Red Bull Bragantino: 8 segredos em relação à briga pelo título do Brasileirão 2023

Com uma campanha impressionante no Campeonato Brasileiro, o Red Bull Bragantino assumiu a vice-liderança na Rodada 30 e pode retomá-la no jogo atrasado, contra o Flamengo, que será realizado dia 23 de novembro, desafiando as expectativas do mundo do futebol.

Pode ser surpreendente para quem vê de longe, mas analisando a fundo a trajetória do clube, tudo começa a fazer sentido. Vamos mergulhar nos detalhes que tornam este feito não apenas compreensível, mas também admirável.

 

1 – Menos Derrotas, Mais Equilíbrio

 

Um lema marcante do técnico Pedro Caixinha é “quando não pode ganhar, não pode perder”. Ao longo de 25 jogos, o Bragantino foi derrotado apenas quatro vezes. Com uma mentalidade tão focada na resistência, não é de admirar que o time também tenha registrado o maior número de empates entre os 11 melhores do campeonato.

 

2 – Invencibilidade Recente

 

Cinco jogos sem perder impulsionaram o Bragantino de uma mediana sexta posição para a vice-liderança. Tal sequência é testemunho da determinação e coesão da equipe.

 

3 – Busca pelo Gol o Tempo Todo

 

Com a filosofia de Caixinha de “atacar o gol”, o Bragantino possui o maior número de finalizações por jogo (16,6) e mantém uma média impressionante de 5,8 chutes certeiros por partida, o que demonstra que a equipe não tem apenas volume, mas também qualidade no ataque.

 

4 – Defensiva Sólida

 

Contrariando a noção de que times ofensivos são vulneráveis na defesa, o Bragantino é um dos times que mais manteve sua rede intacta – um total de 13 jogos sem sofrer gols. Essa solidez defensiva é reflexo do trabalho coletivo e da marcação alta, uma característica distintiva da equipe.

 

5 – Domínio no Returno

 

A liderança compartilhada com Atlético-MG e Fortaleza na campanha do returno, com 13 pontos em seis jogos, ilustra a consistência e a força do Bragantino na fase mais crucial da competição.

 

6 – Base Forte e Estável

 

A continuidade é uma característica muitas vezes subestimada no futebol moderno. A base mantida pelo Bragantino, com jogadores como Aderlan e Léo Ortiz que estão no clube desde a gestão da Red Bull, é um testemunho da confiança e do entrosamento da equipe.

 

7 – Foco no Brasileirão

 

Eliminações em outras competições direcionaram todo o foco do clube para o Brasileirão. Com menos distrações e mais tempo para se preparar para os confrontos, a equipe se beneficia da atenção exclusiva dada ao campeonato.

 

8 – Talentos Individuais

 

Enquanto o desempenho coletivo é fundamental, a excelência individual é a cereja do bolo. Jogadores como Matheus Fernandes, Juninho Capixaba e Lucas Evangelista não apenas se destacam no Bragantino, mas também estão entre os melhores em suas respectivas posições no Brasileirão. Cada um, à sua maneira, tem sido instrumental para a campanha do clube.

E no centro de tudo está Pedro Caixinha. O técnico português, com sua filosofia e métodos, tem sido a espinha dorsal da ascensão do Bragantino. Seu estilo de jogo, foco em detalhes e a habilidade de motivar sua equipe têm sido essenciais para transformar o Bragantino em um forte candidato ao título.

A vice-liderança do Red Bull Bragantino no Brasileirão é o resultado da combinação de uma estratégia clara, jogadores talentosos, uma base sólida e um treinador visionário. E se continuar nesse ritmo, o Bragantino pode ser mais do que uma surpresa; pode se tornar uma força duradoura no futebol brasileiro.

 

De Coadjuvante a Protagonista no Brasileirão 2023

 

João Santos, do Red Bull Bragantino, na final de 1991 contra o São Paulo. Foto: Gazeta Press

João Santos, do Red Bull Bragantino, na final de 1991 contra o São Paulo. Foto: Gazeta Press

 

O futebol é um esporte cheio de reviravoltas, e o Red Bull Bragantino é um dos maiores exemplos disso no Brasileirão 2023. De um papel inicialmente secundário, a equipe alçou-se ao centro do palco, ocupando atualmente a vice-liderança do campeonato. Esta posição não é um mero acidente ou uma sequência de resultados fortuitos; ela premia a regularidade e o trabalho consistente que o Bragantino tem apresentado desde o início da temporada.

Para alguns, esta ascensão meteórica pode parecer inesperada, porém, para os mais atentos e aficionados do futebol brasileiro, o desempenho atual da equipe é um reflexo natural de sua evolução. Muitos analistas e observadores do esporte já vinham percebendo o potencial e a coesão do time ao longo das rodadas.

 

Camisa 3 do Red Bull Bragantino para 2023/24 é uma releitura da clássica Carijó

Camisa 3 do Red Bull Bragantino para 2023/24 é uma releitura da clássica Carijó

 

É interessante notar como a percepção em relação ao Bragantino mudou. No início do torneio, a imprensa esportiva e até mesmo casas de apostas com deposito de 1 real não consideravam a equipe como um concorrente direto ao título. No entanto, a realidade mostrou-se bem diferente. Hoje, após diversos jogos consistentes e vitórias expressivas, o Bragantino é visto por muitos como o principal desafiante do Botafogo na busca pelo troféu e isso inclui torcedores, mídia e apostadores esportivos.

A mudança na percepção pública e a recente onda de apoio ao Bragantino demonstram o quão dinâmico e imprevisível é o esporte. A equipe, sob a gestão da Red Bull, mostrou que com planejamento, investimento e foco, é possível se transformar de coadjuvante a protagonista em uma das ligas de futebol mais competitivas do mundo.

Ao encararmos a reta final do campeonato, uma coisa é certa: o Red Bull Bragantino chegou para disputar e, independentemente do resultado final, já marcou seu nome na história do Brasileirão 2023.

 

Foto de capa: Red Bull Bragantino x Atlético-MG. Foto: Leonardo Sguacabia | Thenew S2 | Estadão

 

 

Categorias: FutebolPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: