Argélia: a Raposa do Deserto
Até 2013, a principal conquista da Seleção Argelina de Futebol é o título da Copa das Nações Africanas de 1990, em cima da Nigéria. Na competição continental ainda tem o vice-campeonato de 1980, quando perdeu a final para os nigerianos, e dois terceiros lugares (1984 e 1988) conquistados sobre Egito e Marrocos, respectivamente.
Em âmbito internacional, a Argélia teve seu ápice no futebol na década de 1980, quando se classificou para os mundiais de 1982 e 1986. Após longo período de ausência em Copas do Mundo, os argelinos classificaram-se novamente à edição de 2010. Em todas as ocasiões, os africanos foram eliminados ainda na primeira fase. A Argélia é uma das seleções classsificadas para a Copa de 2014.
Em 1982, os argelinos obtiveram bons resultados na fase inicial. Com duas vitórias (Alemanha Ocidental e Chile) em três jogos, as “raposas do deserto” só foram eliminadas na fase de grupos pelo critério de desempate. Caso se classificasse, se tornaria a primeira seleção africana a avançar às oitavas-de-final de uma Copa do Mundo.

Argélia 4×2 Coreia do Sul em 2014 – fase de grupos: primeira vez que uma seleção africana marca 4 gols em partidas de Mundiais.
Enquanto o branco predomina no “Home Kit” argelino, o verde é a cor principal no uniforme reserva. Tradicionalmente, o vermelho também pode ser observado nos seus kits. As cores são uma alusão à bandeira nacional.
Texto: Gabriel Godoy
Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial