Conheça Adriano Ávila, CEO e fundador do FUTBOX
“Tivemos a oportunidade de nos conectar com Adriano Ávila e compartilhamos nossa conversa, abaixo.”. Nick Ramirez, Editorial | Shoutout Colorado
Olá Adriano, todos os dias falamos sobre o quanto a execução importa, mas achamos que as ideias também importam. Como surgiu a ideia para o seu negócio?
O Futbox foi surgindo aos poucos. Começou em 1982, quando eu tinha 11 anos, de forma espontânea e inconsciente. Venho de Belo Horizonte, capital de um estado com muitas montanhas e cachoeiras. Formei-me em Publicidade em 1997 e fui proprietário de uma estúdio de design gráfico durante 10 anos. Em 2007, tive a ideia de combinar minhas habilidades com a paixão pelo futebol. O Brasil é um país que respira esse esporte. Em 2011, consegui um sócio investidor para o Portal. Levei dois anos para preparar e aumentar o acervo de pesquisas e ilustrações que vinha desenvolvendo, desde 1990, além do banco de dados e animações stop motion que produzia sobre os principais gols marcados em Copas do Mundo. Essas animações são na verdade a origem do nome “Futbox” (futebol de caixinha). Na minha infância, em vez de jogar futebol de botão, desenhava uniformes e escudos, recortava e colava em caixas de fósforos para simular jogadores e goleiros. Eu ainda brinco com isso até hoje.
Atualmente o Futbox.com disponibiliza o maior acervo ilustrado do mundo sobre futebol, em três idiomas. Pesquisamos e resgatamos a história do futebol mundial e a divulgamos por meio de ilustrações e gráficos detalhados, com um alto grau de fidelidade. Também temos todos os jogos da Copa do Mundo (1930 a 2018) ilustrados, desde o modelo da bola utilizada em cada jogo até os uniformes completos de cada partida. Também temos parceiros de conteúdo estratégicos como Getty Images e AFP para enriquecer a experiência do usuário ao navegar pelo Futbox.
Outras seções do Portal chamam muito a atenção, como a Galeria de Troféus, Derbies e, claro, as páginas de Clubes e Seleções, onde podemos visualizar a história completa dessas instituições, os troféus que conquistaram e a evolução de seus escudos e uniformes, desde sua fundação até os dias atuais.
O Portal Futbox.com é cocriativo. Temos o botão “Colabore” no qual, fãs, torcedores e pesquisadores, assim como outros centros de pesquisa, podem nos enviar fotos, imagens, textos ou até mesmo, relatar um erro. Isso cria proximidade entre a marca e seus fãs. Temos colaborações de diversos países da Europa, Estados Unidos e Ásia e também a partir das nossas redes sociais, onde compartilhamos diversos conteúdos autorais para promover ainda mais esse relacionamento.
Toda essa pesquisa, feita ao longo de 30 anos, nos permitiu adquirir um conhecimento estratégico sobre o mundo do futebol. Em 2017, inauguramos a área de branding no Futbox, onde trabalhamos a identidade visual dos clubes de futebol como ferramenta de geração de valor e receita. Tudo isso foi feito usando a Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus, que desenvolvi para trabalhar com os departamentos de marketing dos clubes de futebol e esportes em geral. Com isso, as soluções apresentadas fazem sentido para o mercado e, principalmente, para os torcedores, pois todo o processo criativo e de desenvolvimento se baseia no equilíbrio entre tradição e inovação, preservando a história e os símbolos dos clubes, mas atualizando-os e ampliando-os para o novo cenário do século XXI, em termos de relacionamento, posicionamento, acesso móvel, costumes, desejos e necessidades contemporâneas.
Hoje trabalhamos com nove clubes no Brasil e firmamos também, uma parceria nos Emirados Árabes, para divulgar a marca Futbox e todas as possibilidades que envolvem nosso acervo, produtos e serviços, além da nossa filosofia de trabalho e da forma como nos relacionamos com o mundo. Você pode encontrar mais detalhes na seção: “O que fazemos”.
O grande escritor uruguaio, Eduardo Galeano, disse uma vez algo muito significativo: “Não podemos deixar que o dever de vencer supere o prazer de jogar”. De fato, Uruguai, Argentina e Inglaterra são talvez os países onde podemos ver a maior proximidade entre o jogo e as pessoas, entre futebol e torcedor.
O que nossos leitores devem saber sobre o seu negócio?
O Futbox é um centro de pesquisa gráfica do futebol. O primeiro do mundo. Está disponível em três idiomas, português, inglês e espanhol, onde todo o acervo é gratuito e também, colaborativo, incluindo o nosso Blog. Todos esses anos de estudos e pesquisas, 31 anos até o momento, nos proporcionaram conhecimento e conteúdo estratégicos para trabalharmos as marcas dos clubes, federações e empresas com atuação no mercado do futebol e esportivo em geral. Sabemos o que faz sentido para os torcedores, de 8 a 80 anos, que possuem comportamentos, desejos e valores completamente diferentes em relação ao esporte.
O mercado de NFTs, por exemplo, foi muito importante para a marca Futbox. Foi como se o mercado validasse, mais uma vez e agora, de forma contundente, todo o propósito do Futbox e da Metodologia dos 3Ts. Agora, se o caminho foi fácil? Claro que não. E ainda tem vários desafios, principalmente em relação à formação de profissionais que estão em vários pontos de decisão importantes e não necessariamente possuem o conhecimento necessário para ocupar esses cargos de tamanha importância. Felizmente, a troca de profissionais está acontecendo e há muitas pessoas qualificadas chegando ao mercado. De todas as idades. A genialidade dos negócios pode acontecer antes dos 18 anos, mas a sabedoria nas decisões, só vem com o tempo e a experiência.
“Gosto do futebol porque nos obriga a tomar uma posição”. Esta é uma citação do escritor brasileiro, Luis Fernando Verissimo, com quem me identifico também. As lições mais importantes que tirei nesse tempo todo, foram o entendimento de que os recursos financeiros por si só não são o suficiente. Os empreendedores vendem o seu produto ou solução, mas são os investidores que negociam e abrem portas. Tem que haver uma sinergia constante entre os envolvidos. Outro ponto fundamental é a resiliência, a capacidade do empreendedor fazer o que deve ser feito e não necessariamente, o que ele acreditava que deveria ser feito.
Resgatar o passado significa garantir nosso presente para as gerações futuras. Todo projeto e/ou empreendimento envolvendo o esporte, precisa equilibrar tradição e inovação, pois ambos focam nas pessoas e em suas experiências ao longo da vida. Transformar memórias e desejos em realizações. A perspectiva é o que move o ser humano.
Digamos que seu melhor amigo estivesse visitando sua cidade e você quisesse mostrar a ele as melhores opções. Onde você o levaria? Dê-nos um pequeno itinerário, digamos em relação a uma viagem de uma semana. Onde ele comeria, visitaria, etc.?
Bom, moro em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, estado brasileiro conhecido por ter a melhor comida do país. Os restaurantes daqui, com certeza seriam apreciados, além das incríveis cachoeiras, a menos de 1 hora da capital. Belo Horizonte é famosa por ter bares nas calçadas, parecidos com Paris, sem o glamour francês, mas com uma comida de sabor sem igual no mundo. As cidades do interior do estado seriam o segundo passo para nos conhecermos. Existem muitos, cada um com um tipo específico de comida. Para se ter uma ideia da variedade de opções, o estado de Minas Gerais é maior do que a França.
A série Shoutout é sobre reconhecer que o nosso sucesso e onde estamos na vida, é um pouco graças aos esforços, apoio, orientação, amor e incentivo de outras pessoas. Então, há alguém a quem você dedicaria uma mensagem?
Em primeiro lugar, minha querida esposa, Juliana Maioli, que sempre me apoiou, mesmo nas fases mais difíceis, quando se tratava da razão de ser da marca Futbox e das soluções que o Futbox oferecia ou poderia oferecer ao mercado esportivo. Ludmila Ribeiro e Flávia Brito, que acreditaram na ideia e me ajudaram no projeto da primeira apresentação. A primeira equipe (time) do Futbox, formado por 5 grandes profissionais que trabalharam dentro da minha casa entre 2011 e 2014: Guto, Ramon, Fidusi, Angellys e Gabriel. Amigos e parceiros estratégicos, Fred Paulino, Cristian Gomes, Sandrelise Chaves, Marcelo Paciello, Luis Filipe Chateaubriand e Guilherme Manzano, meus pais, Joãozinho e Gracinha, minha irmã Renata, e meus dois sócios do Portal, Salomão Filho e Bernardo Werneck.
Conheça o Futbox e os principais canais da marca:
• Portal: https://www.futbox.com
• Blog: https://www.futbox.com/blog
• Linkedin: https://www.linkedin.com/company/futbox
• Instagram: https://www.instagram.com/futbox.oficial
• Twitter: https://twitter.com/FUTBOX
• Fan page: https://www.facebook.com/FUTBOX
• Vimeo: https://vimeo.com/channels/FUTBOX
• Youtube: https://www.youtube.com/user/FUTBOXmovies
• Pinterest: https://br.pinterest.com/FUTBOX
A entrevista original em inglês no site:
Veja os projetos desenvolvidos pelo Futbox para Clubes de Futebol, Marcas Esportivas e Festivais de Cinema AQUI.
Categorias: Futebol e DesignPágina inicial