Holanda: a Laranja Mecânica.

A Seleção Holandesa de Futebol é sem dúvida uma das grandes injustiçadas quando o assunto é Copa do Mundo. Apesar de ter montado grandes esquadrões nunca saiu vitoriosa de um Mundial. Até 2013, seu título de maior expressão é a Eurocopa de 1988, quando venceu a União Soviética por 2×0, na grande final. Nomes como Rijkaard, Koeman, Van Basten e Gullit faziam parte da equipe treinada pelo técnico Rinus Michels, que anos antes já havia treinado a Holanda, em um dos times mais encantadores que o futebol já viu.

Durante a Copa do Mundo de 1974, os holandeses inventaram o “Futebol Total”, onde os jogadores se revezavam nas posições dentro de campo. Liderada por Johan Cruyff, a Holanda chegava ao gol do adversário com toques de bola rápidos e precisos. A equipe que ficou conhecida como “Carrossel Holandês” e “Laranja Mecânica” pela dinâmica dos seus jogos, perdeu na final para a Alemanha Ocidental. A base foi mantida e quatro anos mais tarde, os holandeses voltariam a perder na decisão do Mundial, dessa vez para a anfitriã Argentina. Em 2010, após 0x0 no tempo normal, a Holanda novamente saiu derrotada na final, dessa vez na prorrogação. O algoz foi a Espanha. Apesar de nunca ter vencido a Copa do Mundo, em 2011, a Holanda figurou na primeira colocação do Ranking da FIFA.

Netherland v USA - International Friendly

Março de 2010. Amistoso preparatório para o Mundial: Holanda vs EUA em Amsterdã

Surgida em agosto de 1900, as primeiras participações da seleção holandesa em Copas do Mundo foram em 1934 e 1938, com o uniforme azul. Após longa ausência, os holandeses voltaram nos anos 70, já trajados com o uniforme laranja. A escolha pela nova cor é em menção ao brasão de armas da Casa de Orange-Nassau, que governava o país. O símbolo do leão estampado na camisa, adotado em 1907, também é referente à insígnia da família real.

Netherlands v England - UEFA U21 Championship Semi Final

Holanda: o laranja em harmonia com as cores da bandeira.

Texto: Gabriel Godoy.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: