História do Futebol: Origens e Evolução do Desporto

O futebol é, sem sombra de dúvidas, o desporto coletivo mais popular em todo o globo já há alguns anos. Esta modalidade ganhou muitos fãs pela enorme facilidade que é jogá-lo, a presença de uma simples bola torna possível que um conjunto de pessoas o pratique como forma de diversão e lazer.

Atualmente, existem mais de 270 milhões de pessoas, praticamente 4% de toda a população mundial, que praticam este desporto de forma mais profissional, através de competições de diferentes formatos.

Para além disso, é o desporto mais apostado em todo o mundo, sendo importante entender as suas origens antes de realizar as apostas em slotozilla.com/pt/dinheiro-real.

 

Origens do Futebol e seus Primeiros Formatos de Jogo

 

Através de diversos estudos e pesquisas, conseguiu-se afirmar que as primeiras manifestações relacionadas com o futebol, tiveram lugar na China, datando-se a 2.500 anos antes de Cristo. Por outro lado, também existe a ideia que a origem possa ter vindo da civilização Maia. Ambos os jogos/desportos criados nestas duas civilizações são considerados tentativas de manifestação do futebol que atualmente conhecemos.

Na China o jogo consistia no uso de um crânio de um inimigo decapitado, onde chutavam e divertiam-se entre eles. Por outro lado, na civilização Maia existiam duas equipas que teriam de acertar com a bola num aro que estava fixo.

Contudo, o futebol conhecido nos dias de hoje teve origem nas escolas britânicas, sendo formalizado no século XIX. Em meados de 1840, diversas escolas britânicas formalizaram as suas próprias regras de jogo, permitindo que existissem torneios entre jogadores. Com a popularidade do desporto, diversos jogadores juntaram-se e formaram a London Football Association.

O ano de 1863 foi fundamental para o futebol, uma vez que se criaram as primeiras 13 regras, que permitiram que este desporto pudesse desenvolver-se a nível competitivo.

 

Muitas destas regras continuam atuais, sendo elas:

 

  1. O campo teria dimensões de até 180m de comprimento e até 91m de largura. As balizas seriam definidas por dois postes com 7m entre si e sem nenhuma barra sobre.
  2. Depois de um golo é efetuado um pontapé de saída da equipa que o sofreu.
  3. Sempre que há um golo, as equipas trocam de campo.
  4. É considerado golo se a bola passar entre os postes da baliza, não interessa a altura.
  5. O lançamento lateral será efetuado onde a bola saiu.
  6. Será fora de jogo se o colega de equipa estiver à frente da linha de jogo.
  7. Uma carga ilegal será considerada falta.
  8. Rasteiras e faltas não são permitidas.
  9. Ninguém pode agarrar a bola com a mão.
  10. As botas não podem ter ferros, chapas ou agulhas.

 

Transformações do Futebol ao Longo dos Séculos

 

Com esta enorme evolução do desporto a nível mundial, houve a necessidade de criar, em 1904, uma organização mundial, a Fédération Internationale de Football Association (FIFA). Esta criação permitiu a existência de um desporto a nível global com competições equivalentes em todo o mundo.

Desde a criação do futebol até 2022 houve cerca de 50 reformulações das suas regras, sendo que este desporto está sempre em constante mudança e evolução. Para além disso, houve a criação de diferentes competições a nível mundial, tanto para clubes como para seleções.

 

Campeonato do Mundo e Campeonatos Internacionais Notáveis

 

Nos dias de hoje existem variadas competições profissionais de futebol, tanto a nível internacional como nacional. No que diz respeito às seleções, estas competem entre si em diferentes competições, como é o exemplo do campeonato da europa (entre seleções europeias), a copa América (entre seleções da CONMEBOL), e o campeonato do mundo (entre todas as seleções).

Para se entender a dimensão que o futebol tem a nível mundial, a final do campeonato do mundo de seleções de 2018 teve mais de 1,1 mil milhões de pessoas a acompanharem o jogo.

No que diz respeito ao futebol de clubes, existem campeonatos nacionais, entre clubes do mesmo país, e competições internacionais, entre clubes de diferentes países. A Premier League, campeonato nacional Inglês, é, atualmente, o campeonato mais assistido e popular do mundo. Por outro lado, no que diz respeito a competições internacionais, a Champions League, Liga Europa e o Mundial de Clubes são as competições que têm mais adeptos e visualizações.

 

O Futebol no Século XXI: Desafios e Inovações

 

Devido à enorme popularidade do futebol, existem alguns desafios que vão surgindo ao longo da sua prática. Por essa razão, é importante que este desporto esteja em constante evolução e que se adaptem algumas novas regras e inovações para conseguirem tornar o jogo ainda mais emocionante.

 

Tecnologia, Diversidade e Mudança Social no Desporto

 

A introdução de nova tecnologia no futebol tem sido evidenciada de forma significativa nos últimos anos. Uma dessas evoluções foi a introdução do Vídeo Árbitro, tendo como principal objetivo a verdade desportiva. Esta inovação tem permitido que os árbitros consigam melhores decisões ao longo do jogo, para que nenhuma equipa seja prejudicada por erros humanos.

Esta evolução tecnológica também tem sido utilizada para as melhores condições de trabalho e de jogo dos diferentes jogadores, conseguindo melhores máquinas de treino, melhores e mais eficientes equipamentos, entre outros.

Outra grande mais valia deste desporto é o seu fenômeno cultural, uma vez que permite a participação e integração de qualquer um, independentemente da sua classe social ou económica. Tornando-se um desporto de todos e para todos.

 

Impacto do Futebol na Cultura e na Sociedade Moderna

 

O futebol atual tem claramente uma enorme importância e impacto cultural e social na sociedade, uma vez que é um desporto que não acontece apenas dentro de campo. Os clubes e os seus adeptos tornaram o futebol muito mais que um simples desporto, havendo uma ligação profunda entre eles.

Com esta importância o futebol tem utilizado a sua influência cultural como forma de conseguir mudar algumas desigualdades e preconceitos. Uma dessas campanhas foi realizada pela UEFA em 2016 denominada “No to Racism”. Com esta campanha, a UEFA utilizou estrelas do futebol masculino e feminino para combater a discriminação e celebrar a diversidade.

Outro grande impacto que o futebol tem na sociedade moderna é em termos económicos. Este desporto movimenta muitos milhares de milhões por ano, e em todo o mundo, permitindo que muitos estados beneficiem-se disso mesmo. Isto acontece, tanto nos impostos colocados nestes eventos, bem como nas mobilizações dos adeptos aos estádios e direitos televisivos que o futebol permite, sempre que existe um evento deste tipo.

 

Foto de capa: divulgação

 

 

Categorias: FutebolPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: