A seleção do Chile

A Seleção Chilena de Futebol já participou de nove Copas do Mundo, incluído o Mundial de 2014, atrás apenas de Argentina, Brasil e Uruguai na América do Sul. Seu melhor resultado foi o 3º lugar, quando sediou o Mundial de 1962. O atacante Leonel Sanchez foi um dos artilheiros daquela edição.

Nas Olimpíadas de Sydney 2000, os chilenos novamente tiveram o artilheiro (Iván Zamorano, com seis gols), porém ficaram com a medalha de bronze, com vitória sobre os Estados Unidos na disputa do 3º lugar. Em âmbito continental, o Chile foi vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de 1952, e das Copas Américas de 1955, 1956, 1979 e 1987.

Após ser banida pela FIFA de competições oficiais por cinco anos, devido a um incidente envolvendo o goleiro Roberto Rojas em partida contra o Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1990, a seleção chilena disputou as Copas do Mundo de 1998 e 2010. Em ambas as ocasiões, o Chile avançou às oitavas-de-final, mas acabou eliminada nessa fase pela seleção brasileira. Classificados para o Mundial de 2014, os chilenos esperam melhores resultados no Brasil.

Chile v Iraq - International Friendly

A seleção chilena e seu uniforme tradicional com a camiseta “Roja”.

A camisa vermelha adotada pelo Chile rendeu a sua seleção de futebol o apelido de “La Roja”. O “Home Kit“, geralmente, é acompanhado de shorts azuis e meiões azuis e/ou brancos, em alusão às cores da bandeira nacional. O branco também é a cor predominante no uniforme reserva.

Texto: Gabriel Godoy.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: