China leva a sério a revitalização de seu time de futebol

A China enfrenta um grande desafio em seu setor de futebol e espera resolvê-lo o mais rápido possível. O país tem uma visão muito ambiciosa. Espera tornar sua seleção masculina de futebol a melhor da Ásia até 2030 e a mais poderosa do mundo até 2050. Esse tem sido um dos objetivos do presidente Xi Jinping, que ele consolidou ainda mais após garantir outro mandato.

A China PR está atualmente em 80º lugar na lista de classificação da FIFA. Apesar de várias tentativas, a seleção conseguiu chegar à Copa do Mundo da FIFA apenas uma vez, em 2002. Os desafios do futebol no país são muitos.

Eles variam de contratempos culturais à corrupção, que o governo agora prometeu investigar mais profundamente. No início deste ano, a maioria dos tipsters profissionais foi forçada a renovar suas escolhas após uma investigação anticorrupção lançada contra o presidente da Associação Chinesa de Futebol. Vários outros altos funcionários foram adicionados à lista, tornando-a uma das piores repressões desde a catástrofe de manipulação de resultados de 2009.

 

Destruindo o problema da corrupção

 

Parece que a maior ameaça ao objetivo do presidente Xi Jinping de transformar o país em uma potência do futebol é nada menos que seus próprios dirigentes de futebol. E não se pode imaginar situação mais difícil do que essa. Construir uma casa sobre uma fundação quebrada é um desperdício de energia.

Em resposta à decisão da Comissão Central de Inspeção Disciplinar de colocar Chen Xuyuan, presidente do CFA sob investigação por suspeitas de “violações da disciplina e da lei” que neste sentido significam corrupção, o Diário do Povo escreveu, “o veneno só pode ser curado se nós rasparmos até o osso… O futebol chinês não pode esperar mais.”

De acordo com Chu Jiangnan, especialista em corrupção chinesa, “a corrupção… [é] uma das principais barreiras que impedem o desenvolvimento saudável dos times de futebol chineses”. Violações graves, como manipulação de resultados e fraude, estão entre as más práticas de futebol mais comuns na China.

Desde novembro de 2022, cerca de dez altos funcionários foram colocados sob investigação pelo órgão anticorrupção da China. A lista inclui Wang Xiaoping, Huang Song, Yu Hongchen, Dong Zheng e Li Tie, ex-técnico da China PR. A maioria deles são dirigentes da Associação Chinesa de Futebol, o que significa que estão diretamente encarregados dos assuntos do futebol no país. E se todos estão sendo investigados seriamente, podemos imaginar as dificuldades envolvidas.

 

Visando um futuro mais brilhante

 

Li Xi, secretário das Comissões Centrais de Inspeção Disciplinar, disse que vai aprofundar os problemas de corrupção na Administração Geral de Esportes com atenção especial ao futebol. Isso, de acordo com vários relatórios, reflete o compromisso da China em destruir o problema da corrupção no futebol chinês.

A China tem muito a fazer no que diz respeito ao cumprimento de suas metas de futebol para 2050. Como o país mais populoso do mundo, sua incapacidade de produzir um time de futebol eficaz é um dos quebra-cabeças que diferentes especialistas ainda precisam resolver. Alguns relatos atribuem esse grande desafio à escassez de instituições de treinamento de futebol devidamente estruturadas. Outros culpam os funcionários do CFA por raramente prestarem atenção às recomendações de especialistas estrangeiros no país. Por detrás de tudo está o elemento de má administração e diz-se que este movimento recente do governo tem o potencial de colocar as coisas em ordem. Já que o futebol está entre os esportes mais votados no mundo e estamos falando de uma nação altamente interessada no domínio global, pode não ser sensato subestimar esses novos esforços de renascimento.

Foto de capa: Divulgação

 

Categorias: FutebolPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: