Mundial de Clubes: menor, melhor e maior!

O Mundial de Clubes poderia ter um formato mais condizente com a sua origem e o seu propósito. Afinal de contas, as soluções inteligentes para o mundo/mercado do futebol precisam equilibrar tradição com inovação. Inclusive, promovendo esse equilíbrio, teria um lastro maior em relação aos torcedores, principalmente, aos não envolvidos e que formam todas as torcidas do planeta, além das 7 envolvidas no formato atual.

A presença do campeão nacional do país-sede não faz sentido em pleno Século XXI (já fez no passado, por questões culturais e de fomento ao esporte), mas agora, o único sentido é o politico. E ainda, a presença de um campeão “nacional” impacta negativamente no cenário comercial, pois as cotas de transmissão de um torneio mundial e interessante, de fato, para o público em geral, seriam muito maiores se envolvessem apenas campeões continentais, além de elevar exponencialmente a audiência da competição, desde o primeiro jogo.

 

6 campeões, 5 datas e 2 jogos, no mínimo, para todos

 

Como são 6 campeões continentais, podemos distribuí-los em 2 grupos de 3 clubes, cada, onde todos jogariam contra todos em seus grupos. Portanto, 3 datas e 2 jogos na fase classificatória, garantidos. Os clubes e patrocinadores agradecem. O campeão de cada grupo disputaria a final e os segundos colocados de cada grupo, o terceiro lugar no Mundial.

Para a primeira edição nesse novo formato, os cabeças de chave seriam os clubes campeões europeu e sul-americano, pelo histórico envolvendo o título em questão, mas a partir da segunda edição, seriam contabilizados os pontos marcados no torneio anterior, e assim por diante, para a definição dos dois continentes melhores colocados e que seriam os cabeças de chaves na edição seguinte.

Por fim, um rodízio entre os continentes para a escolha da sede do Mundial, que seria no país do campeão continental, do continente da vez.

 

Ilustrações dos troféus: acervo Futbox

Ilustrações dos troféus: acervo Futbox

 

Um Mundial de Clubes mais justo, inclusivo, mais emocionante, com 2 jogos garantidos para todos os clubes participantes, consequentemente, muito mais interessante para os torcedores e patrocinadores, dos clubes e da competição, sem impactar no calendário, além de introduzir/resgatar o que realmente represente ser, de fato, um clube campeão do mundo.

Menor em número de datas, melhor em termos técnicos, competitivos e econômicos e maior em relevância e significado.

 

Podcast:

 

Clique na imagem abaixo e confira o bate-papo na íntegra no Bora Pra Resenha Podcast onde falamos sobre a revitalização das marcas dos clubes de futebol, seleção brasileira, calendário, VAR, regras atualizadas, as novas demarcações do campo e muitas outras curiosidades sobre a história do futebol:

Futbox no Bora Pra Resenha

Futbox no Bora Pra Resenha

 

 

Veja também:

 

Há 8 anos acontecia uma partida histórica de futebol na Palestina: equipes de Gaza e Cisjordânia se encontravam após 15 anos do bloqueio imposto por Israel

Guia do Mundo Árabe FC: Os significados dos nomes de 250 clubes de 23 países

Política FC: Futebol, Cinema e História 

Para mulheres, jogar futebol já foi caso de polícia durante a ditadura

Honduras contra El Salvador: A partida de futebol que iniciou uma guerra

Mundialito: a Copa que a Fifa escondeu

Fatos Históricos e Reconhecimentos

A história do Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro: nomenclatura e significado histórico

Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus

10 Novas Regras para o Futebol

As Novas Demarcações do Campo de Futebol

O Novo Calendário do Futebol Brasileiro

 

 

FUTBOX – Centro de Pesquisa Gráfica Sobre Futebol:

 

Projetos desenvolvidos para clubes de futebol, marcas esportivas, empresas e festivais de cinema

Canais e Redes Sociais

Artigos sobre futebol e esporte a partir do equilíbrio entre tradição e inovação

 

 

 

Categorias: CampeonatosPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: