Qual é o impacto do futebol na saúde?

Assim como outros esportes, o futebol pode ter efeitos positivos e negativos na saúde dos jogadores. Compreender todos estes efeitos é importante para quem deseja encarar o futebol como uma carreira ou um hobby. Este artigo explora os riscos e benefícios comuns do futebol. Continue lendo para saber mais!

 

Como exatamente o futebol afeta a saúde dos jogadores?

 

jogadora de futebol recebendo massagem nos pés.

jogadora de futebol recebendo massagem nos pés.

 

Veja mais fotos sobre o tema em: Podologia imagens

 

Como o futebol é um esporte que exige muito fisicamente, os jogadores precisam estar em forma. Isso significa que eles devem treinar regularmente para desenvolver resistência cardiovascular, força muscular e agilidade. Além disso, o futebol promove o trabalho em equipe, contribuindo para o bem-estar mental dos jogadores.

 

Quais são os benefícios de ser um jogador de futebol?

 

Os benefícios de ser um jogador de futebol são: melhoria da aptidão física, saúde cardiovascular, aumento da força muscular, agilidade e resistência. Este esporte também oferece oportunidades para trabalho em equipe, disciplina e desenvolvimento pessoal.

No entanto, assim como em qualquer esporte profissional, o futebol também traz vários riscos à saúde, resultando em lesões, como entorses, distensões, fraturas e concussões. Essas lesões podem ter consequências a longo prazo, como dor crônica e redução da mobilidade.

 

O que acontece com o corpo quando jogamos futebol?

 

Essa atividade física intensa aumenta a transpiração e a liberação de endorfina. Também auxilia no fortalecimento dos ossos e ajuda a manter essa condição. Ao mesmo tempo, pode causar inflamação temporária no corpo.

 

Lesões na perna associadas ao futebol

 

Lesões nas pernas associadas ao futebol

Lesões nas pernas associadas ao futebol

 

1 – Torção do tornozelo

A torção do tornozelo é uma lesão causada nos ligamentos que dão suporte à articulação. É frequentemente causada por torção ou rotação do tornozelo. O tratamento para essa lesão começa com repouso, gelo, compressão e elevação (RICE). Posteriormente, são realizados exercícios com o objetivo de melhorar força e a estabilidade do tornozelo. A bandagem ou a órtese no tornozelo pode oferecer suporte durante jogos e treinos.

 

2 – Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)

Esta é uma ruptura ou rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho. A lesão é causada por rápidas mudanças direcionais ou impactos.

Muitas vezes, o tratamento da lesão do LCA requer reconstrução cirúrgica. Este procedimento é seguido por um extenso programa de reabilitação que busca recuperar a força, amplitude de movimento e estabilidade do joelho.

 

3 – Distensão na virilha

As distensões na virilha podem ser causadas pelo alongamento excessivo ou rompimento dos músculos da região da virilha. Isso acontece devido a movimentos repentinos e vigorosos, como mudanças rápidas de direção, torções ou chutes na bola.

O tratamento para distensões na virilha consiste em repouso, gelo e medicamentos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir a dor e o inchaço. A fisioterapia foca em exercícios para fortalecer e aumentar a flexibilidade muscular.

 

4 – Lesão no joelho

Existem inúmeros tipos de lesões no joelho, como rupturas de menisco ou entorses de ligamentos. As causas mais comuns são movimentos bruscos ou impactos diretos.

O tratamento varia conforme a lesão, podendo incluir repouso, gelo, órtese, fisioterapia e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos para reparar ou reconstruir estruturas danificadas.

 

5 – Distensão dos isquiotibiais

As lesões nos músculos isquiotibiais surgem devido ao alongamento excessivo ou à ruptura dos músculos na parte posterior da coxa. Geralmente, isso acontece devido à aceleração repentina, desaceleração ou movimentos bruscos, como correr, saltar ou chutar uma bola.

O tratamento inicial envolve RICE (repouso, gelo, compressão e elevação). A reabilitação inclui exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos isquiotibiais, promovendo a recuperação e a prevenção de futuras lesões.

 

O que atrapalha o futebol?


Lesões, condições climáticas adversas e questões sociais, como conflitos políticos ou discriminação podem prejudicar o futebol. Além disso, crises de saúde, corrupção e desafios financeiros também podem afetar o progresso e a integridade do esporte.

 

Lesões no pé associadas ao futebol

 

Lesões nos pés associadas ao futebol

Lesões nos pés associadas ao futebol

 

7 – Lesão no dedão do pé (turf toe)

Turf toe ou lesão no dedão do pé, é uma entorse dos ligamentos ao redor da base do dedão do pé. Pode ser causada pela hiperextensão do dedo do pé em grama artificial.

O tratamento para o “turf toe” inclui RICE, fita e, às vezes, o uso de um sapato de sola rígida ou uma bota ortopédica para limitar os movimentos. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária.

 

8 – Lesão no dorso do pé

Lesões no dorso do pé ocorrem devido a impactos diretos ou pressão excessiva. Isso pode resultar em contusões, fraturas ou torções.

O tratamento depende da lesão, mas pode incluir RICE, imobilização com gesso ou órtese e controle da dor.

 

9 – Lesão no calcanhar

Existem várias lesões que afetam o calcanhar, como fascite plantar ou tendinite de Aquiles. Elas podem ocorrer devido a calçados de baixa qualidade ou problemas biomecânicos.

O tratamento de lesões no calcanhar envolve RICE, exercícios de alongamento e fisioterapia. Além disso, os médicos podem recomendar o uso de calçados de suporte, órteses ou talas noturnas para acelerar a recuperação. Casos graves podem exigir injeções de corticoides ou intervenção cirúrgica.

 

10 – Lesão no tendão do pé

Lesões nos tendões do pé geralmente são ocasionadas por inflamação ou trauma, resultando em condições como a tendinite.

O tratamento dessas lesões envolve repouso, aplicação de gelo, uso de medicamentos anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia para fortalecer e reabilitar o tendão afetado. Em algumas situações, profissionais de saúde também podem sugerir o uso de órteses.

 

Quais são os riscos de ser jogador de futebol?

 

Existe o risco de lesões, como entorses ou fraturas, decorrentes do contato físico com outros jogadores. Além dos danos físicos, os riscos envolvem estresse psicológico, sacrifícios sociais e pessoais e incertezas profissionais.

 

Conclusão

 

Apesar de oferecer uma carreira promissora, o futebol também apresenta inúmeros riscos à saúde, podendo resultar em várias lesões, principalmente nas pernas e nos pés. Conhecer as lesões mais comuns associadas à profissão pode ajudá-lo a analisar os aspectos positivos e negativos e a decidir se deseja fazer deste esporte sua carreira ou apenas um hobby.

 

 

Foto de capa: divulgação

 

 

Categorias: FutebolPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: