Os escudos e uniformes dos clubes sul-americanos

Na semana passada, trouxemos curiosidades sobre os escudos e uniformes dos principais clubes argentinos. O post de hoje contempla uma seleta lista de sete clubes sul-americanos fora do eixo Brasil-Argentina.

Você sabia?

Veja a lista completa de escudos do Colo-Colo no www.FUTBOX.com

Veja a lista completa de escudos do Colo-Colo no www.FUTBOX.com

• As cores oficiais do Colo-Colo simbolizam pureza (branco) e seriedade (preto). Nem sempre o escudo do clube carregava o índio que só foi incorporado na década de 50. A imagem representa o cacique Colo-Colo, herói indígena da tribo Mapuche, na Guerra de Arauco durante o século XVI. Acima do distintivo, uma tarja preta é usada em sinal de luto pela morte de David Arellano, principal fundador do clube. Até 1971, a tarja preta permanecia no braço.

• A coruja presente nos escudos da Universidad de Chile foi uma herança do Náutico Universitário, um de seus clubes precursores. A coruja é um símbolo da sabedoria e conhecimento e remonta às origens do clube: a Universidad de Chile, a mais importante universidade do país.

• As cores do Atlético Nacional são as mesmas da bandeira de Antioquia, Estado de origem do clube. O verde da esperança, da natureza e das montanhas de Antioquia. O branco da paz, da clareza, da honestidade e da liberdade. No topo do escudo, o castelo simboliza a grandeza, tradição, fortaleza e hierarquia dos “Verdolagas”, como o clube também é conhecido.

• As estrelas douradas do escudo da LDU representam as conquistas internacionais do clube: Libertadores, Sul-Americana e Recopa (2x). Antes, as estrelas simbolizavam os seus títulos nacionais.

• “Franjeado”, um dos apelidos do Olimpia, faz alusão à faixa horizontal preta presente nas camisas e escudos do clube. Nesse ano, um novo distintivo foi desenhado. 39 estrelas cinzas e brancas representam os títulos do Campeonato Paraguaio. Sete estrelas amarelas são alusivas aos títulos continentais. Uma oitava estrela amarela (de maior tamanho) simboliza a conquista do Mundial de Clubes de 1979.

• Foi em uma Assembleia no ano de 1902 que ficou decidida que as camisas do Nacional seriam brancas. Antes, o vermelho predominava nos uniformes do clube, mas alegava-se que com o tempo, a cor perdia sua tonalidade original. As cores oficiais e presentes no escudo do Nacional foram adotadas em homenagem à bandeira tricolor (azul, branca e vermelha) de José Artigas – político e militar, considerado herói no Uruguai.

Escudo do Peñarol de 1936 - estrelas representam os 11 jogadores

Escudo do Peñarol de 1936 – estrelas representam os 11 jogadores

• Funcionários de uma companhia ferroviária foram os responsáveis pela fundação em 1891 da Central Uruguay Railway Cricket Club (CURCC). Mesmo após 1913, com a mudança de nome para Peñarol, as cores preta e amarela da companhia foram mantidas. Ao longo dos anos, vários escudos foram utilizados. As 11 estrelas amarelas não simbolizam conquistas, mas sim os 11 jogadores que formam um time de futebol.

Categorias: Clubes / Futebol e DesignPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também: