O Novo Escudo Oficial do Atlético Clube Goianiense

O Atlético Clube Goianiense apresentou na noite de 19 de junho de 2020 o seu novo escudo oficial, projeto que foca a expansão e o enriquecimento da identidade visual do Clube do Bairro de Campinas.

No final de 2019 o Atlético contratou o Futbox – Centro de Pesquisa Gráfica Sobre Futebol para o desenvolvimento do seu terceiro escudo oficial, uma expansão da identidade visual do Clube, preservando sua história e lastro gráfico, e lançando o Atlético em um novo cenário em relação à gestão da sua marca. Adriano Ávila, designer gráfico e fundador do Futbox.com comenta:

“O trabalho focou a evolução dos escudos do Atlético-GO onde foram selecionados dois momentos: o escudo de fundação, na verdade o segundo modelo, que possui uma ligação afetiva maior com o seu torcedor, e o escudo atual, usado desde 2016 com tres estrelas, referentes ao tricampeonato brasileiro do Atlético-GO.”

 

Ponto de partida para a criação do terceiro escudo.

Ponto de partida para a criação do terceiro escudo.


“O conceito empregado foi transportar o entrelaçamento original (inicias “ACG” presentes no primeiro escudo) para o novo modelo, criado a partir da estrutura do escudo atual, proporcionando um formato inédito no Brasil, com mais força e mais legibilidade em ambientes digitais, além de promover o equilíbrio entre tradição e inovação, ponto estratégico para o crescimento de uma marca e a expansão da sua torcida.”

 

 

O resultado foi um escudo de grande impacto visual, num formato inédito no Brasil, onde o equilíbrio entre tradição e inovação está presente em toda a nova simbologia:

 

 

Palavra do Presidente

 

O Presidente Executivo do Atlético Clube Goianiense, Adson Batista, falou sobre a ideia de modernização da marca atleticana:

“O Atlético está atento as mudanças. Observamos o pedido dos torcedores para a modernização da marca e por isso fizemos diversos estudos até chegar ao material final, que será o terceiro escudo oficial do Atlético Goianiense. Não queremos apagar a imagem dos outros escudos do clube, por isso iremos investir em uma terceira marca para o Atlético. Isso poderá abrir novas oportunidades de lançamentos de camisas e reconhecimento nacional e internacional do clube.”

 

 

Nova Identidade Visual

 

Uniformes oficias do Atlético Goianiense com o novo escudo, aplicado também na bandeira oficial, ônibus do clube e em toda a sinalização da sede social e do Estádio Antonio Accioly:

 

Torcida do Dragão abraçou o novo escudo do ACG

Torcida do Dragão abraçou o novo escudo do ACG

 

Torcida do Dragão abraçou o novo escudo do ACG

Torcida do Dragão abraçou o novo escudo do ACG

 

Tradição respeitada no processo criativo do novo escudo

Tradição respeitada no processo criativo do novo escudo

 

Enxoval com o novo escudo do ACG

Enxoval com o novo escudo do ACG

 

Bandeira e placar no Estádio Antônio Accioly

Bandeira e placar no Estádio Antônio Accioly

 

Novo ônibus do ACG

Novo ônibus do ACG

 

O Futbox, com sede em Belo Horizonte – MG, já desenvolveu projetos nas áreas de branding, design e pesquisa histórica para clubes tradicionais do futebol brasileiro como o América-MG, onde revitalizou o escudo e a marca do sócio-torcedor do clube em 2017, introduzindo a identidade retrô, além da criação de todo o enxoval 2019, quando criou também a marca própria de material esportivo Sparta. Outro projeto de grande repercussão foi a criação da marca própria do Vila Nova-GO – V43, que teve como slogan de lançamento: “Por Dentro Todo Mundo é Vermelho”.

 

Metodologia dos 3Ts

 

Três projetos estão em desenvolvimento pelo Futbox nesse exato momento e serão apresentados em breve ao mercado do futebol. Todos são pautados pela Metodologia dos 3Ts, desenvolvida por Adriano:

“O Futbox trabalha em parceria com o marketing dos clubes e com as empresas que possuem ativação no futebol. Isso nos possibilita uma atuação estratégica no desenvolvimento das soluções, pois elas precisam, antes de tudo, fazer sentido para o torcedor. A Metodologia dos 3Ts sintetiza os elementos estruturais presentes no universo do futebol: Tradição, Torcida e Troféus, onde utiliza a identidade visual dos clubes como ferramenta de geracão de valor e receita para essas instituições.”

 

 

Conteúdo e Relevância

 

Recentemente (março de 2020) foi divulgado o novo relatório da Liga Insights – Sports Techs, mais de 16.000 startups, aplicativos, empresas e soluções foram avaliados em todo o Brasil. O Futbox foi selecionado entre os 135 negócios (- de 1%) que mais se destacam pelo conteúdo e valor que geram ao segmento esportivo.

O relatório completo aqui.

 

 

Repercussão na imprensa

 

Já nos primeiros instantes após a divulgação do escudo a imprensa começou a divulgar a novidade. Com grande aceitação por parte dos torcedores do Atlético, muitos pedindo para esse ser o único escudo estampado nas camisas a partir de agora, o Clube esteve em evidência em vários veículos, no Brasil e no exterior:

Globoesporte

One Football

Foot HeadLines

ESPN.com.br

Mantos do Futebol

Ataque Marketing

Futebol Na Veia

O Curioso Do Futebol

Esporte News Mundo

Futebol Interior

Extra

Sagres Online

Dragão Goiano

O Popular

O Hoje.com

Ricmais

UOL

Yahoo Notícias

 

 

Podcast:

 

Clique na imagem abaixo e confira o bate-papo na íntegra no Bora Pra Resenha Podcast onde falamos sobre a revitalização das marcas dos clubes de futebol, seleção brasileira, calendário, VAR, regras atualizadas, as novas demarcações do campo e muitas outras curiosidades sobre a história do futebol:

 

Futbox no Bora Pra Resenha 

Futbox no Bora Pra Resenha

 

 

Veja também:

 

Há 8 anos acontecia uma partida histórica de futebol na Palestina: equipes de Gaza e Cisjordânia se encontravam após 15 anos do bloqueio imposto por Israel

Guia do Mundo Árabe FC: Os significados dos nomes de 250 clubes de 23 países

Política FC: Futebol, Cinema e História 

Para mulheres, jogar futebol já foi caso de polícia durante a ditadura

Honduras contra El Salvador: A partida de futebol que iniciou uma guerra

Mundialito: a Copa que a Fifa escondeu

Fatos Históricos e Reconhecimentos

A história do Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro: nomenclatura e significado histórico

Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus

10 Novas Regras para o Futebol

As Novas Demarcações do Campo de Futebol

O Novo Calendário do Futebol Brasileiro

 

Categorias: Futebol e DesignPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: