A seleção da Suíça
A Seleção Suíça de Futebol (também conhecida como Schweizer Nati em alemão, La Nati em francês e Squadra Nazionale em italiano – três das quatro línguas oficiais do país) representa a Suíça nas competições de futebol da FIFA. Seu quarto idioma é o romanche, língua românica do ramo ocidental.
A seleção suíça participou de dez Copas do Mundo (incluindo 2014, quando será cabeça de chave), tendo se classificado para as três últimas edições. Seu melhor resultado em mundiais foi o 6º lugar em 1950, no Brasil. Em 2006, a Suíça foi eliminada nas oitavas-de-final da competição sem sofrer nenhum gol no tempo normal e prorrogação, façanha inédita até hoje (a desclassificação veio após derrota nos pênaltis para a Ucrânia. Os suíços não converteram sequer uma penalidade, algo jamais visto em mundiais). A invencibilidade dos goleiros da Suíça só seria quebrada pelo Chile aos 29 minutos da etapa complementar da segunda partida da seleção no Mundial 2010, estabelecendo um recorde em Copas do Mundo de 559 minutos consecutivos sem sofrer gols.
Na Eurocopa, o desempenho da Suíça também é modesto. Até 2013, das três edições que participou (1996, 2004 e 2008), a seleção nunca passou da fase de grupos.
Tradicionalmente, o escudo usado na camisa é a cruz branca presente na bandeira nacional e no brasão de armas suíço. No entanto, a Suíça chegou a trocar a cruz pelas siglas ASF-SFV, que representa as iniciais da Federação Suíça de Futebol nos idiomas do país, o que gerou muitas polêmicas junto aos compatriotas. Nas Eliminatórias da Copa de 2014, tanto a cruz quanto o escudo da Federação estavam estampados na camisa. Já as cores do uniforme titular não sofrem grandes alterações: camisa vermelha e short branco. O kit reserva é exatamente o inverso.
Texto: Gabriel Godoy.
Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial