Dois pesos, duas medidas. Por que o Mundial de Clubes não é tão valorizado pelos europeus?

Lembro do primeiro Mundial que assisti com meu pai, foi em 1981: Flamengo (BRA) 3×0 Liverpool (ENG). Foi uma emoção aquele duelo entre América do Sul e Europa. Após o apito final os jogadores do Flamengo se abraçavam numa alegria contagiante. Na fazenda do meu vô – interior de Minas Gerais – onde assistimos na época, todos comemoravam, e nenhum de nós era rubro-negro.

Dois anos depois, no mesmo local e com quase todos presentes, vibramos com a vitória do Grêmio (BRA) por 2 a 1 na final contra o Hamburgo, da extinta Alemanha Ocidental. Novamente vitória brasileira e uma comemoração entusiasmada! Como antes, nenhum torcedor do Imortal.


(1981: Flamengo 3×0 Liverpool)


(1983: Grêmio 2×1 Hamburgo)

Entretanto, uma situação foi recorrente em todas essas ocasiões: o pouco abatimento evidente nos semblantes dos adversários, todos jogadores de times europeus. Mas como assim? Nas derrotas dos sul-americanos os jogadores se jogavam no chão em lágrimas, eram consolados pelo europeus, que nem comemoravam direito o feito: terem sido campeões mundiais de futebol.

Mas por que o Mundial de Clubes não era e, não é, tão valorizado pelos europeus?

Em entrevista publicada pelo pessoal da Betway Esportes, site de futebol bets, os ingleses não valorizam o torneio porque não enxergam nenhum sentido na disputa do título, ainda mais quando esse fica “encavalado” com outras competições domésticas, como a Copa da Liga Inglesa e, principalmente, desfalcam os times em rodadas importantes da Premier League, principal competição de clubes da Inglaterra.

Podemos sugerir também outras questões, que extrapolam o âmbito esportivo, como a “soberba” inglesa em relação a tudo o que acontece fora da ilha. Importante lembrarmos que a primeira participação da seleção inglesa em Copas do Mundo foi justamente no Brasil em 1950, o “English Team” considerava o torneio pouco atrativo em suas primeiras edições: Uruguai 1930, Itália 1934 e França 1938.

Outro ponto significativo é a grande concentração de jogadores talentosos, de todas as partes do mundo, nos campeonatos da Primeira e Segunda Divisões, gerando uma falta de interesse por parte dos torcedores em outros torneios, onde o nível técnico é inferior ao que costumam presenciar todo final de semana pelos estádios ingleses. Para eles a disputa do título mundial não gera nenhum desafio relevante.

Por fim, a gestão da competição realizada pela FIFA. Sem dúvida quando a entidade credenciou o campeão nacional do país sede para a disputa do título, ela diminuiu a importância dos demais concorrentes, campeões continentais, já que agora, um time sem esses títulos poderia sagra-se campeão do mundo. Não é à toa que, a partir de 2021, o Mundial de Clubes será disputado em um novo formato, a cada quatro anos e contará com 24 equipes do futebol mundial. É aguardar para ver se o interesse dos europeus irá aumentar.

Confira no video abaixo como os ingleses encaram o Mundial de Clubes.

Categorias: OpiniãoPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também:

  • Textos antigos de uma velha Copa

    Muitas vezes nos deparamos com textos, fotos ou objetos antigos que estavam esquecidos em nossa memória, mas tiveram um papel importante em nossas vidas.

  • Ética x Oportunidade

    Existe muita discussão se os treinadores deveriam ou não deixar os clubes em momentos tão importantes numa temporada. Precisamos mergulhar fundo na relação “ética x oportunidade“.

  • GreNal é o clássico no Brasil de maior rivalidade segundo jornal inglês

    Segundo o dicionário, rivalidade significa: concorrência, competição entre pessoas que pretendem a mesma coisa. No futebol, esse significado é elevado ao quadrado!

  • Golaço: Conheça a história do gol mais bonito marcado por Pelé. E que não foi filmado!

    No dia 2 de agosto de 1959 o Rei Pelé marcava aquele que seria considerado pelo próprio, como “o gol mais bonito de sua carreira”, na vitória do Peixe por 4 a 0, diante do Juventus-SP, na famosa Rua Javari.

  • 10 NOVAS REGRAS PARA O FUTEBOL

    Uma partida sem bandeirinhas. Disputa por pênaltis antes da prorrogação. Jogo mais justo e emocionante! Conheça as 10 novas regras para o futebol.

  • Ouro de Tolo

    A polêmica decisão da CBF no pódio olímpico na Tóquio 2020. A expressão “ouro de tolo” era utilizada na idade media para representar as pessoas que compravam ouro de falsos alquimistas e que na verdade eram pedras sem valor, pintadas de dourado.