GreNal é o clássico no Brasil de maior rivalidade segundo jornal inglês

Você sabe o que significa a palavra rivalidade? Segundo o dicionário: “concorrência entre pessoas que pretendem a mesma coisa. Concorrência, competição”. No futebol, esse significado é elevado ao quadrado. Os clássicos são as grandes atrações das principais competições do esporte no mundo. Os grandes clássicos das mais diferentes competições só perdem em importância para a grande final. É ali que mora a rivalidade.

Quem nunca ouviu a frase: “Clássico é um campeonato à parte!” Mas o que leva esse grande jogo ser tão importante para o futebol? A resposta é simples: o torcedor. O apoio que vem da arquibancada dá o tom e a empolgação para a equipe vencer em campo. Quando duas torcidas da mesma cidade ou da mesma região se encontram, está montado o palco perfeito para o clássico! A paixão, a cantoria e a provocação ganham força e dão o ritmo a esse jogo tão importante.

Na história do futebol, uma estratégia para deixar esse esporte ainda mais empolgante, foi criar duas equipes da mesma cidade ou região. Essa é a origem do clássico. Até porque ninguém é igual e tem os mesmos gostos. Sua preferência não será a mesma que a do seu vizinho ou colega de trabalho. As rivalidades são alimentadas por essas diferenças, como classe social, etnia, região, etc.

Os clássicos são sempre os jogos mais esperados de todos campeonatos do mundo, não só entre as torcidas, mas a imprensa dá muito destaque e as melhores casas de apostas registram grandes movimentos em torno das disputas.

O primeiro clássico realizado no futebol aconteceu na Inglaterra no ano de 1881. No dia 12 de novembro daquele ano, Manchester United e Manchester City se enfrentaram pela primeira vez na história e realizam o primeiro dérbi. O confronto entre Newton Health (como era chamado o Manchester United na época) contra o West Gorton (nome antigo do Manchester City) foi considerado “uma partida agradável” e terminou 3 a 0 para o Newton Health, dando origem ao “North West Derby”, como hoje é conhecido.

Hoje vários clássicos movimentam e dão uma emoção a mais às competições. Um dos maiores é sem dúvida o “El Clásico” entre Barcelona e Real Madrid, dois dos maiores times da atualidade e de toda a história do futebol.

No Brasil não tem como não mencionar os confrontos estaduais entre Flamengo x Fluminense, Atlético-MG x Cruzeiro, Grêmio x Internacional e Palmeiras x Corinthians.

As maiores rivalidades do mundo

Agora em setembro de 2019 o jornal inglês Daily Mirror elegeu os 20 maiores clássicos do mundo e apontou os duelos Celtic x RangersRiver Plate x Boca Juniors como os de maior rivalidade. O derbi de Glasgow (Old Firm) vai muito além do futebol, já que as tensões políticas geralmente entram em campo quando esses dois lados se enfrentam, somadas às crenças religiosas, de um lado os católicos (Celtics), do outro os protestantes (Rangers).

daily-mirror
(Chamada no site Daily Mirror: “Jogos entre rivais são alguns dos mais fascinantes do calendário”)

O Superclássico não fica atrás, costuma parar a capital Buenos Aires. O jornal destacou que “La Bombonera”, estádio do Boca Junior, se transforma em um caldeirão em dia de duelo, precisando até de reforço policial. No Monumental de Núñes, estádio do River, não é diferente. Até Madri foi pequena para a grandiosidade do confronto, como foi visto na decisão da Libertadores de 2018 entre os dois clubes. Entretanto, tivemos uma grande mancha do clássico argentino: foi exatamente na decisão da Copa Libertadores do ano passado que o ônibus com a delegação do Boca Juniors foi apedrejado pela torcida do River na chegada ao Monumental de Nuñes para o segundo jogo da Final, resultando em feridos e na suspensão do jogo em solo argentino.

Na segunda colocação, segundo o jornal, vem Real Madrid x Barcelona, confronto que já teve grandes personagens como Zidane, Platini, Paolo Rossi, Boniek, Del Piero, Roberto Carlos e Cristiano Ronaldo pelo time madrilenho e Cruijff, Maradona, Romário, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Messi e Neymar pelo time catalão. Ronaldo e Figo fizeram história em ambos! Os dois clubes espanhóis são as grandes forças do futebol atual e suas torcidas fazem um espetáculo à parte nas arquibancadas do Camp Nou e no Santiago Bernabeú.

GreNal histórico!

Na lista das 20 maiores rivalidades do mundo existe um confronto brasileiro com muita história para contar. Na décima primeira colocação, segundo o Mirror, Grêmio x Internacional ficam à frente de duelos importantes como Manchester United x Manchester City, Internazionale x Milan e Independiente x Racing. Não é por menos, o dérbi gaúcho mexe com uma rivalidade que ultrapassa os limites do Rio Grande do Sul.

Segundo o jornal inglês:

“Enquanto o Grêmio era um clube mais elitista, o Internacional abriu os braços para todos os tipos de torcedor e logo preencheu a lacuna para os rivais em uma das mais intensas rivalidades já vistas na América do Sul”.

O GreNal também foi lembrado pelo seu primeiro jogo, que terminou com uma imensa goleada gremista por 10 a 0. As duas equipes já conquistaram títulos continentais (América do Sul) e Mundiais e são considerados grandes potências do futebol brasileiro.

Grêmio e Internacional já se enfrentaram 442 vezes na história. O Colorado é o maior vencedor do confronto com 156 vitórias. O Tricolor ganhou 132 jogos e aconteceram 134 empates. O último confronto foi pela Série A do Brasileiro deste ano, com vitória gremista por 2×0 em partida disputada na Arena do Grêmio.

Grandes jogadores já atuaram nesse grande clássico mundial como Renato Gaúcho, Jardel, Paulo Nunes, Darlei e Ronaldinho Gaúcho pelo Tricolor e Falcão, D’Alessandro, Fernandão, Figueroa e Dunga pelo Colorado.

Em termos de América do Sul, o GreNal fica atrás apenas de Boca Juniors x River Plate e Nacional x Peñarol, que é um dos clássicos mais jogados da história. Além do clássico gaúcho, outros dois confrontos brasileiros aparecem na lista. O Fla-Flu, que é considerado o 19º maior clássico do mundo e Corinthians x Palmeiras, em 25º na lista.

As 10 maiores rivalidades do mundo segundo o jornal Mirror:

 

1

– Comparativo de troféus: Celtic vs Rangers

 

2

– Comparativo de troféus: Boca Juniors vs River Plate

 

3

– Comparativo de troféus: Al-Ahly vs Zamalek

 

4

– Comparativo de troféus: Barcelona vs Real Madrid

 

5

– Comparativo de troféus: Olympiacos vs Panathainikos

 

6

– Comparativo de troféus: Fenerbahçe vs Galatasaray

 

7

– Comparativo de troféus: Arsenal vs Tottenham 

 

8

– Comparativo de troféus: Liverpool vs Manchester United

 

9

– Comparativo de troféus: Borussia Dortmund vs Schalke 04

 

10a

– Comparativo de troféus: Nacional vs Peñarol

 

O GreNal aparece em 11º e o Fla-Flu em 19º entre as maiores rivalidades do mundo:

 

11a

– Comparativo de troféus: Grêmio vs Internacional

 

19a

– Comparativo de troféus: Flamengo vs Fluminense

 

O que achou dessa lista? Comente e divulgue a sua!

Confira a lista completa com as 20 maiores rivalidades do mundo AQUI.

 

 

Categorias: OpiniãoPágina inicial

Agência eMarket

Somos especializados em mkt digital para auxiliar empresas a prospectar, manter e rentabilizar clientes e negócios.

Veja todos os posts de

Veja também:

  • Varsóvia, 1939: a última partida

    Durante seis anos, entre 1939 e 1945, cada partida de futebol poderia ser a última. E para muitos foi. A história da "Última Partida" em solo polonês antes da II Guerra Mundial.

  • Textos antigos de uma velha Copa

    Muitas vezes nos deparamos com textos, fotos ou objetos antigos que estavam esquecidos em nossa memória, mas tiveram um papel importante em nossas vidas.

  • Top 5 Curiosidades da Copa do Mundo de 90

    Conheça algumas curiosidades da Copa do Mundo de 90

  • Repensando o Futebol

    O principal objetivo da tecnologia durante o século XXI será humanizar o ser humano. Diante de todos os desafios atuais, tornou-se mais estratégico do que nunca assimilarmos as pistas que existem nos diversos cenários da sociedade para superar essa pandemia.

  • Não é o resultado, mas sim o desempenho como maior valor

    Jürgen Klopp e Pep Guardiola são técnicos de futebol, e não treinadores. Os dois gostam e buscam jogar bem, é a prioridade em seus trabalhos.

  • AS NOVAS DEMARCAÇÕES DO CAMPO DE FUTEBOL

    Mais gols, mais emoção e menos erros de arbitragem! Conheça as novas demarcações do campo de futebol. Comente e divulgue a sua opinião!