empreendimento envolvendo o esporte precisa equilibrar tradição e inovação, pois o seu foco são as pessoas e suas experiências ao longo da vida. Transformar lembranças e desejos em realizações. A perspectiva é que move o ser humano.

 

Seu website

FUTBOX.com

 

A entrevista no site Startup Info (em inglês): link.

 

Categorias: Futebol e DesignPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: