150 anos do futebol
Há uma grande dúvida, mesmo entre os pesquisadores, sobre a origem do futebol. Existem vestígios da prática dos “jogos de bola” com os pés em várias culturas antigas.
Em 2.197 a.C., durante a Dinastia de Huang-ti, em uma espécie de treinamento militar, soldados chineses chutavam a cabeça de soldados inimigos que aos poucos foram substituídas por bolas de couro. O objetivo do jogo denominado tsu-chu (tsu = lançar com o pé e chu = bola recheada feita de couro) era chutar a bola entre duas estacas fincadas no chão ligadas por um fio de cera. Era o primeiro indício de traves.
Assim como o tsu-chu, o Kemari (Japão), o Epyskiros (Grécia), o pok ta pok (México), Harpastaum (Império Romano), Soule (França) e Calcio Fiorentino (Itália) podem ter inspirado a criação do futebol, como conhecemos nos dias de hoje.
Em 26 de outubro de 1863, nasce na Inglaterra The FA (The Football Association), que organiza e sistematiza o futebol. Os primeiros praticantes eram estudantes e filhos da nobreza inglesa. As normas eram aos poucos definidas: tamanho do campo, as traves, a bola, número de jogadores, tempo de partida etc. Finalmente, em 1883, foi criada a International Football Association Board, órgão que até hoje é responsável por regulamentar as regras do futebol.
Já em 1904, era fundada a FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol), entidade que controla o esporte e organiza as principais competições de clubes e seleções, entre elas a Copa do Mundo, disputada desde 1930 por federações filiadas.
Abaixo, seguem ilustrações do ilustrador Angelo Abu que contam a história dos primeiros anos do futebol (o texto acima foi extraído da página “Apresentação” do Portal FUTBOX).
Categorias: ColaboradoresPágina inicial