Espanha e Portugal são favoritos para sediar Copa do Mundo de 2030

A Copa do Mundo deste ano, no Catar, está perto de começar. A competição marcada para novembro tem entre os seus favoritos o Brasil, a França e a Argentina, segundo sites de apostas como 22bet. A seleção comandada por Tite, é bom lembrar, estreia no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília).

Mas, enquanto os últimos preparativos para a Copa do Catar são feitos, a Fifa já começa a escolher os países que vão sediar as próximas edições da competição. Em 2026, a Copa será realizada de maneira conjunta, sob as ordens dos EUA, Canadá e México.

Agora, a disputa está no Mundial de 2030, e alguns países já se manifestaram em torno da possibilidade. Mas, para o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, a competição já tem dono. Ou melhor: donos, já que, para ele, Espanha e Portugal estão entre os favoritos.

Os dois países assinaram um acordo em 2020 para uma candidatura conjunta para sediar o torneio. Em junho, as nações oficializaram a proposta junto à Fifa.

“Tenho certeza de que a Copa do Mundo de 2030 será disputada na Espanha e em Portugal”, disse Ceferin por videoconferência durante a abertura do congresso internacional Football Talks, em Lisboa, na semana passada.

“Esta candidatura é vencedora e faremos todo o possível para ajudar dois países que são apaixonados, vivem e respiram futebol e que têm uma boa infraestrutura”, acrescentou o dirigente, que comanda a principal entidade do futebol europeu.

Um total de 14 estádios em 12 cidades foram oferecidos para estar entre os 11 estádios espanhóis esperados para sediar jogos se a candidatura ibérica for bem-sucedida na votação da FIFA em maio do ano que vem. Portugal colocará três estádios em consideração.

A Espanha sediou a Copa do Mundo de 1982 e lançou uma candidatura fracassada junto com Portugal para sediar o torneio de 2018, que aconteceu na Rússia. Portugal nunca sediou o Mundial, mas realizou a Eurocopa de 2004, quando chegou à final, mas foi derrotado pela surpreendente seleção da Grécia.

A candidatura conjunta de Espanha e Portugal, no entanto, não é a única a pleitear a possibilidade de sediar a Copa. Na América do Sul, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai também sonham com a chance de ter o Mundial em seus países.

A ideia, além de trazer a competição mais uma vez para a América do Sul — a última vez foi a Copa de 2014, no Brasil — os uruguaios tentam usar o sentimentalismo como forma de convencimento, já que a primeira Copa do Mundo, em 1930, foi sediada no país. Assim, a ideia é levar o torneio ao país novamente 100 anos após sua estreia.

As quatro federações do Reino Unido contemplaram uma candidatura conjunta com a Irlanda, enquanto a Bulgária, Sérvia, Grécia e Roménia também planearam uma candidatura conjunta, embora ambas tenham sido retiradas.

Abaixo, a lista espanhola provisória de cidades para receber o mundial. Em Portugal, as cidades de Lisboa e Porto já estão confirmadas:

 

Balaídos, Vigo

Riazor, LA Corunha

El Molinón, Gijón

San Mamés, Bilbao

Anoeta, San Sebastián

La Romareda, Saragoça

Camp Nou, Barcelona

Estádio RCDE – Cornellá-El Prat, Barcelona

Santiago Bernabéu, Madrid

Metropolitano, Madri

Nuevo Mestalla, Valência

Nueva Condomina, Murcia

La Cartuja, Sevilha

La Rosaleda, Málaga

Gran Canária – Las Palmas, Ilhas Canárias

 

Foto de capa: Fabrice Coffrini | AFP

 

 

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: