Oferta do Catar pelo Manchester United Atualizada

O Catar já conquistou a reputação de um dos produtores de petróleo mais ricos do mundo e agora está se tornando um dos principais investidores esportivos. Após a bem-sucedida realização da Copa do Mundo de 2022, que ficou para a história como um dos melhores eventos do gênero, a luxuosa nação árabe agora espera, possivelmente por meio de um de seus filhos, adquirir um dos clubes de futebol mais famosos do mundo, Manchester United. O Qatar Sports Investment (QSI) deu ao país um grande impulso esportivo quando adquiriu o Paris St. Germain em 2012.

Esse movimento monumental mostrou que o Catar leva a sério o investimento em esportes e dá a seus atletas a chance de competir no mais alto nível. Imediatamente após a Copa do Mundo de 2022, o mundo ficou estupefacto quando o CR7 passou para o futebol asiático; algo que apenas um punhado de estabelecimentos de apostas esportivas previu. Com os bolsos cheios de dinheiro, o Manchester United provavelmente se juntará à lista de vários outros ativos estrangeiros de propriedade do Catar.

 

O lance inicial

 

Sheik Jassim Bin Hamad Al Thani é o homem que lidera a compra. Em 17 de fevereiro de 2023, sua oferta pelo Manchester United foi confirmada afirmando: “A oferta será totalmente livre de dívidas por meio da Nine Two Foundation do Sheik Jassim, que buscará investir nos times de futebol, no centro de treinamento, no estádio e na infraestrutura mais ampla, no experiência do torcedor e as comunidades que o clube apoia.” Embora o valor da oferta não fosse muito claro, os especuladores o estimaram em cerca de £ 4 bilhões.

Apenas um breve Infor sobre o licitante. Sheik Jassim, filho do ex-primeiro-ministro do Qatar, Hamad bin Jassim bin Jaber Al Thani, é o atual presidente do Qatar Islamic Bank (QIB). Seu pai já chefiou a Qatari Investment Authority (QIA). E, curiosamente, essa mesma organização era a controladora da Qatar Sports Investment; que adquiriu o PSG em 2012.

A oferta de Sheik Jassim ganhou muitas manchetes, embora ele não fosse o único na lista. Outro comprador foi um torcedor do United, Jim Ratcliff, da INEOS, e dono do clube de futebol francês Nice. Dizia-se que outros também estavam na fila, mas esses foram os únicos dois cuja oferta chegou às manchetes. Desde fevereiro, os Glazers e sua equipe de vendas avaliaram as ofertas e conversaram com os licitantes. Relatórios recentes agora indicam que ambos os lados, ou seja, Ratcliff e Jassim atualizaram suas ofertas com o lado do Catar na esperança de fechar o negócio com o que dizem ser sua melhor oferta. Os Glazers teriam o clube avaliado em £6 bilhões.

 

Desenvolvimento inesperado

 

Sendo, provavelmente, a última fase das vendas, surgiu outro licitante influente. Zilliacus, da empresa Mobile Future Works, espera adquirir o clube em uma porcentagem igual à dos torcedores. Ele também declarou seu desejo de uma parceria com Jassim e Ratcliff. “Apelei aos meus dois principais rivais, Sir Jim Ratcliffe e Sheik Jassim, para unirem forças comigo para que possamos comprar o clube juntos e, dessa forma, canalizar mais dinheiro para o clube para tudo, desde aquisição de jogadores até melhorias no estádio”, disse Zilliacus. Portanto, nenhuma das partes entrou em contato, como foi indicado por ele.

Os relatórios afirmam que a oferta do Catar provavelmente será aprovada e que a equipe que lidera a compra está altamente confiante de que terá sucesso. E suponha que sim, o Manchester passará oficialmente para a gestão do Catar e com os bolsos pesados, o Man Utd pode sofrer sérias mudanças significativas que também podem influenciar as decisões dos melhores tipsters profissionais.

 

 

Categorias: FutebolPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: